Cheguei e olhei a fila. Estava grande. Gripe, catapora, conjuntivite, mais gripe, outra gripe... Decidi aliviar um pouco, atender alguns e deixar o café para depois.
- Doutor, tipo assim, vim aqui porque há muito tempo estou com uma queimação no estômago. Já fiz um monte de endoscopias, ultrassonografias e até uma tomografia. Nenhum exame mostrou qualquer coisa errada, mas eu estou sempre com essa gastrite nervosa crônica. Mas se Deus quiser vou conseguir me livrar dela – e eu sei que Ele quer!
- Certo, gastrite nervosa. E você se acha mesmo nervosa, ansiosa...?
É, um pouco.
O que é isso, não seja modesta... “um pouco”?
Ela torceu os lábios.
- Falando sério – prossegui -, acredito que você esteja passando por uma fase mais pesada que o habitual. Muitas responsabilidades, muitas cobranças, o tempo sempre curto... apesar de todo o seu esforço, permanece aquela sensação de que está nadando contra a corrente, de que ninguém lhe entende ou lhe dá o devido valor, e que nada do que fez adiantou coisa alguma. Para completar, tem esse bolo na garganta, essa queimação no estômago que só faz atrapalhar mais ainda...
- Puxa, doutor! É isso! Tem uma bola de cristal escondida aí, é?
Que nada. Mas olha, minha filha, quase 15 anos depois de ter sentado deste lado da mesa, posso lhe dizer que existe uma coisa que me ajudou mais na compreensão do ser humano do que todos os meus livros de medicina juntos.
- Sério? O quê?
- O horóscopo!
Horóscopo? O senhor acredita em horóscopo? – ela perguntou, animando-se com a perspectiva de uma abordagem mais holística para sua gastrite.
- Eu? Nunca. Mas sucesso do horóscopo mostra bem como funcionam nossas angústias e aspirações.
Hum?
- O que um horóscopo está dizendo é que, apesar do mundo possuir mais de 6 bilhões de pessoas espalhadas de modo aleatório em diferentes culturas, profissões, religiões e opções sexuais, todos estes 6 bilhões de indivíduos compartilham diariamente um conjunto limitado de 12 sortes bem determinadas.
or mais incrível que possa parecer, para determinar a qual desses 12 grupos você pertence, só é preciso saber em que ponto nosso pequeno planeta se encontrava contornando a estrela mais próxima no momento em que você nasceu e.. pronto! Você acaba de ganhar um signo!
Extraordinariamente, cada um destes 12 signos recebe um co-gerenciamento telecinético de outras partículas de poeira e gás que se movem em elipses em torno da mesma estrela local. Em outras palavras, a emanação exotérica emitida por um planeta no momento do seu nascimento determinará se, hoje, você irá encontrar seu grande amor ou simplesmente pisar no recado que o intestino grosso de um vira-lata deixou na calçada. Está tudo ali, escrito no horóscopo com a tinta das estrelas.
Quando percebi o número inacreditável de pessoas que conferem seus horóscopos ou confiam em formas similares de previsão da sorte, compreendi que nossas esperanças e fraquezas são tão padronizadas que toda essa tolice de raças, fronteiras e nações é pura balela. Os problemas e as moléstias serão sempre os mesmos, porque as pessoas serão sempre as mesmas. Apenas se acham diferentes.
Somos premiados pela improbabilidade estatística da concepção e o que fazemos? Reclamamos da dificuldade que é tocar a vida em frente. Por eras e eras, multidões vêm se voltando para os céus e implorando por saúde e prosperidade para si e seus entes queridos. Que tal romper esse cartel e pedir apenas o fim da pedofilia e da violência doméstica para completos estranhos?
Se você tem um canal de comunicação tão bom com o Criador a ponto d’Ele deixar de lado a manutenção de toda uma galáxia e o salvamento de crianças com leucemia para vir solucionar sua gastrite, porque então você não começa a pedir coisas de maior relevância para seus outros irmãos seres vivos? Faça valer o peso de seu lobby! Eu e o resto da humanidade contamos com você.
O fato é que uma gastrite puramente nervosa raramente é nervosa. Ela é no máximo estúpida ou excessivamente crédula, o que dá quase no mesmo e caracteriza bem a sofisticação de raciocínio típica de nossa espécie.
O nervosismo não causa gastrite. A cegueira, sim, causa gastrite – e a maioria das doenças que assolam o mundo. Cegueira de quem tem 2 olhos e não percebe nem metade do que existe. Cegueira por andar sempre ao lado do caminho mais correto e não ter a coragem de enxergá-lo. Cegueira por receber a dádiva da existência e não extrair dela qualquer doçura ou sabedoria, apenas ansiedade e suco gástrico.
ou fazer o seguinte: vou passar um remédio para sua gastrite, mas leve aqui também um encaminhamento para o oftalmologista. É bem possível que um dos dois resolva seu problema. Se não resolver, você pode tatear o caminho de volta.
Acho que ela não entendeu lhufas. E fui tomar um café com pão de queijo.
(© Dr. Alessandro Loiola)

Nenhum comentário:
Postar um comentário