Saiba Mais...
O que vem a ser aquecimento global?
Termo atual e bastante comentado que é o aquecimento global, resulta do lançamento excessivo de gases de efeito estufa (GEEs), sobretudo o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de “placa” cada dia mais espesso e que torna o planeta cada vez mais quente, não permitindo a saída da radiação solar.
O que é efeito estufa?
O efeito estufa é um fenômeno natural e necessário para manter o planeta aquecido. Só assim é possível a vida na Terra. O problema é que, ao lançar muitos gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera, o planeta se torna quente cada vez mais, podendo levar à extinção da vida na terra, causado por excesso do uso de agrotóxicos, combustíveis fosseis e práticas agrícolas desenfreadas além do lixo doméstico e urbano.
Quais as causas das mudanças climáticas?
As mudanças climáticas, sinônimo de aquecimento global, acontecem quando são lançados mais gases de efeito estufa (GEEs) do que as áreas verdes e os oceanos são capazes de absorver.
Quais os efeitos do aquecimento global?
Várias são as conseqüências do aquecimento global. Algumas delas podem ser sentidas em diferentes partes do planeta como o aumento da intensidade de eventos de extremos climáticos (furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca ou deslizamentos de terra). Além disso, os cientistas já observam o aumento do nível do mar por causa do derretimento das calotas polares e aumento da temperatura média do planeta em 0,8º C desde a Revolução Industrial. Acima de 2º C, efeitos potencialmente catastróficos poderiam acontecer, comprometendo seriamente os esforços de desenvolvimento socioeconômico dos países.
Quais as soluções para combater
o aumento do efeito estufa?
Existem várias maneiras de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa. Diminuir o desmatamento, incentivar o uso de energias renováveis não-convencionais, eficiência energética e a reciclagem de materiais, além de melhorar o transporte público, são ótimas possibilidades.
O que é MDL?
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é um instrumento criado para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa. Mas, para compreender melhor o que isso significa é preciso voltar ao ano de 1997, quando a comunidade internacional fechou um acordo para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, o Protocolo de Quioto. Neste mecanismo da Convenção do Clima, os países desenvolvidos têm até 2012 para reduzir suas emissões em 5,2% tomando como base o ano de 1990. Além de cortar localmente suas emissões, os países desenvolvidos podem também comprar uma parcela de suas metas em créditos de carbono gerados em projetos em outros países. A implantação conjunta garante créditos obtidos de países desenvolvidos e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) permite que estes créditos venham de países em desenvolvimento, como o Brasil. No Estado (MS) algumas iniciativas tem tido destaque e estão relacionados a atividade de suinocultura e usinas de açúcar e álcool além de usinas de energia renovável ( Hidroelétricas). Os projetos aprovados e implantados no Brasil constam no site do Ministério da Ciência e Tecnologia www.mct.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário