SOBRE PESQUISAS. Democracia é isso. Os Instututos fazem pesquisas e os
jornais publicam. Sobre a metodologia aplicada não se pode discutir. Numa
cidade não dá certo, já noutra confere direitinho o resultado. Tribuna do Povo encomendou pesquisa em Iguatemi, Sete
Quedas e Mundo Novo e divulgou em primeira mão a pesquisa do Instituto Atlas,
que apontava vitória para Léo Matos. O resultado foi positivo em Iguatemi e em Naviraí.
Os números não bateram com os resultados em Sete Quedas e Mundo Novo. O diretor
do Instituto Vale, Humberto Vale, declarou: “deve ter havido algum fato
estranho em Mundo Novo.”
DERROTA DE PUCCINELLI. Puccinellei foi o grande derrotado em MS. O italiano levou
uma baita rasteira na política: perdeu em muitas
cidades do Estado e na Capital. Vai ter que
rebolar após suas ações maquiavélicas. Com ele, a deputada de Eldorado, onde a prefeita
Marta Araújo venceria sem o apoio de nenhum dos dois. Aliás, ela teria sido melhor avaliada, se Mara e
André tivessem mantido a candidatura do empresário Auro Trento. O protesto
aconteceu em Eldorado, quando o oportunista Ganso obteve 30% dos votos válidos.
A Lei Cármica também pode ser aplicada na
política. Aqui se faz, aqui se paga!FICHA SUJA. A promessa do TSE é apressar os julgamentos de candidatos Ficha Suja para garantir a diplomação dos candidatos com recurso favorável. No total, dois mil casos estão nas mãos do TSE, dos quais apenas 50 foram eleitos. Lídio Ledesma, que era candidato pelo PDT em Iguatemi não conseguiu se eleger, sendo derrotado pelo atual prefeito Zé Roberto.
EVITANDO ATAQUES. Fazer política sem atacar seria o melhor caminho para todos os candidatos. Sobre política, já dizia um influente líder das Minas Gerais: É bom manter o melhor relacionamento com todos, até mesmo com o adversário. Sempre é bom lembrar que o adversário de hoje pode ser um aliado amanhã. Na prática tem sidoassim. Em muitas cidades, isso vemocorrendo. Velhos inimigos têm se juntado para combater aliados de outras épocas. Coisas da política!...
PESQUISA EM MUNDO NOVO. A edição anterior de Tribuna do Povo fez a perspectiva de Composição do Legislativo em Mundo Novo, conforme indicavam pesquisas mais recentes. Câmara Municipal de Mundo Novo seria composta por vereadores na proporção de 6, 3, 2 respectivamente das coligações Mundo Novo cada Dia Melhor I e II e da Coligação do PT-PSB. Deu certo: ficou 6 para a Coligação I; e invertida a posição da Coligação II em relação à Coligação “Seriedade e Participação Popular”. Erro fatal no resultado da Pesquisa Vale, que indicava 23% de vantagem para Toninho e que foi publicada na edição de sexta-feira.
RUMO À POSSE. Daqui prá frente, os eleitos começam a se preparar para a posse que vai acontecer no dia primeiro de janeiro. Antes disso, porém, deve ocorrer a transição, que é a passagem da administração atual para a seguinte. Cabe aos atuais gestores colocar em ordem as coisas, para evitar problemas futuros relacionados aos novos administradores, se esses forem da opsição, como é o caso de Mundo Novo, Sete Quedas, Itaquiraí, e Guaíra. As outras cidades do Cone Sul, a situação é mais tranquila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário