quinta-feira, 14 de maio de 2015

Tribuna Livre 14 maio 2015

PROMOTORIA DE GUAÍRA E FABIAN. A 1ª Promotoria de Guaíra apresentou denúncia contra o prefeito Fabian Vendrúscolo. Refere-se à edição da revista “Guaíra – Relatório de Gestão 2013”, que teve tiragem de 10 mil exemplares distribuídos gratuitamente, com o custo de R$ 21,9 mil pagos pelo município. A publicação teria o propósito de promover pessoalmente o prefeito e alguns de seus aliados políticos na disputa eleitoral de 2014. O prefeito aparece 20 vezes na revista, além de assinar o editorial. O Ministério Público quer a restituição do valor e a condenação do alcaide pelo crime de Improbidade Administrativa.
OPOSIÇÃO CONSCIENTE. A oposição responsável e consciente é aquela exercida para o bem comum das pessoas. A comunidade acompanha as distorções da gestão pública, mas às vezes pode ficar sem voz, por existirem interesses vários nos meandros do poder. Se não houver a Voz do Atalaia, nem que seja solitária, os homens “deitam e rolam” nas benesses, se locupletando de maneira desonesta de recursos que são de toda a sociedade. Poucos têm a disposição de fazer denúncias porque sabem que isso tem um preço alto ao denunciante.

BARBA E ELEGÂNCIA. Barba bem cuidada e num padrão de higiene ideal, até que pode dignificar o homem. Aqui, recordo do Capitão Frutuoso de Lima, meu querido vovô. Ele foi um virtuoso espiritualista no sertão baiano, conselheiro de famílias e conservava uma bonita barba, pela qual sempre foi identificado. Ao receber o beijo no rosto de um filho que teve morte prematura, ele decidiu nunca mais se barbear. No entanto, tinha ele todo o cuidado e a devida higiene, mantendo a sua vasta barba bem penteada e sem a aparência de um bicho. Até pouco tempo, havia em meus pertences a tesourinha e o pente fino, instrumentos que ele utilizava para manter o asseio pessoal e não tornar-se um “espantalho”.

CASO DO LIXO. É feia a briga pelo lixo em Mundo Novo. É hora do poder público assumir a responsabilidade pelo setor, de uma forma definitiva. Aleamir Biazussi,  que assumirá a secretaria de administração do município, reuniu-se com integrantes da coleta e reciclagem do lixo, mas o resultado foi quase nulo. Os desentendimentos estão acima do nível suportável, além dos problemas ligados ao meio ambiente e a relativa omissão da prefeitura para resolver a “pendenga”, que pode afetar “em cheio” a comunidade se persistir a briga entre os colegas que trabalham para retirar da cidade todo o lixo acumulado. A coisa é mais séria do que se pensa. Poderia até haver a interferência do Ministério Público e da Polícia Especializada.

OBRAS EM MUNDO NOVO. Lamentável a saída de “Mate o Véio” da secretaria de obras de Mundo Novo, apesar de estar já meio cansado. O vice Nivaldo Marques se propõe a dar uma “mãozinha” ao novo titular, que não tem experiência alguma para o cargo, que de certo modo, exige capacidade e muito jogo de cintura. Aliás, se houvesse um governo menos comprometido com a política partidária, o secretário de obras deveria ser um engenheiro civil, que conhece os problemas relacionados ao setor. Mas aqui vale tudo, infelizmente.



Nenhum comentário: