quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Viagem de Férias - Cachoeiro de Itapemirim

Cidade de Cachoeiro de Itapemirim
Durante todo o dia 14 de janeiro de 2009, fomos visitar algumas cidades no sul do Estado do Espírito Santo. Eu, o cunhado Áureo Coelho e a esposa Nely Keller Coelho, o cunhado Hermógenes e a minha esposa Luzimar. Chegamos a Cachoeiro do Itapemirim, importante cidade localizada às margens do Rio Itapemirim, que deu origem ao seu nome. Fomos a uma panificadora, fizemos algumas fotos e conhecemos um pouco sobre o folclore do cantor Roberto Carlos. Dali, fomos à histórica Mimoso do Sul, onde almoçamos e visitamos parentes e antigos moradores. Voltando, passamos por algumas localidades, dentre elas: Iconha, Anchieta, Nova Guarapari, com localização privilegiada e paisagens que enchem a vista do visitante.


As Controvérsias sobre

a Terra Natal do Rei
As Controvérsias
De acordo com a biografia oficial, o cantor Roberto Carlos nasceu na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no dia 19 de abril de 1941. Morou numa casa modesta, tendo iniciado sua vida de cantor numa rádio local, em programas dominicais, com o incentivo de sua mãe, a costureira Laura Moreira. Consta que seu pai foi o relojoeiro Robertino Braga. Segundo moradores de Cachoeiro, existe ali um memorial com alguns pertences de Roberto. Contam também que a cidade quis fazer-lhe uma homenagem, organizando uma festa, mas ele não compareceu.
Há controvérsias sobre a terra natal do cantor, apesar dessa informação conhecida de todos os seus fãs.
Outra vertente, com ampla justificativa, informa que Roberto Carlos nasceu e passou boa parte de sua infância na histórica Mimoso do Sul, onde deu os primeiros passos em sua carreira artística. Antigos moradores dizem com todas as letras que o rei nasceu na localidade denominada São Bento, no então distrito de Santo Antônio de Muqui. Ainda nos primórdios, o cantor fazia shows em Mimoso do Sul, quando numa de suas apresentações em praça pública, o presidente da festa, Nelson Motta, teria realizado uma campanha para a aquisição da primeira perna mecânica de Roberto. “foi passado o chapéu entre as pessoas presentes”, comenta um pioneiro da cidade. A partir desse evento, o cantor, que sempre foi dono da mais bela voz, distanciou-se, sem jamais fazer qualquer alusão a Mimoso do Sul. Alguns entendem que esse gesto talvez seja pelo seu orgulho pessoal, ou quem sabe por motivos outros, ainda desconhecidos. Sua mãe Laura, a Lady Laura vivia na cidade, e o tenente de patente comprada, chamado Elias Assad, teria sido o seu genitor, segundo relato de mimosenses. O filho desse tenente, que levava o mesmo nome do pai, possuía todas as características de Roberto Carlos. É do conhecimento dos habitantes mais antigos que era comum ver o pequeno cantor andando nas ruas de Mimoso do Sul, pois passava um bom tempo na casa da tia Ninica que ficava na rua Dr.José Monteiro da Silva, conhecida como rua da Pratinha.


O Exemplo de Stênio Garcia

Bem diferente de Roberto Carlos, o consagrado ator Stênio Garcia, que nasceu no distrito de Dona América, tem conservado uma postura honrosa. Sempre que pode, comparece à pequena comunidade, bem como á cidade de Mimoso do Sul, para rever amigos e parentes, mantendo a sua forma muito original, apesar de sua condição de ator estrelado. A fama não mudou o seu jeito de ser, enquanto o rei prefere omitir a sua história de menino pobre da cidade capixaba.



Nenhum comentário: