quinta-feira, 9 de junho de 2011

Artigo: Esoterismo e Ciência - A/0925

O Esoterismo como Ciência

O que realmente significa ser Místico?

Na Evolução Humana, o Misticismo vem desempenhando o seu papel, e através de iniciações, tem perpetuado milenarmente, pela vontade dos Mestres Invisíveis da Grande Fraternidade Branca.

No conceito do Esoterista Henrique Rosa, aprendemos muito sobre esta ciência, que vez ou outra deixa pessoas perplexas, diante da grandiosidade do tema. Para ele "Hoje se fala muito em esoterismo, mas nem todos têm uma visão e interpretação correta do que ele trata. Existem muitas fantasias e demagogias sob o rótulo de esoterismo, mas também existem muitos bons pesquisadores e discípulos dos Mestres de Luz, em todas as nações, desenvolvendo trabalhos muito sérios e importantes em benefício da evolução da humanidade."

No passado, as ciências esotéricas eram chamadas de ciências ocultas, ciências dos segredos da natureza, ciências herméticas. Ao longo dos tempos, os homens foram colocando os mais diversos rótulos na Eterna Sabedoria, que sempre esteve reservada àqueles que, pelo seu exemplo, conduta moral e espiritual, como pelo seu serviço em favor da evolução da humanidade deram provas de que estavam prontos para alcançar e receber parcelas cada vez mais transcendentes da Ciência Sagrada, reservada só aos verdadeiros candidatos às Escolas dos Mistérios Ocultos, ou seja, os autênticos iniciados, os verdadeiros discípulos dos Mestres. Estes recebiam suas graduações iniciáticas da Sabedoria Esotérica, daí os Mestres serem também conhecidos por Mestres da Sabedoria. Esses Mestres Invisíveis, que integram a Grande Fraternidade Branca, atuam desde milênios, buscando, pelos Adeptos, a Evolução da Humanidade.

Existe muita confusão sobre o que é realmente esoterismo. Não podemos nem devemos confundir o verdadeiro esoterismo com práticas que, muitas vezes, estão rotuladas de místicas, espiritualistas, mágicas ou mesmo esotéricas sem o serem. O esoterismo é a verdadeira ciência do espírito, da alma, da mente e da vida, e não um amontoado de práticas inventadas por mentes humanas, produzidas segundo as fantasias dos homens.

Ensinam os Mestres de Luz
sobre o que é esoterismo:

O verdadeiro esoterismo produz luz e iluminação. O esoterismo é a arte de fazer descer à Terra aquelas energias que emanam das fontes superiores, e lá enraizá-las ou ancorá-las.

O esoterismo implica também compreensão da relação entre forças e energias, e o poder de usar a energia para o fortalecimento, então, para o uso criativo das forças contatadas; daí sua redenção.

O esoterismo não é nenhum caminho de natureza vaga e mística. É uma ciência - essencialmente a ciência da alma de todas as coisas - e tem sua própria terminologia, seus experimentos, suas deduções e suas leis.

O esoterismo é a ciência da redenção, e disso todos sabemos que "os Salvadores do Mundo são eternos símbolos e os seus expoentes.

A verdadeira ciência esotérica está numa contínua renovação e inovação, sempre voltada para as novas idéias, para ensinamentos revolucionários que contribuam para a libertação material e espiritual do homem. Trabalha para que exista uma expansão do sentimento, mente, consciência e alma. Age a serviço da evolução da humanidade, e não entra em práticas demagógicas que espalham fantasias e ilusões, sabe que elas não levam a lado algum, até pelo contrário, espalham a confusão e limitam a expansão espiritual.

Existem muitos mistérios para o ser humano descobrir, mas com sinceridade, honestidade, perseverança, fé e amor universal, tudo voltado para a evolução da humanidade. Todos estes ensinamentos têm estado ocultos, têm sido secretos, são sagrados, por isso se diz que é esotérico. Contudo, estão mais acessíveis a todos do que muitos imaginam, e não são privilégio de alguns poucos ou de alguma instituição humana em particular. A evolução é eterna, porque a verdadeira vida, assim como a sabedoria são eternas.

Ensinam os Mestres que todo esoterista
em treinamento tem, portanto, que:

Tornar-se consciente da natureza das forças que constituem a sua vida e evolução, e que ele mesmo trouxe à expressão. Seus 10 corpos formam uma combinação de forças ativas. Precisa aprender a diferenciar entre a energia estritamente física - que é automática em sua resposta a outras e às energias internas - e aquelas que vêm dos níveis emocional e mental da consciência, focalizando-se através do corpo etérico que, por sua vez, motiva e galvaniza seu veículo físico para certas atividades.Tornar-se sensível às energias impulsionadoras da alma através de sua mente superior.

Procurar, através do seu desenvolvimento espiritual, abrir os canais espirituais que ligam a personalidade à alma para que tenha um acesso consciente ao seu Mestre Espiritual que, normalmente, se encontra no Mundo da Alma ou no Mundo Mental Superior. Ao contrário, o verdadeiro ser, o interno, espiritual e individual, deve, a todo custo, despojar-se de sua personalidade (externa) para poder conhecer-se a si próprio. Por isso, não se há de falar em ligação de personalidade à alma, ou ao espírito... ela não é transcendente...é uma criação do ser, muitas vezes, inconscientemente. Através da sublimação e transformação interior, procurar evoluir para melhor servir e ser um verdadeiro canal espiritual de comunicação com todos os Seres de Luz, em favor da evolução da humanidade e da Terra.

Procurar pautar sua vida através da verdade, da reta conduta, da justiça, da paz, do amor, do equilíbrio, da harmonia e da sabedoria para que consiga chegar à Luz Divina. Olhar as religiões, crenças, organizações humanas e formas de vida com respeito, porque são aspectos diferentes da evolução e que lhe podem ser muito úteis na sua ascensão espiritual. O verdadeiro místico sabe que todas elas, certamente, contribuem para a evolução da humanidade como um todo. Podemos dizer que o esoterista ocupa-se em descobrir e trabalhar com os princípios que energizam cada mundo por onde ele passa e que são, na realidade, aspectos da energia cósmica da Vida.

Nenhum comentário: