sábado, 31 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0047

Além das Obras

Somente as obras não bastam, e nem podem justificar ninguém. Mas elas ajudam muito as pessoas a se encontrarem consigo mesmas. “Fé sem Obras é morta”, como aprendemos nas sagradas letras. Martinho Lutero escreve: " Quem não quiser vagar como os cegos, deve olhar para além das obras, dos mandamentos ou da doutrina sobre as obras. Antes de mais nada, deve considerar a pessoa e a maneira de ela se tornar justa. Contudo ela só se tornará justa por meio da Palavra de Deus e da fé.” Vale a pena ir de encontro às verdades eternas,promovendo o equilíbrio de todas as virtudes, com amor e dedicação. (230406)

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dia Feliz - 29 de maio


No dia 29 de maio, quando a netinha Bruna completava seus 15 anos de vida, foi também para mim e minha família um dia de muita alegria, apesar de al alguns transtornos durante a viagem que fizemos (eu e Esmael) à cidade de Foz do Iguaçu.Demos o primeiro e decisivo passo para o empreendimento que pretendemos: Gráfica e Editora Pontual. Pelos planos que fizemos, deve a nova gráfica iniciar suas atividades a 1 de julho. Já foram adquiridas algumas máquinas. A primeira delas, uma hamada 700, quase nova, que já está praticamente paga. Também uma linda guilhotina semi-automática e a máquina numeradora estáo negociadas. O espaço está sendo remodelado em Mundo Novo, ao lado do Jornal Tribuna do Povo, bem perto da Associação Comercial e Industrial da cidade. O projeto foi visualizado e com certeza o Cósmico estará conspirando em favor dessa iniciativa. Que Assim Seja!...

Mensagem do Escritor - M/0046


O Universo é Você

A Criatura Humana é muito importante no contexto de universo, embora seja um microcosmo. Abraham Hicks escreve assim: "Você não pode ser feliz sem espalhar sua alegria. Você não pode ser triste sem espalhar sua tristeza. Você não pode estar bem sem espalhar seu bem-estar. Você não pode estar doente sem espalhar sua doença. Você não pode ser pobre sem espalhar sua pobreza. Você não pode ser próspero sem espalhar sua prosperidade. Qualquer coisa que seja ou esteja sentindo, você transpira para todo o Universo. Todo o Universo se beneficia pelo que você é." E também o Universo conspira em nosso favor, no entanto, precisamos fazer sempre a nossa parte. (230406)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0045

As Turbulências da Vida

O Escritor Augusto Cury, in “Você é Insubstituível” comenta a condiçãodo ser humano em sua trajetória pela vida. Assim expressa o consagradohomem de letras: “Todo ser humano passa por turbulências em sua vida.A alguns, falta o pão na mesa; a outros, a alegria na alma. Uns lutam parasobreviver. Outros são ricos e abastados, mas mendigam o pãoda tranqüilidade e da felicidade. Que pão falta em sua vida?”Com certeza, a verdadeira felicidade não é encontrada no Ter, mas no Ser.É aí que muitos se perdem, porque invertem os valores. (090406)

quarta-feira, 28 de maio de 2008

25 Anos de Ordem Rosacruz


25 Anos de Ordem Rosacruz

25 Anos! Neste Dia, registro com muita satisfação o recebimento do Certificado do Grande Mestre, Charles Vega Parucker, que atesta a minha condição de Membro há mais de 25 anos na Gloriosa Ordem Rosacruz. Do Imperator Christian Bernard, uma importante carta, onde cumprimenta o Adepto pelo tempo de Afiliação, contribuindo com o fortalecimento da egrégora Rosacruz em todo o mundo.

Sinceramente, registro e agradeço a menção de nossos amados Dirigentes Maiores. Nos laços da Fraternidade Rosacruz, na Luz, na Vida e no Amor.

Mundo Novo, 27 de maio de 2008

Jairo de Lima Alves, FRC

Mensagem do Escritor - M/0044


Um Sorriso de Alegria

É tão fácil oferecer um sorriso. É um gsto que deixa qualquer umMuito feliz. É bom externar a alegria por meio de um sorriso. Foi issoQue disse a generosa Madre Teresa de Calcutá, na expressão:“Sê a expressão da bondade de Deus, bondade expressa em teu rostoe nos teus olhos, bondade nos teus sorrisos e na tua saudação.Às crianças, aos pobres e a todos aqueles que sofrem na carne e na alma,oferece sempre um sorriso de alegria. Dá a eles não só o teu auxíliomas também o seu coração.” O amor torna tudo brilhante, agradável e vantajoso. O amor é o vaso que contém alegria! (230406)

terça-feira, 27 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0043


Caminhos Diferentes

As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? Esta foi a razão que levou Mahatma Gandhi a proferir o belo pensamento: " O homem se torna muitas vezes o que ele próprio acredita que é. Se insisto em repetir para mim mesmo que não posso fazer uma determinada coisa, é possível que acabe me tornando realmente incapaz de faze-la. Ao contrário, se tenho a convicção de que posso fazê-la, certamente adquirirei a capacidade de realizá-la, mesmo que não a tenha no começo." Então, mesmo percorrendo caminhos diferentes, vamos nos encontrar no fim da viagem.(230406)

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0042


Pérolas da Vida

Pérola é a parte interna da concha de uma ostra, uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Então, uma linda pérola é formada. Sem ser ferida uma ostra não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida curada. Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de alguém? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Tente, desde agora, produzir pérolas em sua vida, cobrindo suas mágoas e todas as rejeições sofridas com camadas do mais puro amor. (220406)

domingo, 25 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0041


O Valor das Palavras

Palavras sempre têm os seus efeitos, e disso não temos dúvida.Sobre o assunto, coloco aqui o belo texto de José Fernando:"Alguns dizem que palavras vão ao vento, O que vale é o quefazemos com sentimento. Mas quando não temos outra forma de fazer,precisamos os nossos sentimentos escrever. Porque palavras tambémsão formas de expressar. Assim, os amigos podem ver, sentir e abraçar.Por isso uso as palavras, com toda a sinceridade, para agradecer e enaltecera amizade que conquisto por meio das palavras proferidas.” (220406)

sábado, 24 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0040


Como Deus faz as coisas

Palavras de Fernando Pessoa: “Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência. Às vezes, usa a raiva, para que possamos compreender o infinito valor da paz. Outras vezes usa o tédio, quando quer nos mostrar a importância da aventura e do abandono. Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos. Às vezes usa o cansaço, para que possamos compreender o valor do despertar. Outras vezes usa doença, quando quer nos mostrar a importância da saúde.Deus costuma usar o fogo, para nos ensinar sobre água. Às vezes, usa a terra, para que possamos compreender o valor do ar. Outras vezes usa a morte, quando quer nos mostrar a importância da vida“.Tudo isso Deus permite para o aperfeiçoamento da Criatura Humana, que Ele tanto ama.(210406)

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0039


Que Mundo Maravilhoso!


Foi desta forma que expressou Louis Armstrong, ao ver as belezasdo Criador em sua viagem espacial: What a Wonderful World!Eu vejo árvores verdes, rosas vermelhas também, Eu vejo-as florescer para eu e você, e eu penso comigo mesmo: Que mundo maravilhoso!Eu vejo céus azuis e nuvens brancas, o resplandescente dia abençoado, a escura noite sagrada, e eu penso comigo mesmo: Que mundo maravilhoso!As cores do arco-íris, tão lindas no céu, Estão também nos rostos das pessoas passando ao lado. Eu vejo amigos apertando as mãos, dizendo "Como vai você?"Eles realmente estão dizendo "Eu amo você!". Eu ouço bebês chorando, eu os observo crescerem. Eles aprenderão muito mais do que eu jamais saberei.E eu penso comigo mesmo: Que mundo maravilhoso !Sim, eu penso comigo mesmo: Que mundo maravilhoso ! (210406)

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0038


Filosofia Sufi

Bragwan exprime o sentimento da bela Filosofia Sufi, citando: “Os sufis cantam, não fazem sermões porque a vida é mais uma cançãoe menos um sermão. E eles dançam, não falam de dogmas porque a dança é mais viva, mais como a existência, mais como os pássarosque cantam nas arvores, e como o vento que passa através dos pinheiros,mais como a cachoeira ou a chuva caindo ou a grama nascendo...toda a vida é uma dança: vibrando, pulsando como vida infinita.“(200406)

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0037


Ser como todo mundo?


Ao tomar conhecimento de um texto de Dostoievski, de sua Obra “O Idiota”, descubro que a Humanidade segue mesmo pelo caminho do obscurantismo. Ei-lo: "De fato, não existe nada mais deplorável do que, por exemplo, ser rico, de boa família, de boa aparência, de instrução regular, não tolo, até bom, e ao mesmo tempo não ter nenhum talento, nenhuma peculiaridade, inclusive nenhuma esquisitice, nenhuma idéia própria, ser terminantemente como todo mundo." Então, é preciso avançar por caminhos diferentes, evitando a mesmice que é praxe na grande maioria. (200406)

terça-feira, 20 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0036

Pense Nisso!

Na caminhada da vida, a Criatura Humana necessita de alguns cuidados, sem os quais nunca pode triunfar. Eis aqui alguns dos passos a ser seguidos: “Nenhuma manhã, sem orar; nenhum trabalho, sem boa intenção; nenhuma alegria, sem render graças a Deus; nenhuma falta, sem arrependimento; nenhuma dor, sem paciência e resignação; nenhum lugar, sem te lembrares que Deus te vê; nenhuma injúria, sem perdoares de coração; nenhuma refeição, sem oração; nenhum divertimento bom, sem limite; nenhuma noite, sem exame de consciência; nenhum dia, sem o progresso no bem; nenhum amor, sem o amor de Deus...” (080606

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0035


Amigo Distante


Um amigo de verdade é muito difícil ser encontrado, pois conquistar um verdadeiro amigo é tarefa quase irrealizável. O verdadeiro amigo dá a vida pelo outro. Quando ele se encontra distante, parece ser ainda pior. Veja o que diz Amir Klink: “Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só." Nossos amigos, com certeza, não são numerosos, e quem pensa ter muitos amigos, está verdadeiramente enganado. Nos momentos de adversidades, de infortúnios e de turbulências, aquele que sempre disse que era nosso amigo, foge à luta. (230406)

domingo, 18 de maio de 2008

Menino Violeiro - P/245


Menino Violeiro

Vi uma coisa bonita que alegrou meu coração:
um menino violeiro num canal de televisão...
Thiago Henrique tocava movido de emoção,
a platéia toda aplaudia num gesto de gratidão.

Com sete anos apenas dedilhando uma viola,
em “ sonho de violeiro” que apareceu agora;
o menino vai tocando e a cada dia melhora...
é um dom de Deus, sem precisar de escola.

A viola vai tinindo, ele mostra o seu valor...
o sorriso de criança desabrocha com amor;
na alma a simplicidade que veio do interior,
“isso é coisa de Deus”, como disse o locutor.

O menino da viola merece o nosso carinho,
ele é um grande prodígio, tocando o seu pinho.
Faz proezas nas dez cordas, com o papaizinho...
o menino violeiro vai seguindo o seu caminho.

18.05.2008 – Jairo de Lima Alves

Ela me ama - P/244

Ela me ama

Eu passei na sua casa
já era de madrugada...
você estava dormindo
estava desacordada.

Eu pensei comigo mesmo:
agora vou viver sozinho.
Sem o amor dessa mulher
sei que morro sem carinho.

Eu voltei na casa dela,
lá estava me esperando...
agora sei que não morro,
pois ela está me amando.

18.05.2008 – Jairo de Lima Alves

Mensagem do Escritor - M/0034


A Religião do Amor

Há um só Deus, e Ele é Onipresente. Há somente uma Linguagem: A Linguagem do Coração. Veja o que o Mestre Sathya Sai Baba tem a dizer sobre as crenças e as diferentes formas de adoração: " Deixem que existam todas as crenças, deixem que floresçam e que a Glória de Deus seja cantada em todas as línguas e variedades de tonalidades. Esse deve ser o ideal. Respeitem as diferenças entre as crenças e reconheçam-nas como válidas quando elas têm como princípio a chama da Unidade. Há somente uma Religião: a Religião do Amor." (190406)

Meu Pé de Limão Taiti - P/243


Meu Pé de Limão Taiti

Muitos frutos o ano inteiro, muita fartura...
produz com abundância, com generosidade.
Meu pé de limão taiti de beleza sem igual,
contemplo suas folhas verdes no quintal:
plantado por quem se foi, que saudade!...

As aves do céu repousam em seus galhos,
gorjeando felizes fazem ali grande festa...
a grande ramada oferece a sombra amiga,
lugar de delícias vai amenizando a fadiga:
a felicidade mora em nossa vida modesta.

Logo cedo, a suave melodia na garganta:
colhendo limões fresquinhos com alegria...
no lar, é contagiante o meu jeito de ser.
A vizinhança aparece, também vem colher.
Meu pé de limão taiti, mais amor a cada dia.

Nem sei como agradecer a dádiva divina...
a natureza sorrindo, com imenso fulgor.
Meu pé de limão taiti, és muito abençoado,
faz muito tempo, mas estou bem lembrado
de quem plantou a semente com tanto amor.

17.05.2008 – Jairo de Lima Alves

sábado, 17 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0033


A Verdade Absoluta


A verdade é uma só e todos estão buscando por ela. Os diferentes tempos, lugares e circunstâncias particulares é que criam as tão chamadas diferenças. Vejamos, então o que nos diz Swami prabhupada " Há uma afeição adormecida por Deus dentro de cada um. Portanto, todos devem dedicar-se a atividades que evoquem a consciência divina. Isso só é possível por intermédio do processo de ouvir e cantar as atividades do Senhor Supremo. Por isso, qualquer ocupação que não ajude a pessoa a se apegar a ouvir e cantar a mensagem transcendental de Deus é considerada mera perda de tempo." Cada grupo religioso, seja do Oriente ou do Ocidente, pretende debalde estabelecer a sua verdade, mas pode perder-se em emaranhados que a lógica jamais teria uma explicação aceitável. (190406)

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0032

É Tempo de Fazer Amigos

Os organizadores de um Grande Evento criaram o slogan” É Tempo de Fazer Amigos” , exaltando o sentimento de Paz e Harmonia, que deve prevalecer em toda e qualquer competição. Que o espírito de fraternidade reine entre todos os povos, das pequenas nações e das grandes potências mundiais. Dizem que o futebol é um jogo de inteligência, de malícia, de catimba e de sorte. Mas todos os jogos, de um certo modo, trazem alegria ao povo. Que todas as modalidades esportivas possam dar ao mundo, o exemplo de amor e de compreensão.080606)

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0031


Como Falar Bem

Falar bem é uma arte. Na verdade, é elegante! Mas há aquelesque exageram, aplicando a verborragia. Até parece estar surgindo um novo idioma, quando pintam esses “doutores de Fala Difícil”,que mais confundem do que ensinam. Em todos os cantos, essespseudos-mestres estão de plantão. Aqui, uma brincadeirinha apenas,lembrando os rigores de nossa língua pátria. No lugar de “conversamole prá boi dormir”, fica assim: “prosopopéia flácida para acalentar bovinos.” “Colóquio sonolento para gado bovino repousar.” Equivalea “história prá boi dormir.” Mais: “quebrar a cara” é o mesmo que “romper a face.” Mas falar bem demais, complica muito! (240406)

Mensagem do Escritor - M/0030


A Fala do Interior

Nossa gente do interior, que alguém insiste em chamar de caipiratem o seu linguajar todo pitoresco. Nas palavras de Zé da Luz, osversos ficam assim: “Ai se sêsse! Se um dia nóis se gostasse. Se um dia nóis se queresse.Se nóis dois impariasse. Se juntim nóis dois vivesse!... Se juntim nóis dois morasse. Se juntim nóis dois drumisse... Se juntim nóis dois morresse. Se pro céu nóis assubisse... Mais porém,se acontecesse qui São Pêdro num abrisse as porta do céu e fosse te dizê quarqué tolice? E se eu me arriminasse e tu cum eu insistisse prá qui eu me arrezorvesse... e a minha faca eu puxasse o bucho do céu abrisse?! Tarvez qui nóis dois ficasse tarvez qui nóis dois caísse e o céu furado arriasse... e as Virge toda fugisse! (240406)

terça-feira, 13 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0029

Um Filho!

Quem, nesta vida, não deseja ter um filho? Sim, porque como o poeta diz:“os filhos são cordas do coração.” Rita e Jairo também pensam assim. Lutando pela vindade um herdeiro, o lindo casal não deixa de acreditar na Providência Divina. Diz ela:“Quero um presente de Deus! Um filho ou uma filha, que venha me trazer alegria.Sabe, antes eu pedia a Deus que me presenteasse com a gravidez. Agora, estou mudando de idéia! Que Ele me presenteie com um Filho, seja de ventre ou de coração... Que o rebento seja perfeito, porque um milagre já aconteceu. Deus tocou no coração de meu amado, que anseia por um filho, ainda que seja adotado. Nossa luta começou, porque o objetivo é o mesmo: a busca da Filha que tanto desejamos!...”Como um incenso, as orações vão subir ao Trono da Graça. Tudo é possível!...” (240406)

domingo, 11 de maio de 2008

A Mãe de Isabella - P/242

Isabella e a mâe Ana Carolina
Imagem Representativa:
a menina no Paraíso.

A Mãe de Isabella

Lágrimas que rolam de maneira inconsolável,
lágrimas de mãe que sabe o que é o amor...
permanecia em silêncio, embora sofresse tanto,
Ana Carolina não pode esconder o pranto:
Isabella distante, no peito profunda dor.

Vinte e nove de março marcado na memória
de uma mãe aflita, agora aqui tão sozinha...
nunca se conforma: o clamor das multidões;
noite fatídica aquela para muitos corações.
A mãe quer justiça em prol de sua filhinha.

Injuriados, pai e madrasta, numa prisão...
a doce menina repousa num santo lugar.
O julgamento virá a qualquer momento,
as lágrimas da mãe amenizam o sofrimento:
a grande esperança é que ela possa voltar...

“Não, mamãe!” Isabella pode até responder...
“Eu sei tudo o que aconteceu e vou perdoar”
A menina está bem! É um anjo celestial! ...
Cumpriu a missão, canta num grande coral:
Ela diz à mãe: “ Eu não preciso voltar!...

11.05.2008 – Jairo de Lima Alves

Mensagem do Escritor - M/0028


O Infeliz


Mr. Ritz expressa poeticamente: “Quem poderá acalentar meu coração amargurado; minhas noites sem lua; meu sol causticante. De calo nas mãos, ando eu errante. Meus pés já sangraram, já nem sinto mais. Quem não tem passado, não olha para trás.” A infelicidade faz morada em muitos corações, quem sabe por não entender a dimensão do amor universal, que a cada manhã, pode ser admirada na natureza. Há quem se declare infeliz, sem que procure buscar os meios para preencher tantos vazios que os circundam. Qual seria a causa que leva o ser humano a tornar-se infeliz? Cabe uma reflexão, mas cada um deve responder a esta interrogação. (010606)

sábado, 10 de maio de 2008

Casa Branca da Serra - P/241/r01


Casa Branca da Serra

Me recordo ainda daquela casa:
uma casa branca, onde morei...
nela havia uma bela varanda,
em sua volta as rosas que amei.

Era uma casa muito querida,
cercada de um lindo jardim...
vivi ali o sonho de minha vida,
por isso choro tanto assim...
tempo de criança, alma ferida.

Oh, casa branca da serra!
Minhas branquinhas ovelhas...
a saudade me torturando demais,
como estão as rosas vermelhas?

10.05.2008 – Jairo de Lima Alves

Mensagem do Escritor - M/0027


Imitando a Natureza


Observe a natureza, pois ela tem resposta para todas as nossas dúvidas e indagações.É justamente na queda da cachoeira que o rio adquire mais força e segue em frente cumprindo o seu papel. Imitar a natureza, erguendo a cabeça e aproveitando a queda para adquirir nova energia é uma maneira sábia de recomeçarmos nossas vidas.Agradeça pelas experiências adquiridas, que nada mais são do que a força e o poder da transformação que você experimentou. E o recomeçar - tal qual o sol, que nasce todos os dias - nos fará perceber melhor a felicidade que existe nos nossos caminhos.(080606)

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pé de Limão - P/240/h02

Pé de Limão

Meu pé de limão
no quintal frutifica...
sempre me faz bem

Noite Fria - P/239/px02

Noite Fria

Enquanto fico a esperar...
sinto a solidão bater:
a noite fria me consome.

Mulheres - P/238/h01

Haicai

Quisera eu ser
amado por mulheres
maravilhosas.

Amar e Sofrer - P/237/px01

Poetrix

Amar e Sofrer

Por amar demais, sofri bastante;
minh´alma ressente ainda
no aconchego da doce amante...

Quem Sou Eu - P/236

Quem sou Eu

Acróstico do Poeta

J airo de Lima Alves, o Frater Ornator
A mor à Natureza e a própria Vida
I luminando o mundo com fervor
R azão primordial na linda flor...
O nde a ternura nunca é esquecida.

D iante do Pai buscando o saber...
E ternas lembranças da vida passada.

L uz que brilha pelo Caminho...
I gnorando o que nada constrói.
M isericórdia suplica desde o Alto
A fé que edifica e o homem destrói:

A inda há esperança no coração,
L iberdade para agir e crescer...
V irtude que alimenta a alma;
E m uníssona voz, que acalma...
S ublime missão em seu viver.

08.05.2008 – Jairo de Lima Alves

Mensagem do Escritor - M/0026


Alma Irmã

Poderíamos aqui dizer que amigo é uma alma irmã, pelo que ele pode representar em nossa vida. Um amigo é fruto de uma escolha, é uma opção de amor. É a descoberta de uma alma irmã, numa consciência clara e permanente de algo sublime que não está na natureza das coisas perecíveis. É um tesouro sem preço, um gostar sem distância de alguém em nosso caminho, nas horas de dúvida, de alegria, de sofrimento. É algo valioso demais para ser desconsiderado, grande demais para ser perdido. É esta a razão que levou o poeta a expressar: “Amigo é coisa prá se guardar...” (080606)

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0025


Dos Erros e da Verdade


A idéia é a de que pelo conhecimento de sua própria natureza o homem pode alcançar o conhecimento do seu Criador e de toda a criação, bem como as leis fundamentais do Universo, das quais encontra reflexo na lei feita pelo homem. Sob essa luz foi mostrada a importância do livre-arbítrio;"Tábua Natural das Relações que existem entre Deus, o Homem e a Natureza".

O homem teria sido privado de suas aptidões e seus meios superiores por ter mergulhado na matéria tão profundamente que nisso perdeu a consciência de sua natureza original, que tinha antes da queda e que era um reflexo da imagem de Deus. Com essa queda o homem ter-se-ia afastado do quadro de seus próprios direitos e deixaria de ser um elo entre Deus e a natureza.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Parabéns, Castro Alves!

Feliz Aniversario! No dia 8 de maio de 1972 nascia no Hospital São Lucas,
em Guaíra, Jairo de Castro Alves. O médico foi o saudoso
Fernando Lopes Quintas. A cesárea custou, em dinheiro
da época, quinhentos cruzeiros, pagos de forma parcelada.

Mensagem do Escritor - M/0024


Nova Revelação


Pensamento de Saint-Martin sobre o livre-arbítrio: O homem pode alcançar toda a verdade pelo conhecimento de sua própria natureza mediante todas as aptidões que ele tem: físicas, intelectuais e espirituais. Deve compreender profundamente a ligação que existe entre sua consciência e seu livre-arbítrio; Nas obras póstumas do Filósofo Desconhecido foram publicados certos escritos curtos de sua autoria, dentre os quais são destaques: "Pensamentos Escolhidos, numerosos fragmentos éticos e filosóficos, poesias incluindo "O Cemitério de Amboise", "Estrofe Sobre a Origem e o Destino do Homem", além de meditações e preces. Louis-Claude de Saint-Martin era um cavalheiro empenhado na busca da luz. Foi reconhecido como um dos maiores místicos da França, mas a obra de sua vida não se limitou às coisas que escreveu. Toda a sua existência foi dedicada à idéia de um grande renascimento da humanidade e ele desencadeou um eco profundo, não somente na França mas também no Oeste e no Leste da Europa.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0023


Os Essênios

Os essênios foram uma das três principais seitas religiosas da Palestina do primeiro século Eram também conhecidos como nazarenos, e Nazaré era um de seus redutos. O termo era anterior ao nome do lugar.Eram originários do Egito, e durante a dominação do Império Selêucida, em 170 a.C., formaram um pequeno grupo de judeus, que abandonou as cidades e rumou para o deserto, passando a viver às margens do Mar Morto, e cujas colônias estendiam-se até o vale do Nilo. No meio da corrupção que imperava, os essênios conservavam a tradição dos profetas e o segredo da Pura Doutrina. De costumes irrepreensíveis, moralidade exemplar, pacíficos e de boa fé, dedicavam-se ao estudo espiritualista, à contemplação e à caridade, longe do materialismo avassalador.Segundo alguns estudiosos, foi nesse meio onde passou Jesus, no período que corresponde entre seus 13 e 30 anos. Os essênios suportavam com admirável estoicismo os maiores sacrifícios para não violar o menor preceito religioso. Procuravam servir à Deus, auxiliando o próximo, sem imolações no altar e sem cultuar imagens. Eram livres, trabalhavam em comunidade, vivendo do que produziam. Em seu meio não havia escravos.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0022


Lei de Amra

O trabalho altruístico, desinteressado, tudo o que podemos realizar pela vida de nosso semelhante, principalmente daqueles menos favorecidos pela sorte. As boas ações praticadas nos dão uma incrível sensação de bem-estar, uma coisa inexplicável. Tudo fica muito harmonioso, depois que cumprimos uma tarefa agradável em benefício de alguém. É aí que funciona a Lei de Amra, uma lei misteriosa, que pode ser considerada um carma invertido, e o seu real valor precisa ser descoberto, para que a vida fique melhor. Nossa contribuição tem de ser espontânea, e agindo assim, a recompensa virá.

domingo, 4 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0021


As Três Peneiras

Olavo foi transferido de projeto, logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta: - Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele... Nem chegou a terminar a frase, Juliano, o chefe, apartou: - Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras, chefe? - A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro? - Não. Não tenho, não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que... E, novamente, Olavo é interrompido pelo chefe: - Então sua historia já vazou a primeira peneira. Vamos então para segunda peneira que é a da BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? - Claro que não! Deus me livre, chefe - diz Olavo, assustado. - Então, - continua o chefe - sua historia vazou a segunda peneira. - Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passa-lo adiante? - Não, chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar - fala Olavo, surpreendido. - Pois é, Olavo, já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? diz o chefe e continua: - Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo destas três peneiras: VERDADE - BONDADE - NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de passa-lo adiante, porque: PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS, PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS, PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS. (Autor Desconhecido)

sábado, 3 de maio de 2008

As Núpcias de Leandro e Simone

Os Noivos



Festa e Encontro de Família

Aconteceu em Campo Grande, no dia 2 de maio.
Os jovens Leandro e Simone uniram-se em matrimônio,
perante amigos e familiares.
A bênção foi na Igreja Sagrado Coração
e a recepção foi no Cenário,
um requintado salão de festa da Cidade Morena.
Aqui, uma seleção de fotos em três momentos especiais:
na residência dos pais do noivo, na Igreja e no jantar.
Jairo e o sobrinho Fernando
Didi, Cris e a filha Rafaela

Leandro, Simone; Ari e Fátima


Odair, Castro e Bruna


Reis e Frutuoso

Marcelo e namorada: alegria e descontração

Mensagem do Escritor - M/0020

A crise dos sete anos

Uma boa pesquisa mostraria que grande parte dos divórcios ocorre em torno do sétimo ou oitavo ano de vida conjugal. É nesse período também que os parceiros reagem à “ crise dos sete anos” e buscam novos estímulos com um parceiro fora do casamento. Esse fenômeno acontece mais na cultura moderna ou ocidental, e neste momento da História, quando a maioria dos nossos relacionamentos se dá num ciclo de sete anos. Isso não significa que sejam necessários sete anos para sentirmos o impulso para um envolvimento fora do matrimônio. Esse estímulo ocorre geralmente depois de três ou quatro anos de relacionamento e pode afetar até mesmo um casamento aparentemente estável..Daí em diante são necessários mais três ou quatro anos de insatisfação conjugal para que haja o divórcio ou rompimento da relação.
Um componente da equação são as regras religiosas que proíbem o divórcio. Quando esse fator não existe, o relacionamento ou casamento se dissolve naturalmente, quando um dos parceiros está pronto para seguir seu próprio caminho. Isso acontece porque nossa genética nos impediu para a relação e simplesmente não dispõe de carga suficiente para sustenta-la a vida inteira.
É por esse motivo que é importante que compreendamos a genética, conhecendo as formas e meios de impor-se a seus códigos de DNA.
Quando se verifica essa crise dos sete anos, é bom que o casal se prepare para ela, optando-se conscientemente por supera-la e continuar com o seu apaixonado e sempre crescente amor um pelo outro.(Extraído de “Ed.Pensamento”, com adaptação)

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Mensagem do Escritor - M/0019

O Alimento do Intelecto

Como reciclarmos o nosso intelecto? Insistindo, dia após dia nos padrões conhecidos, podemos criar rotinas capazes de nos deixar estagnados. É preciso renovar a mente, expondo-a a temas e a maneiras de pensar que normalmente nunca nos foram assim tão familiares. Aqui estão algumas sugestões:

... Aprendendo uma coisa nova. Fazer cursos de disciplinas que sempre quisemos aprender. Desafiando a nós mesmos a pensar em novas direções, e não apenas nas de sempre.
... Usando os jogos para nos conservar alerta. As palavras cruzadas e os jogos de tabuleiro são grandes aeróbicos mentais, sem falar que divertem muito.
... Adiando as tomadas de decisão. Quando estivermos à volta com um problema difícil, precisando adiar as soluções durante um determinado período. Aliviar a pressão libera a mente criativa para que o nosso “eu” mais sábio,possa entrar em ação. Adiar a urgência de tomar decisões cala a voz da crítica que pode entrar em cena e secar a sua fonte de soluções criativas.
... Acalmando a mente. Respirar fundo, contando de um a cem. Repetindo vinte vezes uma frase curta e tranqüilizadora; passeando um pouco. Fazer o que for preciso para desacelerar os ciclos de pensamento e alterar a consciência.
... Modificando o ambiente. Arrumando a escrivaninha, pendurando um novo quadro na parede ou trocando a mobília, podemos observar todos os detalhes em nossa volta.
... Fazer uma coisa que para nós não é tão bom. Isso nos ajuda a nos libertar do nosso próprio ego e da tendência a ele associada, permanecendo no escritório das atividades conhecidas. Congratulemo-nos conosco mesmos por estarmos assumindo o risco. Examinando o nosso estado. .(Tom Gegax, com adaptação)

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Ser Poeta - P/235

Ser Poeta

Ser poeta é ser maior, ter sensibilidade,
apreciando o belo, vivendo como gente.
Ser poeta é viver a vida com liberdade:
muito além dos desejos em sua frente.

Ser poeta é ter mil amores, o esplendor,
e nem sequer saber o que mais deseja...
ser poeta é ter asas e muito mais amor:
ser poeta é ter um astro que flameja.
Ser poeta é ter muito amor para dar...
é condensar o mundo num único grito!
Nas manhãs de ouro, a vontade de amar:
ser poeta é ter fome e sede do infinito.

Ser poeta é tudo isso e muito mais...
corpo e alma em união e sem ferida.
ser poeta é cantar em todos os canais:
buscando sempre o grande amor da vida.
30.04.2008 – Jairo de Lima Alves

Mensagem do Escritor - M/0018

Vida Difícil

A vida é difícil. Esta é uma das grandes verdades da vida, uma das "Quatro Nobres Verdades que Gautama Buda ensinou "Vida é Sofrimento". Uma vez que verdadeiramente entendemos esta verdade, nós transcendemos isto. Uma vez que verdadeiramente saibamos que a vida é difícil - uma vez que compreendemos e aceitamos isto, então, a vida fica mais fácil. Porque, uma vez que aceitamos o fato de que a vida é difícil, nada mais importa, os problemas passam a ser a natureza da vida. A vida é uma série de problemas. Disciplina é o conjunto básico de ferramentas requerido para resolver os problemas da vida. Sem disciplina, nada podemos solucionar. Com apenas alguma disciplina, podemos resolver alguns problemas. Com total disciplina, podemos resolver todos os problemas. O que torna a vida difícil é que o processo de confrontar e resolver problemas é doloroso. No entanto, é no processo de encontrar e resolver problemas que está todo o significado da vida. Problemas são a linha que define entre o sucesso e o fracasso. Problemas criam nossa coragem e sabedoria. E somente devido aos problemas, que nós crescemos mental e espiritualmente. É através da dor, de confrontar e resolver problemas que crescemos.