O Alimento do Intelecto
Como reciclarmos o nosso intelecto? Insistindo, dia após dia nos padrões conhecidos, podemos criar rotinas capazes de nos deixar estagnados. É preciso renovar a mente, expondo-a a temas e a maneiras de pensar que normalmente nunca nos foram assim tão familiares. Aqui estão algumas sugestões:
... Aprendendo uma coisa nova. Fazer cursos de disciplinas que sempre quisemos aprender. Desafiando a nós mesmos a pensar em novas direções, e não apenas nas de sempre.
... Usando os jogos para nos conservar alerta. As palavras cruzadas e os jogos de tabuleiro são grandes aeróbicos mentais, sem falar que divertem muito.
... Adiando as tomadas de decisão. Quando estivermos à volta com um problema difícil, precisando adiar as soluções durante um determinado período. Aliviar a pressão libera a mente criativa para que o nosso “eu” mais sábio,possa entrar em ação. Adiar a urgência de tomar decisões cala a voz da crítica que pode entrar em cena e secar a sua fonte de soluções criativas.
... Acalmando a mente. Respirar fundo, contando de um a cem. Repetindo vinte vezes uma frase curta e tranqüilizadora; passeando um pouco. Fazer o que for preciso para desacelerar os ciclos de pensamento e alterar a consciência.
... Modificando o ambiente. Arrumando a escrivaninha, pendurando um novo quadro na parede ou trocando a mobília, podemos observar todos os detalhes em nossa volta.
... Fazer uma coisa que para nós não é tão bom. Isso nos ajuda a nos libertar do nosso próprio ego e da tendência a ele associada, permanecendo no escritório das atividades conhecidas. Congratulemo-nos conosco mesmos por estarmos assumindo o risco. Examinando o nosso estado. .(Tom Gegax, com adaptação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário