A Alquimia e a Grande Obra
A finalidade principal da Alquimia (do árabe al-kimia) era a transformação de substâncias por processos químicos e as tentativas de transmutação dos metais. Embora a sua época de apogeu tenha sido a Idade Média, quando, sob esse nome, ela foi introduzida, no Ocidente, pelos árabes, no Século VII, a verdade é que ela foi praticada desde tempos muito antigos, no Egito, na Pérsia, na China, na Índia e na Grécia arcaica. Os egípcios já a utilizavam, de maneira prática, para curtir couros, preparar ligas de metais comuns e fabricar corantes e cosméticos. Os persas tiveram grande interesse por esse novo tipo de conhecimento e o espalharam entre os povos conquistados. Através dos persas, ela chegou à Grécia, onde os gregos a incorporaram aos seus conhecimentos teóricos sobre os mistérios da vida.
No entender do escritor místico José Castellani, “ É necessário, já de início, que se estabeleça a existência de dois tipos de alquimia: a prática, precursora da química e estabelecida pelo médico suiço Theophrastus Bombastus von Hohenheim, mais conhecido como Paracelso (1493-1541), e a alquimia oculta, muito associada à magia.”
Em todas as teorias cosmogônicas do mundo antigo, existe a idéia da existência de um elemento primordial, do qual derivam todos os demais elementos. A mais antiga idéia, relativa a esse conceito, é aquela que considerava a água como elemento fundamental, associada aos trabalhos do sábio grego Thales, de Mileto, ou Thales de Mileto, nos tratados de misticismo dos antigos filósofos. Na mesma Grécia, entretanto, muitos desses filósofos defenderam idéias diferentes. Anaxímenes afirmava que o elemento primordial era o ar, pois ele podia ser condensado, formando nuvens e chuvas, cujas águas, ao se evaporar, formando, novamente, o ar, deixavam um resíduo sólido de terra. O mitraísmo persa via a manifestação do poder divino no fogo, crendo, portanto que esse era o elemento formador de todas as coisas. Heráclito também defendia a teoria do fogo, afirmando que tudo, no mundo, está em constante transformação e que o elemento que pode provocar as mais intensas transformações é o fogo, daí a máxima hermética Igne Natura Renovatur Integra “o fogo renova toda a Natureza”. Já Feresides, escolheu, como fundamental, o elemento terra, pois afirmava, “ao se queimar um corpo sólido, obtém-se água e ar.” E Aristóteles, finalmente, defendendo uma concepção de Empédocles, afirmava que “esses quatro elementos eram fundamentais” e que todos os corpos eram formados por combinações deles.
As ideias de Aristóteles, básicas para a alquimia, eram ensinadas nas escolas de pensadores da cidade de Alexandria, no Egito, a qual foi o grande centro alquimista da Antigüidade, nela se dando a fusão entre as práticas egípcias e as teorias gregas, mais tarde desenvolvidas pelos árabes. Estes, ao conquistar o Egito em 642, atingindo depois a Síria e a Pérsia, trouxeram para o Ocidente, a nova contribuição, que gerou aquilo, que hoje é chamado de Alquimia.
Dentre todos os árabes conquistadores, originou-se um dos maiores alquimistas de todos os tempos: Jabir ibn Hayyan (721-813), conhecido na Europa como Geber. Aceitava ele a teoria aristotélica dos quatro elementos, adicionando, todavia, outros dois elementos essenciais, o mercúrio e o enxofre, os quais explicavam certas propriedades dos metais. Um terceiro elemento, o sal, foi posteriormente incluído, formando com os outros dois, o trio fundamental de Paracelso e de seus discípulos, no século XVI: o trio Prima.
A Pedra Filosofal
Essencialmente, a alquimia era caracterizada pela busca de duas substâncias: a pedra filosofal, capaz de transformar os metais inferiores em ouro, e o elixir da longa vida, capaz de manter os homens eternamente jovens. Para Geber, todos os metais seriam formados apenas de enxofre e de mercúrio. Desses elementos, deveriam ser extraídas as essências, que transformariam todos os metais em ouro mais puro do que o das minas. Partindo do princípio de que todas as substâncias possuem uma única raiz, parecia possível, para os alquimistas, transformar os corpos, entre os quais os metais, em ouro, o qual, além de ser o princípio concreto da força, que serve para comprar a glória e a felicidade material, é também, o símbolo do Sol, da luz, do poder criativo, da revelação divina.
Teosoficamente, a alquimia trata das forças sutis da natureza e das diversas condições da matéria, nas quais aquelas forças agem. Quando dá aos iniciados a idéia de mysterium magnum, sob o véu regularmente artificial da linguagem, para que não represente perigo nas mãos de egoístas, o alquimista aceita, como primeiro postulado, a existência de um determinado dissolvente universal da substância homogênea, de onde evoluíram os elementos, ao qual chamam de ouro puro, ou summum materiae. Este, possuía o poder de lançar fora do corpo humano todos os germes de doença, de renovar a juventude e de prolongar a vida: assim é a Pedra Filosofal (Lapis Philosophorum).
A Grande Obra
A alquimia é, na realidade, tratada sob três aspectos distintos: o cósmico, o humano e o terrestre. Esses três aspectos eram típicos, sob as três propriedades alquímicas: o mercúrio, o sal e o enxofre, que são os três princípios da Grande Obra , que é ”a transformação dos metais inferiores em ouro.”
No aspecto terrestre, ou meramente material da alquimia, o objetivo é transmutar os metais grosseiros em ouro puro, já que é indiscutível que, na natureza, ocorre a transmutação de metais inferiores em outros, melhorados. Existe, todavia, um aspecto muito mais místico da alquimia. O alquimista ocultista despreza o ouro terrestre, material, e dirige todos os seus esforços na “transmutação do quaternário inferior em ternário divino superior ao homem”, os quais, quando se unem, acabam constituindo um só. Os planos da existência humana, espiritual, mental, psíquico e físico, comparam-se, na alquimia oculta, aos quatro elementos da teoria de Aristóteles, o fogo, o ar, a terra e a água.
A busca de todo alquimista é a chamada “pedra filosofal”, um instrumento ou dispositivo capaz de transformar metais inferiores em metais superiores, por exemplo, chumbo em ouro. A verdadeira alquimia, contudo, trabalha no sentido de transmutar as baixas tendências do homem inferior nas qualidades de homem superior, isto é, combater os vícios e desenvolver as virtudes. Saint Germain se esforça em transformar a Terra, um planeta denso e envolto em trevas, na Sagrada Estrela da Liberdade. Conta ele com o auxílio da Grande Fraternidade Branca, juntamente com seus discípulos e com um poderoso instrumento de transmutação: a Chama Violeta. Durante séculos e por encarnações seguidas, Saint Germain, o Mago da Aura Violeta, esteve entre nós praticando e ensinando a alquimia, a magia da transmutação.
A Grande Obra, para a alquimia oculta, consistia no constante renascer, para que o iniciado percorresse o caminho do aperfeiçoamento e do conhecimento, até chegar à comunhão com a divindade, conceito muito parecido com os do hinduísmo e os da doutrina de revelação do mitraísmo persa. Assim, os metais inferiores simbolizam as paixões humanas e os vícios, que devem ser combatidos e transformados em ouro do espírito, que é o objetivo da Grande Obra.
Paracelso e a Química Moderna
Não se pode negar que a Química moderna deve os seus melhores descobrimentos à alquimia, a partir de Paracelso, que achava que "apenas os idiotas pensam que a alquimia é o conhecimento de como obter ouro; o objetivo da alquimia é procurar descobrir novos remédios". Os antigos e infatigáveis trabalhos alquímicos relativos à transmutação dos metais até ao ouro potável (conseguida pela Química moderna), deram origem a inúmeras descobertas, às quais, devea humanidade o seu progresso atual. Muitos dos descobrimentos tidos, exclusivamente, como modernos, já eram conhecidos pelos magos e alquimistas de tempos bem remotos: os sacerdotes etruscos, adeptos da magia, conheciam bem a eletricidade e fizeram uso dela para a defesa de cidades. O arquiteto e alquimista Anselmo de Tralle já conhecia os efeitos do vapor, enquanto o monge alquimista, Pauselenas, fala em suas obras, sobre a aplicação da química nas fotografias, e afirma que autores jônicos falam desse mesmo processo, assim como de câmara escura, sensibilidade de placas e aparelhos ópticos.
Com a união, na Idade Média, principalmente a partir do século XIII, dos alquimistas com os cabalistas, hermetistas e adeptos da magia, surgiriam diversas seitas e grupos secretos, como o dos adeptos e o dos iluminados, os quais, posteriormente, como elementos aceitos, incorporaram-se às associações de construtores medievais, levando, para a nascente Maçonaria dos Aceitos ou "especulativa", os seus conceitos, idéias e símbolos. Os rosacruzes tiveram, de igual modo, efetiva participação nesse contexto, tendo sido Paracelso um de seus expoentes mestres.
Algumas Escolas de Mistérios ainda conservam muitos símbolos dos alquimistas, para armar a sua doutrina moral e espiritual. Um exemplo é, em muitos ritos, a chamada Câmara de Reflexão, onde o candidato à iniciação permanece, em meditação, antes da cerimônia. A câmara, que representa o útero Terra, do qual o candidato nasce para uma nova vida, representa a "prova da terra", um dos quatro elementos aristotélicos. Nela, entre diversos símbolos representativos da espiritualidade e do valor da vida honrada, encontram-se as substâncias necessárias à Grande Obra --- sal, enxofre e mercúrio --- para lembrar, ao candidato, que ele deve percorrer o caminho do conhecimento, para chegar ao aperfeiçoamento espiritual e moral, que é a Grande Obra da vida. Na profundidade, encontra a pedra oculta, a qual, além de uma referência à Pedra Filosofal, é um convite à procura do "eu interior" de cada um.
Assim como é em cima é embaixo
Uma das definições da palavra "alquimia" é o poder de transmutar, ou o ato ( ou processo) de transformar algo comum em algo precioso. A transmutação ou mudança, em todos os planos de existência, visível ou invisível, e em todos os aspectos da vida, é a idéia básica apresentada nos ensinamentos derivados do sábio Hermes Trismegisto, que são englobados sob o nome de "Filosofia Hermética". Seja qual for a denominação usada, existiram, em todas as eras, homens cuja imaginação foi inflamada por essas idéias. Chegou-se ao raciocínio de que, assim como o homem foi criado à imagem de Deus, o homem pode criar, do mesmo modo que Deus.
“Assim como é em cima é embaixo" , eis o axioma do alquimista. Não poderia haver um conjunto de leis para o Cósmico e outro para o homem, portanto, um mesmo conjunto de leis tudo rege. São as leis cósmicas, leis que seriam as mesmas, não importando onde e como fossem aplicadas.
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