sábado, 27 de fevereiro de 2010

Artigo: A Divindade de Jesus - A/0735

A Divindade de Jesus

O orgulho é o caminho do erro; a humildade, o caminho da verdade, Quem diz "sei", ignora, quem julga que nada sabe, começa a entrever clarões da ciência. Na vida moral os humildes verão a Deus.
Devemo-nos encher tanto de bons propósitos que eles estravasem na expressão dos olhos, como o bom sangue aflora ao rosto. E este vestido interior veste o exterior. Embora haja espíritos feios em corpos lindos, jamais há fealdade de expressão em almas belas.
Jesus não revolucionou o mundo pelo pensamento, mas pelo sentimento. Não se pode ser cristão sem ter coração. A teoria do cristianismo é o amor, sua prática, a caridade. Almas cristãs de trato severos, de expressão austera, de afeto seco, de contato duro, de aproximação fria não fazem sentido, não condizem com o sonho do coração de Jesus, que é todo doçura. Há católicos de profundo saber, de poderosa intelectualidade, severos praticantes, mas almas geladas! - não tem uma migalha de cristianismo nos seus corações vazios. Chegar à divindade de Jesus pelo coração simples é o caminho mais direto que chegar pela razão. A luz da fé desce dos céus aos corações humanos, a da razão sobe das mentes para Deus.
Jesus também é beleza. A beleza cultiva-se com emoção. E como toda beleza sofre em cada alma sua interpretação estética, Jesus recebe em cada consciência sua interpretação bela. Creiam, todos os caminhos sinceramente honrados levam ao céu. Dentro de qualquer religião pode haver santos. Os bons encontram-se com Jesus e ascendem a Deus.
No homem há dois seres: o divino e o humano. Com o primeiro, põe os olhos em Deus, com o segundo, pisa a terra. O homem divino deve alimentar-se de divino: a Verdade, a Justiça, o Amor, a Beleza - e edificar, assim, o homem humano, cuja humanidade lhe foi dada para atravessar a vida com a tarefa de, por suas virtudes, se aproximar do Criador, entregando-lhe, entregando-lhe, na hora da morte, a alma pura como pátena. (Antero de Figueiredo)

Nenhum comentário: