quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Tribuna Livre - 12 novembro de 2015


PENSAMENTO DO COLUNISTA. O livre arbítrio humano é uma lei sagrada que jamais pode ser revogada. No caso específico do profeta Jonas, Deus tinha o propósito de salvar uma cidade através de seu ministério, e na desobediência, o profeta teve que pagar o preço. Ao receber uma missão, o homem precisa se esforçar para cumpri-la, independentemente de sua vontade. Acima de todas as prerrogativas que a pessoa tem, que lhe é outorgada pelo livre arbítrio, há de predominar a soberana vontade de Deus. Assim tem sido durante toda a história da humanidade. – Jairo de Lima Alves

HUMBERTO DO PT. Há rumores na cidade de que o alcaide estaria disposto a desistir da reeleição, abdicando em favor do vice Nivaldo Marques. No momento é esta a expectativa política em Mundo Novo com vistas às eleições do ano que vem. Há quem diga que pode estar havendo um “joguinho” para enganar a torcida, já que as convenções partidárias só vão ocorrer no mês de agosto de 2016. Assim, muita água ainda vai correr por baixo da ponte.

TONINHO FORA. Após o anúncio do advogado Jefferson “Pinduca” Cavalcante para o Legislativo, muitos peemedebistas não gostaram da ideia em virtude de uma disputa considerada desigual dentro do PMDB. Assim, o ex-prefeito Toninho da Importadora estaria disposto a abrir da candidatura a prefeito. Segundo fonte ligada ao peemedebista, estaria ele sem vontade política, e ainda a família preferindo que ele ceda o espaço para outro.

EUFORIA GERAL. Com a notícia da desistência de HuCRA, outros pré-candidatos ao “caixote” ficaram completamente enlouquecidos, entendendo que a disputa eleitoral poderá ser muito tranquila por aqui. Se Humberto do PT desistir da desistência lá na frente, muito “neguinho” vai ficar decepcionado. Todo mundo sabe que a “trairagem” na política é normal, e alguns setores mais radicais do PT não engole a desistência do “Barbudo”.

MUDANDO DE PLANO. O advogado Jefferson “Pinduca”, que é delegado do PMDB regional e secretário geral do partido em Mundo Novo, admite enfrentar a candidatura a prefeito, caso confirme a desistência de seu pai e do atual mandatário municipal. Para Jefferson, a disputa para o cargo majoritário em Mundo Novo ficará “de igual para igual” sem a participação destes dois gigantes da política local, Neste caso, ele colocaria o nome à disposição dos mundonovenses, após ouvir os dirigentes maiores do PMDB.

OUTROS POSTULANTES. Com o quadro confuso no momento, tendo os principais nomes fora da disputa em 2016, as especulações aumentaram consideravelmente, surgindo outras opções para o “caixote” da avenida Campo Grande. O PSDB do governador não quer ficar fora, e também o PR de Londres Machado e o PDT de Dagoberto Nogueira admitem candidatura própria. Os nomes são muitos, como o de Marcelo Ally, que está negociando espaço eleitoral.


VICE PARA NIVALDO. Ainda no campo da especulação, cogita-se uma composição negociada com os partidos para escolher o vice-prefeito para compor a chapa do PT, com Nivaldo na cabeça. Na linha de frente, estaria o radialista Valdomiro Sobrinho; outros nomes como Roque Joaquim Paes e Marcelo Ally também são cogitados. Zé Bocão, que também é do PDT tem manifestado interesse em compor aliança com o PT para 2016.

Nenhum comentário: