domingo, 17 de abril de 2011

Misticismo

A Carta do Imperator

Na Construção da Grande Obra, os Místicos de todo o Mundo têm em mãos a Carta-Relato do Imperator da Ordem Rosacruz, AMORC. O Grande Mestre da Jurisdição de Língua Portuguesa, Hélio de Moraes e Marques, em Carta aos Iniciados, destaca importantes pontos da atuação do Imperator Christian Bernard, levando a Luz Maior a todos os Continentes, com a Nobre Missão de preservar a Tradição Primordial.

Com a Carta, o Imperator inaugura o Ano Rosacruz 3364, com a sublime saudação Salutem Punctis Trianguli! Ele faz, em nove laudas, um importante Relato das Atividades da AMORC em todo o Planeta, suas viagens místicas e fala de suas experiências no convívio com Grandes Mestres, Administradores Regionais e Rosacruzes em muitos países, incluindo o Egito, que é o berço das Ciências Herméticas.

De início, o Imperator se refere à Catástrofe no Haiti, onde a Ordem também foi atingida, com a perda de vidas e com os danos materiais de nossos Irmãos da Ilha. Ele pede oração pelo País, pelas imensas dificuldades porque passam os haitianos, nos planos materiais e de saúde.

Christian destaca a Instalação do Orbe sobre a Shekinah do Templo da Grande Loja em Haia, na Holanda. Informa sobre a Consagração do novo Templo em Bruxelas em junho, com a realização de uma Convenção Bilíngue, em conjunto com a Grande Loja Holandesa. Faz ainda referência aos países africanos Camarões, Costa do Marfim e Quebec. Camarões comemorou seus 50 anos de independência, com a Presença da AMORC, que já existia no País, bem antes desse Evento Histórico. Inclui no Relato a Cidade de Miami, onde acontecerá uma Convenção Trilíngue no mês de junho de 2012. É ímpar a oportunidade, para alguns, de descobrir a Flórida, magnífica região dos Estados Unidos.

Uma deferência especial à Rússia, onde a Rosa-Cruz foi muito estimada nos tempos antigos, mas enfrenta alguns problemas burocráticos impostos pelas autoridades, como bem acentua o Administrador Vladimir Koptelov. Foi interrompido o aluguel do espaço de Moscou e também não é mais possível conferir Iniciações. No entanto, noutras localidades, como em Letônia, a Ordem está em franco progresso. Pede o Imperator que os Rosacruzes possam interceder em favor dos Iniciados daquela parte do mundo.

Com alguns lampejos, faz um balanço das atividades na Escandinávia e no Japão, além de enfatizar a importância da Internet para expansão da Tradicional Ordem Rosacruz . Falou também sobre a preservação ambiental e a organização da Conferência em San Jose, na Califórnia. Resumiu assim o Imperator: “Não posso esperar nada, senão que algum dia todos os países e pessoas se sintam responsáveis pelo equilíbrio e salvaguarda do Planeta.”

Relativamente ao Brasil, Frater Christian Bernard, anuncia a Convenção Mundial para agosto, Evento que reunirá milhares de Rosacruzes em Curitiba, e que contará com a supervisão do Grande Mestre Hélio de Moraes e Marques, da Jurisdição de Língua Portuguesa. Expressou ainda a alegria pela realização do Congresso de Artesãos no Brasil, além do esforço despendido pelo Grande Mestre, na visita que fez a Organismos Afiliados e outras viagens místico-culturais que empreendeu em 2010.

Dentre tantos relatos minuciosos na Carta do Imperator, ele informa que “As equipes Iniciáticas existentes no Reino Unido, na Nigéria, em Gana e na África do Sul, estiveram particularmente ativas, realizando conferências públicas em muitos lugares.” Na Grécia, a Terra dos Filósofos, a Jurisdição da Ordem fica em Tessalônica, sob a Administração do Frater Giannakopoulos. Na Austrália, aconteceu a celebração dos 80 anos da AMORC no País.

Finalmente, o Imperator conclama a união de todos os Rosacruzes em favor desta Causa, que é fortalecer a Egrégora Rsacruz pelo mundo afora. E, de maneira objetiva termina a Carta, dizendo: “... se considerarmos que o tempo e o espaço não existem e que o pensamento é tão poderoso quanto as palavras ou as ações, então, o Encontro se opera, e os corações e as almas se irmanam numa perfeita Comunhão.”

Nenhum comentário: