quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Artigo: O Purgatório - A/01692

O Purgatório é Doutrina Bíblica?


O purgatório não está na Bíblia, foi criado pelo catolicismo para resolver um problema teológico: a salvação. O purgatório para eles seria uma região no Além, onde estagiam as almas que, embora arrependidas e “na graça de Deus”, ou seja, por se submeterem a sacramentos religiosos como batismo, crisma e outros, não são suficientemente puras para se elevarem ao Céu, nem tão ruins para merecerem o inferno. Morrem abençoadas, mas não perdoadas. Em torno dessa ideia central criou-se toda uma mitologia, com crendices que circulou durante a Idade Média, servindo de instrumento para exploração da ingenuidade popular.

Como o catolicismo pregava que aquele que fosse para o inferno de lá não sairia mais, o purgatório seria a região onde os, nem tão bons e nem tão ruins, teriam a chance de ser julgados para ver se iriam para o céu ou para o inferno. E o critério para este julgamento estava nas mãos dos parentes aqui na Terra.
Assim foi criado a Doutrina das Indulgências que permitia às famílias abastadas promover a transferência de seus mortos do purgatório para o céu, mediante a doação de largas somas de dinheiro às organizações religiosas. Quem adquirisse “relíquias” (supostamente parte do corpo de um santo – osso, dente, cabelos, unhas – ou qualquer objeto que tenha usado ou que tocou seu cadáver), compradas a peso de ouro, o efeito seria mais seguro. As “relíquias” prestavam-se a vergonhosas fraudes. Como poderiam os fiéis saber se eram autênticos pedaços da cruz onde foi sacrificado Jesus, os cabelos de Pedro, as sandálias de Paulo ou as pedras que imolaram Estevão?

No folclore religioso existe até mesmo a ideia de que é interessante pedir ajuda às almas do purgatório para resolver nossas dificuldades, pois estas estariam sempre dispostas a nos ajudar, a fim de acumularem méritos suficientes para se livrarem de suas penas. As “penas eternas” são uma aberração teológica incompatível com a justiça e a misericórdia de Deus.

No entendimento do teólogo Richard Simonetti “Se o arrependimento no momento da morte livra o indivíduo do inferno, levando-o ao purgatório, por que Deus não perdoaria os impenitentes que encontram-se no inferno? Afinal, a experiência demonstra que, ante sofrimentos prolongados, mesmo os indivíduos mais rebeldes acabam modificando suas disposições.”



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