domingo, 24 de novembro de 2013

Artigo: A Esperança - A/01370


 A Esperança

A Esperança, esta bela palavra não deve significar  simplesmente uma estagnação.  A palavra contém certa inércia por parte dos esperançosos, mas a Esperança deveria estar sempre ligada diretamente à Fé, à Coragem, à Perseverança, visto que tudo isso está  diretamente ligado ao movimento, ação com atitude de ver realizado aquilo que desejamos.

É necessário que a pessoa humana alimente uma esperança que muitas vezes sabe  não ser real, podendo ser confundida com a ilusão, da qual muitos ainda se tornam reféns. O Criador não possui bancos e nem contas correntes abertas com altos saldos para pagar as dividas de ninguém, muito menos deu a quem quer que seja o direito de buscar dividas que não possam ser pagas, desejos que não podem sustentar, ostentações que não são capazes de manter, e assim por diante.

Campeia em toda parte a doce ilusão nos corações, quando a maioria das pessoas quer o tão sonhado prêmio da mega-sena, mas não poupam nada para ter um final de ano farto. Poucas pessoas sabem usar corretamente o dinheiro, evitando viver na dependência dos outros. É preciso que o equilíbrio seja colocado em prática na vida quotidiana de quem quer que seja, e só assim, todos poderão realizar suas conquistas, como a aquisição de um carro, da casa própria e de outros bens, dentro de um planejamento familiar.

A relação custo beneficio de tudo que a pessoa tem reside na forma de conduzir bem a vida. A Esperança não significa apenas  esperar que todos os desejos de consumo caiam do céu, e sim alimentar as mentes com as ações positivas que levam o ser humano a conquistar seus objetivos, correndo atrás das coisas com o coração alegre e pensamentos de felicidade.
Então, a esperança jamais pode ser o motivo ou a razão principal para alguém cruzar os braços,  mas a esperança deve ser uma  fonte de alimentação para chegar onde se quer chegar, de forma vitoriosa.  De nada adiantaria, alguém ter a vontade de se tornar  médico, mas não se dedicar nos estudos, ou simplesmente não se inscrever num vestibular para o curso.

É preciso que haja esforço pessoal e muita determinação para que as muitas etapas da vida sejam superadas. É importante que tenha a  capacidade de entender as mudanças que surgem pelo caminho, que permitirão assumir na vida os postos desejados no contexto da esperança. Porque tudo isso vem e não estando preparado para receber, ou escondê-lo com avareza sem usa-lo com sabedoria, o próprio Universo que conspira a favor dos bons propósitos, há de negar os favores desejados sem o devido preparo.
É preciso que cada um saiba que se não fizer a sua parte, Deus não fará a dEle. Deus vai ajudá-lo, mas você precisará se esforçar e fazer a sua parte, sempre da melhor forma possível. A mudança começa em nós mesmos, em nossas mentes e com  atitudes positivas. O homem precisa carregar a sua própria cruz, nem que seja muito pesada, para ao final da luta, conquistar a merecida vitória.

Alimente-se, então, da genuína esperança, lutando, se esforçando para uma vida melhor. É necessário que todos nós sejamos o exemplo da verdadeira mudança, que gera a grande esperança, que pode nos conduzir a patamares que nem imaginávamos. Sejamos, pois, fiéis aos princípios da Fé e da Esperança, mas nunca devemos abandonar a luta do Dia-a-Dia, que nos fará mais que vencedores. (JLA)

Nenhum comentário: