É COM ENORME PRAZER QUE VENHO FAZER PARTE DESTE TÃO CONCEITUOSO JORNAL TRIBUNA DO POVO. VAMOS JUNTOS ABORDAR ALGUNS ASSUNTOS DE INTERESSES DE TODOS, POIS VAMOS TRATAR DE SAÚDE E BEM ESTAR POR MEIO DE TERAPIAS ALTERNATIVAS QUE VEM CRESCENDO A CADA DIA. SABEMOS QUE PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO JÁ LIDAM COMO A PRIMEIRA MEDICINA E NÃO ALTERNATIVA. POIS BEM, AINDA VAMOS CHEGAR LÁ, É APENAS UM COMEÇO CONSCIENTIZAR A HUMANIDADE DE QUE É POSSÍVEL SE CURAR SEJA QUAL FOR A DOENÇA ATRAVÉS DE MEIOS NATURAIS E SEM EFEITOS COLATERAIS. AGORA VAMOS FALAR UM POUQUINHO DOS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA
Para a Medicina Tradicional Chinesa, a má distribuição de energia vital é a causa das enfermidades. Assim, a acupuntura estimula alguns dos cerca de mil pontos existentes no corpo para reequilibrar o organismo.
A acupuntura pode ser definida como a estimulação de pontos específicos sobre a pele. Esta estimulação pode ser feita com a pressão da ponta do dedo ou com agulhas muito finas. O intuito é afetar o funcionamento do corpo.
Acupuntura é uma ciência milenar que, mesmo na atualidade, tem gozado de grande popularidade. Cada vez mais pessoas estão usando a acupuntura, que é uma terapia natural, holística e sem drogas para restaurar a saúde e o bem-estar, para tratar a dor e a doença e reduzir o estresse.
Assim, a acupuntura trata por meio de mecanismos energéticos e fisiológicos. O mecanismo energético é o equilíbrio dos canais por onde a energia do corpo transcorre. Já o fisiológico é a liberação de substâncias analgésicas, anti-inflamatórias, relaxante muscular e uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico.
Se você ainda não simpatizou com a ideia de ter agulhas espetadas pelo corpo, talvez reveja sua opinião após conhecer alguns dos benefícios da técnica chinesa.
Confira:
Trata dores de cabeça
Vários estudos já comprovaram cientificamente a eficácia da acupuntura na prevenção e tratamento das dores de cabeça e crises de enxaqueca. Nos casos de cefaleia, as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa produzem efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular.
Minimiza sintomas de depressão e ansiedade
A técnica milenar chinesa também pode ser uma opção para tratamentos de distúrbios emocionais, com a depressão e a ansiedade. Isto porque ela estimula a produção dos hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina).
A acupuntura também proporciona relaxamento, dispersando a ansiedade e as tensões através do equilíbrio das energias do corpo.
Previne e ameniza sintomas de alergias
A acupuntura pode ser uma alternativa se você sofre de alergias sazonais há anos e, por algum motivo, não se dá bem com os medicamentos para o problema.
Alivia sintomas da menopausa
A diminuição dos níveis de estrogênio é a responsável pelos calorões que incomodam muito as mulheres na fase da menopausa. Se você está passando por isso, saiba que as agulhas podem aliviar este indesejado sintoma da idade.
A acupuntura tem um efeito sobre as estruturas do cérebro que coordenam as funções hormonais. Ao estimulá-las, a terapia não só combate os fogachos como melhora a ansiedade, o sono e a secura vaginal.
Ajuda a parar de fumar
Se você decidiu abandonar o cigarro, a acupuntura pode ajudar a aliviar os sintomas que normalmente seguem à abstinência da nicotina, como ansiedade e insônia – lembrando que as agulhas estimulam a produção de endorfina, serotonina e dopamina (hormônios do prazer e bem-estar).
Em geral, o tratamento através da acupuntura para tabagismo, álcool e algumas drogas mostra-se eficaz. Para atingir os resultados desejados, é recomendado que o paciente faça uma sessão por semana, durante 3 meses ou mais, dependendo de cada pessoa.
Alivia sintomas TPM
Boa notícia para as mulheres: a acupuntura pode aliviar o nervosismo, cólicas, retenção de líquidos, dores de cabeça e o mau humor tão característicos do período pré-menstrual.
Marli Carvalho De Toledo - terapeuta Homeopata
E-mail: marlictoledo32@hotmail.com


Nenhum comentário:
Postar um comentário