sábado, 11 de junho de 2011

Artigo: A Reencarnação - A/0942

A Reencarnação e a sua trajetória evolutiva


          O Ser Humano tem a curiosidade como
             uma de suas Características Básicas


Através dela é que se faz o progresso, já que o interesse pelo desconhecido leva o homem a pesquisar. Dentro dessa linha de raciocínio, vários são os porquês que ainda nos incomodam no dia-a-dia, principalmente os relativos à vida. Muitos dos que crêem em Deus não conseguem entender o motivo de tantas desarmonias na sociedade. Por que haveria pessoas que sofrem, que parecem ser perseguidas pelo azar, enquanto para outras a vida se mostra mais fácil? Por que existem crianças que nascem doentes, enquanto outras vêm ao mundo sadias? Por que muitas vezes o indivíduo mal-intencionado tem mais oportunidades na vida do que aquele que parece ser honesto? Algumas respostas surgem aqui e acolá: "Tudo é obra do destino de cada um"; "Saúde e doença são explicadas pela genética"; "É a vontade de Deus, por isso fulano sofre". São opiniões válidas, porém, para aquele que crê na justiça e bondade de Deus, elas são incompletas.

Se acreditarmos na existência de um Deus, justo e superior a tudo e a todos, temos que entender porque acontecem essas diferenças, sem que Ele esteja cometendo injustiças. Somente afirmar que Deus é Pai e sabe o que faz, não satisfaz o raciocínio neste presente século. Deus deu a seus filhos a inteligência para discernir o certo do errado, tirando as próprias conclusões. Se acreditarmos no "destino", este não poderia ser obra do acaso. Alguém estaria pré-estabelecendo a vida. Fazendo uns bons e outros maus, Deus estaria sendo autoritário, coisa inconcebível ao Criador do Universo.

Quanto ao fator genético, sabemos cientificamente que ele influi na Organização funcional e anatômica do homem. No entanto não deixa de ser uma Lei da Natureza e, como tal, também é criada por Deus. O homem não cria nada. Só descobre as maravilhas do mundo que o cerca. Sabemos que Deus está por detrás de tudo o que acontece na vida. Ele rege a atuação da justiça através de uma Lei superior, chamada Lei de Causa e Efeito ou Ação e Reação. Ela é colocada em prática através das reencarnações. Pelo conceito geral dos reencarnacionistas, a reencarnação é a oportunidade que Deus concede aos seus filhos para que possam reparar seus erros, próprios da imperfeição humana. Há religiões sérias que acreditam que depois da morte a pessoa boa irá para o Céu, e a má para o Inferno, sofrendo penas ou gozos eternos. Há outras, também respeitáveis, que crêem que após a morte, a alma permanecerá no túmulo, esperando o chamado Juízo Final, quando então será julgada pelos bons ou maus atos praticados. Num mundo como a Terra, onde o bem e o mal se confundem, devido à miserabilidade cultural, como afirmar que uma pessoa é totalmente má? Ou então, quem de nós ousaria, defronte ao espelho, dizer: não tenho pecados, nunca cometi pecados? Jesus Cristo, nos Evangelhos, questionou-nos sobre isso na passagem da mulher adúltera; e, segundo a história, ninguém teve a coragem de se dizer sem erros. Portanto, é impossível que com numa média de 70 anos de vida, consigamos atingir um estado tal de nos dizermos dignos do Céu. Com relação aos condenados ao Inferno, façamos uma comparação: se você é pai e seu filho cometer um erro, você lhe chamará à atenção. Se ele persistir no erro, poderá puni-lo. Não com o intuito de que ele sofra por sofrer, mas para que, através da punição, aprenda o modo correto de viver. Como pai, você nunca o condenaria para sempre por ele ter cometido uma falha própria de sua inexperiência. Por que, então, Deus daria só uma chance de iluminação aos seus filhos? Lembremos Jesus: "Se vós, pois, sendo maus, sabei dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhos pedirem?" (Mateus cap.7: v.11). Para Carlos Alexandre Fett".

Através da reencarnação, o Espírito vive muitas vidas, passando por provas e expiações de erros cometidos no passado. Na Sua justiça, Deus não nos condena a sofrermos eternamente por causa dos erros. Dá-nos a oportunidade de repará-los por nós mesmos. Assim, entenderemos, com conhecimento de causa, que a prática do bem nos traz felicidade; enquanto a do mal, com certeza nos levará, cedo ou tarde, ao sofrimento. Deus nos dá a liberdade de agir como quisermos." O destino estará sendo traçado por tudo o que se fizer. Viveremos bem ou mal, sadios ou doentes, felizes ou tristes, de acordo com nossas atitudes. A plantação é livre; porém, a colheita obrigatória. Tudo em perfeita harmonia com a Justiça Divina. Por que não nos lembramos de outras vidas? Dizem os Espíritos que a lembrança do passado, durante nossa existência atual, poderia exaltar nosso orgulho, trazer-nos humilhações ou mesmo cercear nossas atitudes. Deus apenas nos dá ligeiras recordações das vidas anteriores, como: inclinações para tal atividade, gostos apropriados, aptidões inatas e mesmo alguns lampejos de memória do pretérito. Às vezes, ao encontrarmos alguém pela primeira vez, temos a impressão de conhecê-lo há muito tempo, gerando uma simpatia ou antipatia instantânea.

A Doutrina Espírita afirma que o Espírito nunca regride moral e intelectualmente. Ou estaciona ou evolui. Portanto, basta vermos nossas atitudes atuais para termos idéia do que fomos e tomarmos consciência do que precisamos ser. Ao desencarnarmos, ou passarmos pela transição (a morte do corpo material) e chegarmos no mundo espiritual - chamado por Jesus de verdadeira vida -, nosso Espírito irá rever algumas de suas vidas passadas e compreenderá o porquê das dificuldades da última existência. Absorverá toda a experiência para chegar ao progresso almejado. Reencarnação, portanto, é sinônimo de justiça e bondade de Deus. Façamos nossa parte, procurando sermos melhores hoje do que fomos no dia de ontem. Com certeza, a vida nos sorrirá com mais freqüência, abrindo-nos novos horizontes, sem as dores e frustrações atuais.

Para Allan Kardec, no Livro dos Espíritos "A Doutrina da Reencarnação, isto é, aquela que admite para o homem várias existências sucessivas, é a única que responde à idéia que fazemos da Justiça de Deus em relação aos homens colocados em uma condição moral inferior, a única que nos explica o futuro e fundamenta nossas esperanças, para que nos oferece o meio de resgatar nossos erros através de nossas provas. A razão indica essa doutrina e os Espíritos nô-la ensinam." No tocante à Doutrina da Reencarnação, Márcio Nalini informa que "Reencarnação é aquela, segundo a qual, nós podemos retornar à vida corpórea, quantas vezes forem necessárias, para atingirmos a evolução"'. Para ele, é importante ressaltar que o princípio da reencarnação, não é privilégio da doutrina espírita, nem foi inventada pelos Espíritos que a revelaram.

A transmigração das almas sempre esteve presente em diversas religiões, em todos os tempos da humanidade. Também muitos grupos místicos e esotéricos admitem a doutrina da reencarnação. Sobre isso, falaremos mais tarde. Pela codificação de Kardec, o espiritismo foi melhor compreendido, e em sua essência, ficou estabelecido o princípio da reencarnação. Pelo enfoque das vidas sucessivas, podemos entender as diferenças existentes entre os seres, sejam elas econômicas, sociais ou de aptidão. Podemos entender que cada um é um espírito que já viveu por séculos incontáveis, tendo acumulado na sua trajetória inúmeras experiências, uma infinidade de conhecimentos, que lhe assegura tal ou qual estágio evolutivo. É verdade também que, nessa trajetória evolutiva, acaba ele assumindo para si mesmo compromissos que precisa resgatar, como sejam os débitos para com a justiça divina, que precisa quitar. Dessa forma, podemos perfeitamente entender os sofrimentos, as dores, as dificuldades que vivenciamos em nosso dia-a-dia. A causa dessas tristezas, na verdade, está em nós mesmos, no mal que fizemos, ou no bem que deixamos de fazer. Assim, torna-se mais fácil resgatarmos os nossos compromissos, retomando a nossa caminhada rumo à perfeição. É preciso compreender que essa tomada de consciência e a possibilidade de reparação não acontece numa única vida.

Escolas Místico-Filosóficas Reencarnacionistas

Incluo aqui a lista das principais escolas , ou pelo menos das mais conhecidas filosofias que consagraram a Teoria da Reencarnação como uma das questões básicas de seus ensinamentos. Vamos começar pelo Cristianismo primitivo, que até o V Concílio Ecumênico de Constantinopla II, em 553, conservava o sentimento reencarnacionista sem reservas. Os outros, são: Hinduísmo, Budismo, Taoísmo, Confucionismo, Bramanismo, Jainismo, Zoroatrismo, Sikhismo, Xintoísmo, Judaísmo esotérico, Islamismo esotérico, Cabala, Igreja Católica Liberal Alemã, Esoterismo, Eubiose, Seicho-No-Ie, Ocultismo, Catolicismo liberal, Gnose, Igreja Unida do Canadá, Protestantismo liberal, Espiritualismo independente de religiões, Maçonaria, Sufismo, Mahaísmo, Zen-Budismo, Magos, Kardecismo, Espiritismo, Xamantismo, Culturas religiosas indígenas dos cinco continentes, Teosofia, Igreja Messiânica, Martinismo, Rosacruz, Ordem dos Templários, Santo Daime, Candomblé, Umbandismo, Cristianismo cigano, Candaísmo.

No Ocidente, a Doutrina da Reencarnação vem ganhando um número cada vez maior de adeptos. Há, atualmente cerca de dez vezes mais reencarnacionistas entre os cristãos ocidentais do que havia na década de 1940. Geralmente, os ensinos de todas as religiões têm duas partes: uma esotérica (secreta) e outra exotérica (popular), não desta regra, o cristianismo. Expressões do tipo "os que estão de fora"confirmam essa tese. Uma demonstração bem clara a respeito disso, é a afirmação do Mestre Jesus: "A vós que entendeis das coisas do reino eu falo, ao povo eu me dirijo em parábolas."

Essa é uma prova inequívoca de que Jesus e seus discípulos eram esotéricos, ou místicos, como queiramos chamá-los. Rufino, em carta a Santo Atanásio, o autor de um dos credos cristãos, afirma que a crença na reencarnação era comum entre os padres primitivos. Papus o renomado escritor cabalista francês diz que a idéia da reencarnação faz parte dos ensinos secretos da Igreja, pois esta recebe continuação direta da religião egípcia: cada um dos evangelistas é acompanhado pelo símbolo de cada uma das quatro formas da esfinge, a cabeça humana ou anjo, a águia, o Leão e o touro. John Van Auken diz que a Reencarnação não tem tido nenhum lugar na corrente principal do cristianismo, mas que havia sido um conceito na era de Jesus, pouco depois de sua ressurreição, e muito antes de seu nascimento.  Fala ainda de sua condenação no Quinto Concílio de Constantinopla no ano 553, quando os escritos do pai da Igreja primitiva, Orígenes, foram expurgados da Igreja, tendo sido, inclusive, modificados alguns conceitos da Bíblia, referentes à reencarnação. Celso atacou a Igreja cristã primitiva, porque ela ensinava a verdade a alguns poucos eleitos. Orígenes, defendendo a Igreja, concordou com ele, dizendo que, de fato, havia uma doutrina esotérica que não era revelada ao povo, mas isso era comum em todas as religiões que ocultam alguns conhecimentos das multidões que ainda não se encontram preparadas para estas verdades. São os chamados conhecimentos de ordem privativa. Realmente há na própria Bíblia, em especial nas Epístolas Paulinas, muitas questões confusas ou de difícil compreensão, segundo afirma o próprio Apóstolo Pedro (2 Pedro 3:16); assuntos estes comumente chamados de "mistérios" ou "ensinos íntimos". Clemente de Alexandria afirmou que o Apóstolo Paulo autorizou a transmissão oral da Reencarnação como sendo uma verdade.

Personalidades da História
diante da Reencarnação

Sabemos que a teoria da Reencarnação tem o respaldo da ciência e dos maiores grupos esotéricos e religiosos do mundo. Entendemos que a apresentação de uma lista de Personalidades Reencarnacionistas seria uma boa maneira de esclarecer algumas dúvidas, e de igual modo, reafirmar o posicionamento de tantos iluminados, que dentre outros princípios, adotaram a reencarnação como regra de fé. Com esta lista, fica demonstrado que a crença na reencarnação é universal e muito antiga, bem mais antiga que a codificação do espiritismo por Allan Kardec. Esta é uma crença não apenas oriental como muitos pensam, mas também os ocidentais já aceitam essa doutrina. O preconceito contra os orientais deve ser repudiado por todas as mentes iluminadas, entre os quais existem nos dias atuais potências anônimas, econômicas e tecnológicas. A nossa opinião é que, de fato, a luz vem do Oriente , da Índia, da China, do Japão, e do Oriente Médio, regiões que são o berço de todas as religiões e pensamentos filosóficos mais autênticos.
Hermes Trismegistro (três vezes grande); Krishna (oitava encarnação de Vixnu); Terécides de Siros; Manethon (sacerdote e historiador egípcio do séc.III a. C; Lao-Tsé (autor de Tão Te Ching, o Caminho Perfeito); Sidarta Gautama, o Buda; Pitágoras (filósofo e matemático); Confúcio; Sócrates; Juliano Apóstata, que se lembrava de ter sido Alexandre da Macedônia; Patângeli, o fundador da Yoga; Júlio César; São Clemente de Alexandria; Orígenes; São Justino, mártir e autor de "Apologia da Religião Cristã"; Antônio Sacca, fundador de neaplatonismo e da Teosofia antiga; Plotino; Ario, fundador do Arianismo; Rufino; São Jerônimo; Santo Agostinho; São Cirilo, Patriarca de Alexandria; São Francisco de Assis; Santo Atanásio, Patriarca de Alexandria; Mestre Eckhart, grande sábio alemão dominicano do séc.XIII, influenciado pelo Budismo; São Boaventura, cardeal e Superior da Ordem dos Franciscanos; Paracelso, respeitado sábio suíço e alquimista do séc.XVI; Leibnitz, conhecido sábio alemão dos séc. XVII e XVIII, especialista em monadologia, sendo famosa a sua "Teodicéia".  Deixou-nos uma célebre frase: "Tudo vai pelo melhor dos mundos possíveis"; Giordano Bruno, um grande gênio do séc. XVI, dominicano que muito combateu a filosofia de Aristóteles. Alguns acham que Descartes, Espinosa e outros filósofos teriam se inspirado nele. Considerado herege, morreu na fogueira, com 50 anos, no alvorecer do séc.XVII, em 1600; Cardeal de Cusa, filósofo, astrônomo e teólogo italiano do séc.XV; Jacob Boehme, teósofo e místico dos séc. XVI e XVII, da Alemanha; Shakespeare, o maior poeta inglês. Deixou-nos uma frase célebre: "O herético não é aquele que é queimado numa fogueira, mas sim aquele que acende uma fogueira."; Dante Alighieri, maior poeta italiano, autor da "Divina Comédia".  Deixou nesta obra, de um modo truncado, a idéia da reencarnação. Agiu assim, provavelmente, para evitar problemas com a Inquisição, séculos XIII e XIV; Goethe, filósofo e maior poeta alemão; Lessing; Hegel, com seu pensamento básico de "tese, antítese e síntese"; Kant, que justamente parte da dúvida para reconstituir a certeza, por meio da razão prática; Nietzsche, autor de "Assim falou Zaratustra". Célebre filósofo pessimista, alemão, baseava a sua moral na cultura da energia vital e da vontade de poder, que é capaz de fazer o homem evoluir até chegar ao "super-homem". É considerado materialista, porém acreditava num certo tipo de sobrevivência após a morte, que é o que mais nos interessa de seu pensamento; Max Muller, célebre cientista inglês, de origem alemã e falecido em 1900; Benjamin Franklin, estadista americano, teólogo, físico e inventor do pára-raios; Schelling, o notável poeta de Wurttemberg e um idealista subjetivo; Lamartine, o primeiro poeta romântico da França e autor de "Viagem ao Oriente"; Van Der Leeuww, ocultista australiano e autor da "Dramática História da Fé Cristã"; William Crookes, descobridor da matéria radiante; Swudenborg, teósofo sueco, canalizador e possuidor de um conhecimento intuitivo; Masaharu Taniguchi, autor de uma vasta bibliografia, na qual se baseia a filosofia da Seicho-No-Ie, que possui milhões de seguidores cristãos e budistas em todo o mundo; Charles W. Leadbeater, teósofo, vidente, sacerdote anglicano que passou muitos anos na Índia, sendo um dos expoentes da Literatura Teosófica. Foi bispo da Igreja Católica Liberal Alemã. Essa Igreja é uma parte da Igreja Católica Alemã, que não aceitou a infalibilidade do papa, dogma proclamado pelo Concílio Ecumênico Vaticano I, em 1870; Carlos B.G.Pecotche, Raumsol, sábio, filósofo e escritor argentino, fundador da Logosofia; Éliphas Lévi, célebre ocultista do séc.XIX, francês que seguiu de início a carreira eclesiástica, porém, mais tarde, num entendimento com a Igreja, afastou-se de tal carreira, procurando entretanto ser fiel à Igreja. Foi um dos maiores conhecedores da cabala; Leon Denis, respeitado escritor francês e pesquisador de religiões, e do espiritismo, principalmente; Papus, grande sábio francês, discípulo de Elíphas Lévi, grande conhecedor do Martinismo e da Cabala. Muito difícil entender suas obras; Voltaire, famoso filósofo irônico francês, poeta e prosador. É o escritor da França, por excelência. Sobre a reencarnação, disse, ele: "É mais surpreendente nascer a primeira vez do que segunda: tudo na natureza é ressurreição"; Gurdjieff, renomado ocultista e mago russo, poliglota e autor de "Encontro com homens notáveis"; Gabriel Delane; Joel Goldsmith, notável teólogo americano, apesar de ter sido simples comerciante. É autor de "A Arte de Curar pelo Espírito"; Ouspensky, psicólogo e ocultista de renome internacional; Meischu- Sama, fundador da Igreja Messiânica; Edgar Caice, famoso médium americano; Ian Stevenson, cientista americano, diretor do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Virgínia, com mais de dois mil casos de reencarnação pesquisados em várias partes do mundo. É autor de "Vinte Casos Sugestivos de Reencarnação"; Dr.Rozier, respeitado sábio francês e pesquisador da reencarnação; Huxley, grande vulto do transformiso e autor de "Evolução Ética"; Vasiliev, importante parapsicólogo russo. Deixou-nos esta frase: "No dia em que a humanidade descobrir a força que o homem tem na mente, terá sido feita uma descoberta tão importante como a da bomba atômica"; Dom Mercier, cardeal belga, que declarou a respeito de a alma vir várias vezes à Terra, mantendo a consciência de sua personalidade; Dom Passavalli, arcebispo italiano, que disse sobre a reencarnação: "Tal crença não conflita com o dogma da Igreja"; Pandit Chaterjee, pensador moderno, afirma que: "A alma é nutrida por sua história inteira, mas precisamos examinar determinados detalhes só quando um problema persiste de vida em vida."; Dra. Helen Wambach, psicóloga, que fez regredir mais de mil pacientes a vidas passadas e autora de "Recordando Vidas Passadas"; Paulo Coelho, mago, católico, autor de importantes obras, com cerca de 15 milhões de exemplares vendidos em vários países, sendo as principais "O Alquimista"e o "Monte Cinco"; Zachary Lansdowne, mestre em quatro universidades americanas e autor de várias obras de ocultismo; Joel L. Whitton, catedrático da Universidade de Toronto, Canadá, juntamente com Joe Fischer, é autor de "Vida, Transição, Vida"; Trigueirinho, grande autor esotérico, com mais de sessenta obras publicadas; Dr.Bruce Goldberg, mestre em Psicologia, no Loyola College, Estados Unidos e autor de "Vidas Passadas, Vidas Futuras"; Paul Lê Cour, famoso teólogo francês e autor do "Evangelho Esotérico de São João"; William Walker Arkinson, autor de "A Reencarnação e a lei do Carma" e um sério pesquisador americano de religiões; Mona Rolf, mística irlandesa e autora de "Os Ciclos da Reencarnação"; Brian L. Weiss, autor de "Muitas Vidas, Muitos Mestres" e "Só o Amor é Real" e um dos mais importantes terapeutas de vidas passadas. Conferencista internacional; Patrick Drouot, francês residente nos Estados Unidos, físico e parapsicólogo, autor de várias obras, dentre elas "Reencarnação e Imortalidade"; Thorwald Dethlefsen, da Universidade de Munique, Alemnaha e autor de "Desafio do Destino"e "A Regressão a Vidas Passadas como Método de Cura"; Jean Prieur, escritor francês e pesquisador de religiões. Autor de "O Mistério do Eterno Retorno"; Alice A. Bailey, inglesa e autora de muitas obras ocultistas, entre elas "O Reaparecimento de Cristo" e "Do Intelecto à Intuição"; John Algeo, teósofo americano e autor de "Investigando a Reencarnação"; John Van Auken, americano, pesquisador de ensinamentos secretos; Hermínio C. Miranda, destacado autor espírita e orador mediúnico; Frederico, o Grande, declarou: "Talvez eu não seja rei em minha vida futura, mas tanto melhor: continuarei a viver uma vida ativa e, ainda por cima, colherei menos ingratidão"; Cícero, notável gênio da Literatura Latina, disse entre outras coisas sobre a reencarnação: "Outro forte indício de que os homens sabem a maioria das coisas antes do nascimento é que, quando crianças, aprendem fatos com enorme rapidez, o que demonstra que não os estão aprendendo pela primeira vez, e sim, relembrando-os..."; Walt Whitman, que nos deixou este texto: "Sei que sou imortal. Sem dúvida já morri antes mil vezes. Rio-me daquilo que chamam de dissolução e conheço a amplitude do tempo"; Emerson, famoso filósofo americano e fundador do Transcendentalismo, disse: "O segredo do mundo é que tudo subsiste, nada morre, apenas desaparece da vida durante algum tempo, para surgir outra vez."; John Milton, célebre poeta inglês do séc.XVII, que as vezes misturava poesia com misticismo, disse em uma de suas poesias: "Foste tu aquela donzela que, certa vez, abandonou a Terra que detestavas, e agora voltas para visitar-nos novamente?"; Ovídio, também um gênio da Literatura Latina e autor de "Metamorfose", disse: "Nada perece, embora tudo se mude cá na Terra; as almas vêm e vão incessantemente em formas visíveis"; Virgílio, outro grande vulto das letras latinas, amigo de Ovídio e Horácio, escreveu este bonito pensamento reencarnacionista: "Depois da morte, as almas entram nos campos Elísios, ou no Tártaro, e ali encontram o prêmio ou o castigo de suas ações, praticadas durante a vida"; Mahandas K.Gandhi, grande sábio da Índia, disse: "Acreditando, como acredito na teoria do renascimento, vivo na esperança de que, se não nesta vida atual, em outra vida eu possa abraçar toda a humanidade em um amplexo amigo"; Victor Hugo, célebre vulto da Literatura Francesa; Henry David Thoreau, que afirma: "Durante toda a minha vida, referi-me subconscientemente a experiências que tive em existências anteriores"; Platão, grande filósofo, deixou em "A República" este texto: "Saiba que, se te tornares pior, irás para as piores almas e, se melhor, para as melhores almas; e em cada sucessão de vida e morte, farás e sofrerás o que semelhantes devem , apropriadamente, sofrer em mãos de semelhantes"; Albert Einstein, ilustre físico, disse que "Deus não se envolve com os nossos pecados castigando-nos, e que seu Deus não era judeu nem cristão, nos moldes do pensamento ocidental"; Leonardo Da Vinci, outro gênio, deixou-nos esta frase: "Lê-me, leitor, se encontra prazer em ler-me, porque muito raramente eu voltarei a Este mundo"; Schopenhauer, grande filósofo alemão e estudiosao da filosofia hindu, inclinou-se perante a tese do renascimento; Fichte, respeitado filósofo alemão e discípulo de Kant; Herder, também filósofo da pátria de Goethe, reencarnacionista e autor da célebre obra "A Filosofia da História da Humanidade"; Helmont, cientista belga, médico, químico, descobridor do suco gástrico. Autor de "De Revotione Animarum"; Helena Petrovna Blavasty, fundadora da Sociedade Teosófica e autora de "A Doputrina Secreta"; Bannerjee, parapsicólogo, escritor e catedrático da Universidade de Nova Delhi, Índia; Paul Brunton, considerado o maior sábio inglês do século passado, ocultista e pesquisador de religiões e autor de "A Índia Secreta", "O Egito Secreto" e "A Crise Espiritual do Homem e Idéias em Perspectivas"; Annie Besan, autora de vários livros de ocultismo, tendo sido presidente internacional da Sociedade Teosófica e a maior oradora feminina da primeira metade do séc. XX; Roudolf Steiner, um dos maiores sábios de todos os tempos da Alemanha (e seu seguidor Waldorf, com a ciência e pedagogia antroposóficas); René Guénon, sábio francês de renome internacional na área espiritualista; Dostoievsky, famoso escritor, filósofo e teólogo russo, conhecido universalmente; Tolstoi, também russo da literatura universal, filósofo, moralista e membro do cristianismo primitivo e autor do livro "Ressurreição"; Pasternak, escritor russo, Prêmio Nobel de Literatura; Henry Ford, criador da indústria automobilística. Segundo ele, "Os gênios são almas mais velhas"; H. Spencer Lewis, Primeiro Imperator para o atual ciclo Rosacruz, autor de inúmeras obras esotéricas, defendeu com muita convicção a teoria da reencarnação; Carl G. Jung, gênio da Psicologia, foi discreto em sua posição reencarnacionista, tendo em vista tantos preconceitos contra a reencarnação existente em sua época. Em sua obra "Memórias, Sonhos e Reflexões" fica evidenciado essa preocupação do autor; J.G.Bennet, filósofo, matemático e físico inglês e autor de "O Eneagrama"; George Harrison, ex-beatle; Napoleão Bonaparte, que acreditava ser reencarnação de Carlos Magno; Roger J. Woolger, destacado psicoterapeuta americano e autor de "As várias Vidas da Alma"; Ken Wilber, outro "peso- pesado mundial da Psicologia moderna e autor de "Espectro da Consciência"; Isac Bashevis Singer, Prêmio Nobel; J.D. Sallinger; Herman Hesse, Prêmio Nobel de Literatura; John Adams, que foi Presidente dos Estados Unidos; Eric Erison; Estanislav Grof, destacada autoridade sobre a mente, conferencista internacional e autor de "A Mente Holotrópica"; David Hume, filósofo e historiador inglês do século XVIII, criador da filosofia fenomenista e autor de ensaios sobre o entendimento humano; Alexandre Dumas, popular e fecundo romancista francês do século XIX; Dr.Jayme Romeo Rossler, autor de "A Origem Genética da Alma"; Salvador Dali, célebre pintor espanhol; Thomas Edison, o maior gênio inventor da história. Coube a ele a invenção da lâmpada, do disco, do gramofone e mais de outras mil invenções; Giuseppe Mazini; Sir Arthur Conan Doyle; Marie Corelli; David Lloyd George, Primeiro Ministro Britânico; Richard Wagner; Dante Gabriele Rossetti; Campanella; George Gamistus; Freud, que disse: "Repetimos vidas após vidas os fracassos, atraímos os mesmos amantes ou cônjuges que ferem e traem, os pais que oprimem e tiranizam...".

A lista não teria aqui chegado ao fim. No entanto, citar algumas centenas de nomes seria muito cansativo para meus leitores, que certamente hão de entender com a alma sincera os grandes princípios da doutrina da Reencarnação, que é milenar e sempiterna.

Figuras Misteriosas

O Jornal Tribuna do Povo, intensificou, durante mais de um mês, por meio de sites especializados em misticismo e outros, pesquisas e buscas incessantes, no sentido de elucidar um fenômeno que ocorria na cidade de Mundo Novo, especificamente sobre a confecção de figuras misteriosas pela médium Deise Lemos. Explicação, ao menos plausível, do que pode estar ocasionando o surgimento das estranhas gravuras, tem sido a constante preocupação de Deise, que protagoniza o fenômeno há três anos, e busca uma elucidação para o caso, que segundo informa, tem influência de quatro espíritos distintos, o que inclusive, resulta em uma diversidade de estilos e temas impressionantes.

Tudo teve início, quando em um intervalo de apenas seis meses, seu casal de filhos faleceu. Movida por uma profunda tristeza, ela teria em oração, implorado a Deus para que apontasse uma solução para seu caso. Alguns dias depois, quando estava em seu serviço, ouviu uma voz, determinando que ela pegasse um lápis e rabiscasse num papel. Como não dispunha de lápis no momento, ela se apossou de um carimbo e o esfregou em uma folha em branco e para seu espanto, viu surgir dalí uma face humana. Daquele dia para cá, vozes a acordam no meio da noite, e assim, fica horas, passando lápis e giz de cera sobre o papel e vê aparecer misteriosamente figuras humanas, de animais e várias outras, para as quais não tem encontrado explicação convincente.

Dependendo da pessoa ou do ângulo que se olha, as figuras variam, dando a nítida impressão de tratar-se de arte abstrata. Vasos com pessoas dentro e até mesmo caixões funerários constam do rol de trabalhos artísticos. Entre os mais de dois mil e quinhentos desenhos, alguns que lembram o Egito Antigo, fundem-se com as formas arredondadas do cubismo de Pablo Picasso, e ao mesmo tempo, dão a impressão, de haver uma certa influência de Tarsila do Amaral, já que partes do corpo humano, especialmente olhos e pés, são freqüentemente abordados.

Através de técnicas simples e rústicas, Deise colore as gravuras. Para pintar algumas, ela utilizou uma bucha de banho, enquanto em outras, a tinta é espalhada pelo desenho com os próprios dedos. O resultado é um misto de beleza e mistério.

A médium diz que além de buscar ajuda para saber o significado de seus desenhos, planeja obter auxílio para transferi-los a telas e doar o dinheiro arrecadado com a venda das obras, para instituições de caridade, especialmente para aquelas que auxiliam os portadores de câncer, já que foi este o mal que fez com que sua filha desencarnasse.

Após algum tempo de espera, alguns pareceres são emitidos sobre o caso, que nossos leitores podem analisar, e desta forma, aceitar ou não os argumentos de pessoas e instituições. os coordenadores da Divisão de Ensino e Instrução da Antiga e Mística Ordem Rosacruz-Amorc, Paulo Roberto da Costa e Osvaldo Muhlmann Júnior, que analisaram matérias jornalísticas e figuras confeccionadas por Deise, dizem que a resposta para o caso está no subconsciente da enfermeira.

No entendimento dos dois oficiais da Grande Loja, que possuem amplos conhecimentos metafísicos, “a influência de espíritos na confecção das gravuras estaria descartada, ao afirmarem que muitas pessoas têm experiências incomuns, de natureza psíquica, mesmo sem terem provocado tais ocorrências. Justifica-se isto, diante do fato de que as faculdades psíquicas do Ser podem se manifestar espontaneamente, sem que a pessoa possa controlá-la. Torna-se necessário então, que ela aprenda a ter domínio sobre as leis que regem o funcionamento desta faculdade e as use em seu próprio beneficio e em prol do próximo. A AMORC caracteriza tal acontecimento como paranormalismo e antecipa que este tipo de assunto, por mais sensacional ou impressionante que seja, não lhe desperta interesse. Mesmo assim, reafirma que é fundamental que tal “poder”, seja usado para auxiliar os necessitados.

Os Instrutores pedem ainda que seja levado em consideração, o fato de que nossa mente funciona nos níveis objetivo, cerebral e subconsciente. No nível objetivo, nossa percepção depende de órgãos receptores físicos (olhos,ouvidos, etc...). Enquanto que no nível subconsciente, ela transcende esses sensores físicos e é, portanto, ilimitada. Eles afirmam ainda que os paranormais, não têm percepção sensorial diferente dos demais seres humanos, porém, sua percepção subconsciente, por algum motivo, manifesta-se espontaneamente. O caráter sensorial desta manifestação se deve a que os sentidos físicos correspondem aos que denominamos de sentido psíquico, próprio da fase subconsciente de nossa mente. A audição extraordinária das pessoas paranormais não é física, mas sim psíquica.”

Nenhum comentário: