quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Artigo: Para ir além - A/01468

Para ir além


Nossa história pessoal vem sempre com alguns desafios que, conforme os olhamos, podem se transformar em dramas infindáveis que passam a ser a justificativa pela qual as coisas não podem dar certo em determinados pontos da nossa vida ou uma grande oportunidade de crescimento e de sucesso. Só que, muitas vezes, escolhemos olhar para esses desafios com uma visão equivocada que nos coloca como vítima das situações, levando-nos a alimentar nossos dramas pessoais que se tornam cada vez mais ricos em histórias que nunca têm um final feliz. Eles serão sempre a justificativa perfeita para explicar o porquê de nossas vidas não darem certo. Quantas vezes vemos pessoas contando e recontando os dramas da infância ou adolescência que foram a causa da infelicidade e da não realização como adultos, sem perceberem que recontar o sofrimento passa a ser a única fonte que alimenta e dá emoção a uma vida que ficou presa em histórias onde a vítima é o personagem principal.
Ao alimentar nossos dramas, acabamos nos confundindo tanto com eles que acabam se repetindo incontáveis vezes; a cada repetição, colocamos mais lenha em uma fogueira para mantê-la acesa, sem nem perceber que essa fogueira está queimando nossos sonhos e possibilidades de uma nova vida. Não viemos aqui para perpetuar uma peça onde a vítima é sempre o principal personagem. Viemos aqui para superar e crescer com os obstáculos que nós mesmos colocamos em nossos caminhos para nos proporcionar o aprendizado que precisamos para chegarmos a nós mesmos.

Se vamos nos fechar em um casulo que se torna cada vez mais apertado ou se vamos sair desse casulo para um voo de liberdade é sempre uma escolha nossa, e uma escolha que podemos fazer a cada momento. Nunca é tarde para renascer para uma vida nova e sempre temos tudo que precisamos para dar o salto que vai nos liberar dos nossos dramas. Se olharmos para nossas vidas como um mapa que nos leva a quem verdadeiramente somos, vamos entender que nesse caminhar, onde as estradas nem sempre estão prontas, e que os obstáculos e desafios na verdade não são para nos parar e impedir de seguir o caminho, mas são pontos onde temos a oportunidade de nos fortalecer com uma energia que necessitamos para seguir em frente.

Cada desafio que enfrentamos, e tiramos o aprendizado necessário, torna-nos mais fortes e aptos para ir além, sempre um pouco mais inteiros. Não importa o tempo que nossos dramas nos prenderam e o quanto eles nos pareçam mais sofridos e mais difíceis de superar que os do outro. Eles são exatamente o que precisamos e está tudo certo como está. Ninguém vive o que não tem que viver e a grande diferença não é o tamanho do desafio, mas o olhar que temos sobre ele. Se o vemos como algo que nos impede de caminhar ou como algo que vai nos dar força para vencer os próximos passos nessa estrada que escolhemos percorrer aqui na Terra.
Chega de dramas! Vamos focar na oportunidade que eles nos oferecem e aproveitar a chance de poder estar aqui e agora evoluindo e vivendo o novo que esse tempo nos oferece. Podemos perceber que, quando damos um passinho bem pequeno que seja na direção de superá-los, o Universo nos pega no colo, sempre nos mostrando que é por aí que devemos seguir. A gratidão a cada passo faz com que tenhamos cada vez mais motivos para agradecer. Será que vamos deixar passar mais uma oportunidade ou vamos nos vestir com nossa coragem e avançar mais um passo para ir além? (Rúbia A. Dantés)

 

Nenhum comentário: