domingo, 30 de janeiro de 2011

Tribuna Livre

Esperança de Vida . Atualmente, a expecativa média de vida do brasileiro é de 72 anos. Estima-se que no ano de 2030, vamos ter uma esperança de vida em torno de 81 anos de idade. Com certeza, a nova geração de idosos, terá a oportunidade ímpar de conviver com os bisnetos, o que irá gerar uma enorme sensação de felicidade entre as pessoas. Quem sabe, voltaremos aos velhos tempos, quando a alimentação era natural e isenta de tanto veneno, que acaba encurtando e destruindo a vida no Planeta.

Futuro da Previdência. Segundo os principais economistas brasieleiros, é negro o futuro da Previdência no Brasil. Além da constante corrupção reinante no País, fato conhecidos de todos, aumenta a longevidade das pessoas, cuja expectativa de vida está acima dos patamares previstos pela ciência contemporânea. Todos querem ter direito a aposentadorias, mas a arrecadação não suporta a demanada, diante do quadro existente. Daqui a algum tempo, o número de aposentados será assustador e a Nação não terá recursos suficientes para pagar todo mundo. Se hoje as dificuldades são grandes, vamos imaginar em 2030, quando a população terá sido multiplicada e os beneficiários exigindo os direitos adquiridos. A Previdência será uma catástrofe, se alguma solução plausível não for encaminhada desde logo.

Gabinete de Ary Rigo. O petista Cabo Almi que deixou de ser vereador para assumir cadeira de deputado estadual, iria estrear na Assembleia Legislativa em alto estilo. Ele ganhou, em sorteio, o espaçoso e confortável gabinete que era ocupado pelo ex-primeiro-secretário Ary Rigo. Ganhou mas não levou. – “O Jerson pediu para ceder o gabinete para a Mara”, disse o Parlamentar. A alegação apresentada a Jerson Domingos, é por motivo de saúde da ex-prefeita de Eldorado. É que o gabinete desocupado por Rigo fica no térreo e não exige sobe-e-desce diário de escada.

Manoel Afonso. A situação de Zeca do PT é diferente dos outros. Sua aposentadoria desrespeitou a proibição da Carta Magna, que por sua vez, não pode retroagir para prejudicar direitos garantidos na Constituição anterior. Juridicamente, seria uma aberração. Não há que se apregoar a extinção pura e simples da pensão de todos os ex-governadores. Cada caso é um caso. Zeca lembra aquele personagem que impedido de se servir, quer jogar terra na comida dos outros. Zéca é um cidadão saudável, não tem o que reclamar. A vida tem sido generosa com ele. Advogado, poderia imitar centenas de colegas da sua idade que enfrentam com admirável garra a burocracia da justiça. Fica a sugestão.

Iguatemi no Rumo Certo. Parece que Zé Roberto acertou na mosca, ao convocar Luizinho e Zorba para funções políticas na Prefeitura. Todo mundo reclama da assessoria do Prefeito, que não age e deixa o alcaide em maus lençóis. Zé Roberto, sempre sorridente atende a todos, mas a solução de todos os problemas se esbarram nos tais assessores, por falta de decisão. Algumas cabeças começam a rolar na Capital da Erva Mate. A comunidade agora torce, para que os novos contratados sejam diligentes e coloquem as coisas no lugar certo.

Nenhum comentário: