quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Denúncia: Corrupção na Prefeitura

Repórter Secreto do Fantástico poderá 
visitar Mundo Novo para investigar suposta 
Corrupção na Prefeitura


Uma determinada empresa de consultoria aos municípios já está sendo investigada pelo Ministério Público por supostas irregularidades, tendo o Legislativo de Mundo Novo recebido instrução para averiguar “in loco” as possíveis distorções no contrato com a prefeitura sobre a realização de serviços, como é o caso dos reajustes do IPTU, já em apreciação. Essa empresa mantém um contrato com valores de certo modo exorbitantes, o que pode motivar os agentes políticos e a justiça a uma decisão mais drástica, coibindo a ação malévola em desfavor da economia do Município, e dos contribuintes de um modo geral.

O repórter secreto descobriu que a saúde da população e a comida dos alunos estão nas mãos de empresas de fachada, que desviam dinheiro. E muitas vezes nem fazem o serviço. Eduardo Faustini vem realizando uma série de investidas para investigar roubo de dinheiro público em todo o País. O rosto do repórter nunca aparece, mas o resultado de seu trabalho repercute no Brasil inteiro. O objetivo maior é proteger o dinheiro público, que é arrecadado através de impostos.

Dentre tantas reportagens feitas pelo repórter oculto, muitas especiais exibidas no Fantástico e no Jornal Nacional, o Brasil viu como policiais e ex-policiais bandidos vendiam qualquer tipo de arma, inclusive armamentos pesados. “Nós sempre dizemos que a imprensa é nossa parceira indispensável. Nós temos alguns parceiros de primeira ordem, sem os quais todo esse esforço de combate à corrupção não poderia funcionar, um deles é o Ministério Público, o outro a Polícia Federal e o outro a imprensa. O jornalismo investigativo é nosso parceiro”, confirma o Repórter Secreto.

São centenas de casos de corrupção em prefeituras brasileiras, como falsidade ideológica, favorecimentos a amigos e parentes em licitações fraudulentas ou direcionadas, como aquelas que os fraudadores utilizam os meios espúrios como endereços falsos e empresas de fachada para levantar dinheiro das prefeituras. Na maioria dos casos apurados, há conivência dos agentes políticos, cujo objetivo é levar vantagem no negócio irregular.

No caso específico de Mundo Novo, a prefeitura municipal que é administrada por um prefeito do Partido dos Trabalhadores encontra-se em suspeição, diante de evidência de licitações realizadas e pagamentos efetuados a empresas que se enquadram no perfil de outras já investigadas noutros municípios brasileiros. Os vereadores estariam fazendo o levantamento minucioso da situação, e mediante a comprovação documental, vão apresentar denúncia formal ao Ministério Público.

Os indícios de irregularidades e de licitações fraudadas estão evidenciadas na compra de materiais de construção, serviços gráficos, aquisição de material escolar e noutras áreas da administração pública. Além de algumas compras supostamente superfaturadas, existem casos de empresas fantasmas, quando membros da mesma família concorrem em licitações evitando a participação de outras empresas do ramo. Alguns consideram isso uma prática normal, mas aos olhos da justiça e da  moral, tais procedimentos podem ser qualificados como falcatruas, para favorecer as partes envolvidas na negociação.

Após a conclusão dos levantamentos, a Câmara Municipal encaminhará todas as informações ao Ministério Público para as providências cabíveis, ao mesmo tempo em que será encaminhado relatório completo ao Fantástico, podendo com isso, influenciar a vinda do Repórter Secreto a Mundo Novo para uma Ação Global na Gestão Petista.


Nenhum comentário: