terça-feira, 9 de outubro de 2012

Eleições 2012 - Vereadores de Naviraí

Quatro são reeleitos e quatro
retornam à Câmara de Naviraí

Apenas quatro dos oito vereadores que concorreram a reeleição continuarão ocupando seus cargos após a transição do mandato a ser finalizado no dia 31 de dezembro e o que deve ser iniciado a partir da posse dos treze integrantes do quadro de treze edis que estarão representando o povo de Naviraí, a partir do dia primeiro de janeiro de 2013.

Entre os novatos, destaque para o servidor público municipal e presidente do Sindicato da categoria (SFPMN) - Adriano Silvério (PMDB), que teve o recorde histórico, com 1.927 votos. O advogado Marcus Douglas Miranda (PMN) que ficou com 1.040 votos e também merece destaque, por vencer ao reeleito Vanderlei Chagas (PSD - 601) votos e ao primeiro suplente Benedito Missias (PSD).

Novato como o sindicalista Adriano Silbério, o advogado Marcus Douglas e o gerente municipal do Núcleo de Habitação - Cícero dos Santos (Cicinho do PT) teve 974 votos e mostrou a sua força. Ele, na atual legislatura é suplente, a exemplo do construtor Elias Alves (PSDB), que teve 791 votos. O professor Carlos Alberto Sanches (Carlão do Escritório - PMDB) ficou com 985 votos.

Entre os novatos na verdade há os quatro que não são novatos, por já terem estado na Câmara Municipal em legislaturas anteriores - Solange Mello (PSDB), Jaime Dutra (PT), Moacir Andrade (PTdoB) e Mário Gomes (PTdoB).

Estão reeleitos os vereadores Gean Volpato (PMDB), José Roberto Alves (PMDB), José Odair Gallo (PDT) e Vanderlei Chagas (PSD)

Pela ordem de votação, estão eleitos Adriano Silvério (PMDB - 1.927 votos); 2 – Gean Volpato (PMDB - 1.062 - reeleito), Marcus Douglas (PMN - 1040), Carlos Alberto Sanches (Carlão do Escritório – PSDB - 985), Cícero dos Santos (Cicinho do PT – 974 – PT), José Roberto Alves (PMDB - 923 votos), José Odair Gallo (PDT - 856), Elias Alves (PSDB - 791), Solange Melo (PSDB - 807), Jaime Dutra (PT - 737), Moacir Andrade (PTdoB - 653), Vanderlei Chagas (PSD – 601) e Mario Gomes (PTdoB - 600).

O coligação Por Amor A Naviraí, que dá sustentação ao governo de Leo Matos (PV) e Jair Alves (PT) elegeu quatro vereadores (dois petistas, um do PMN e um do PSD). Os dois vereadores do PTdoB teoricamente seriam apoiadores de Leo Matos, mas tiveram que coligar com a Coligação Naviraí Pode Mais, de Onevan de Matos, em chapa pura para a eleição proporcional, por força da decisão do Diretório Regional do PTdoB, comandado pela deputada Mara Caseiro (PTdoB).

Da coligação de Onevan, os peemedebistas José Roberto Alves e Gean Volpato são originariamente ligados ao grupo político do prefeito Zelmo de Brida (PMDB), e eles também tiveram que estar na chapa da coligação Naviraí Pode Mais, por decisão do Diretório Regional do partido, controlado pelo governador André Puccinelli, que decidiu dar apoio para Onevan de Matos.

Entre os vereadores que não conseguiram ser reeleitos, a maior surpresa foi para Antônio Carlos Klein (PDT), que era tido como favorito e apontado em pesquisas de opinião pública como atuante e como virtual disputantes das cinco primeiras colocações da classificação geral. Ele teve 648 votos e por causa do voto de legenda não foi eleito, superado a votaçao de Vanderlei Chagas. Márcio da Araguaia teve 738 votos, ficando a frente de Moacir Andrade, Vanderlei Chagas e Mario Gomes.

E com a ascenção do meganovato e megasupreendente Marcus Douglas, caiu Benedito Missias (PSD), que teve que disputar a segunda vaga de sua chapa com Vanderlei Chagas. Depois de ter sido campeão de votos, com 1,4 mil, em 2008, Djalma Oliveira (Gil do Táxi -PMDB) é o maior errotado, ficando apenas com 400 votos. E o vereador Marcus Volpato (PP) foi eliminado da disputa pela Justiça Eleitoral. O vereador Leandro Peres de Matos (Leo Matos) não concorreu a reeleição e virou a surpresa estadual, tendo tudo para se firmar com nova liderança estadual, ao ser eleito para o cargo de prefeito, a partir de primeiro de janeiro de 2013.

Nenhum comentário: