segunda-feira, 29 de março de 2010

Artigo: Princípios da Maçonaria - A/0774

PRINCÍPIOS
· Origem; Causa primária; Razão fundamental
· O que serve de base para alguma coisa;
· Regra, lei, ditame moral, preceito;
· Regras de conduta, maneira de ver.

Princípios são elementos ou essências originais, as diferenciações elementais sobre e das quais formam-se todas as coisas, ou seja, é aquilo, donde de algum modo, uma coisa procede quanto ao ser, ao acontecer ou ao conhecer.

PRINCÍPIOS DA MAÇONARIA


Liberdade
Palavra que encerra o senso de direitos humanos e a isenção que se busca dos maçons para as superstições, vícios e servidões.

Comentário:
Falamos da liberdade de consciência e, portanto, de opinião, que deve ser irrestrita. A liberdade não deve ser entendida com licenciosidade ou desregramento. Representa a condição do homem de tomar sua decisão dentro de um leque de opções, não o desobrigando de assumir as responsabilidades da decisão tomada. A liberdade de ação está limitada pela liberdade alheia, pois a liberdade de um indivíduo não pode ferir os direitos de outrem. Em suma, liberdade é uma condição de uma pessoa poder dispor de si.

Igualdade
Nivelamento natural entre os homens, reconhecendo os mesmos direitos e conseqüentemente imputando os mesmos deveres.

Comentário:
A igualdade deve ser entendida como igualdade de direitos em igualdade de condições. Pressupõe que os maçons são iguais, independentemente da distinção de castas, raças ou grupos sociais. A igualdade, portanto não é um nivelamento puro e simples dos indivíduos, pois estes diferem entre si pelo seu valor, decorrente das qualidades pessoais.

Fraternidade
Reconhecimento sincero dos maçons como irmãos entre si.

Comentário:
A fraternidade é a expressão do amor ao próximo e da solidariedade humana.
A fraternidade recorda a tolerância, que é a convivência sem oposição de um para outro. Sob a luz da fraternidade é que se elevam Templos à Verdade e à Virtude e se há de combater e destruir os castelos da Mentira e dos Vícios.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO R\E\A\A\
Existência de um princípio Criador - G\A\D\U\

Comentário:
A crença em Deus pressupõe a existência de um conjunto de princípios, regras e ditames, pelos quais se governa uma pessoa. Esta crença é exigida para elevar o homem aos próprios olhos e torná-lo digno de sua missão sobre a Terra.

Investigação da verdade sem limitação.

Comentário:
Busca a igualdade ou conformidade entre a inteligência (conhecimento) e o ser, e, em sentido mais elevado, uma completa interpretação de inteligência e ser, de forma a buscar o crescimento interior e como resultado, promover o bem estar da Humanidade.
Acesso de pessoas de todas as crenças, raças e convicções políticas, desde que livre e de bons costumes.

Comentário:
Busca a aplicação de um dos princípios da maçonaria, a Igualdade.
Proibição nas oficinas de toda e qualquer discussão sobre matéria político-partidária e sectário-religiosa.
Comentário:
A discussão de matéria político-partidária ou sectário-religiosa, poderá fazer com que a emoção se sobreponha à razão, criando uma incompatibilidade com os princípios maçônicos.

Combate à ignorância em todas as modalidades.
Comentário:
A ignorância é a carência do necessário conhecimento do valor moral de uma ação, e principalmente da lei.

Obediência às leis do país.
Comentário:
A obediência às leis do país, possibilita um trabalho crescente para garantir a indispensável harmonia que deverá predominar na sociedade.

Viver sobre os ditames da honra.
Comentário:
Viver sob os ditames da honra é garantir a prevalência da probidade moral, a honorabilidade e a honradez, que é o sinal exterior do reconhecimento de alguma preeminência, manifestando alto apreço, que pode ser traduzido por respeito.

Praticar a justiça.
Comentário:
O objetivo é chegar, pelo livre e pacífico progresso, a uma fórmula e modelo de eterna e universal justiça, segundo a qual, todo ser humano possa desenvolver livremente as faculdades de que esteja dotado e possa vir a concorrer cordialmente e com todas as forças para a comum felicidade dos seres humanos, de sorte que a Humanidade venha a ser uma só Família de Irmãos unidos pelo afeto, pela cultura e pelo trabalho.

Amar o próximo.
Comentário:
Embora a maçonaria não seja uma religião, tem por doutrina “AMA TEU PRÓXIMO”, incentivando desta forma que sejam seguidas as aspirações da consciência.
O amor não pode ser isolado ou separado, pois se o maçom não tiver o amor dentro si mesmo, não poderá amar a DEUS e ao próximo.
Trabalhar incessantemente pela felicidade do gênero humano, buscando a sua emancipação progressiva e pacífica.

Comentário:
A prática constante da justiça, a busca da verdade, e o direcionamento de sua vivência para o bem, utilizando os dons da Inteligência, da Vontade e da Liberdade, em toda a sua potencialidade, conduzem, dentro dos princípios de uma moral sadia e pura, ao aperfeiçoamento do caráter, buscando diminuir as dificuldades existentes na vida profana, emancipando o homem e levando o progresso para a humanidade.

PRINCÍPIOS DA G\L\P\
a crença em Deus, a quem, em respeito a todas as religiões, denomina GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO;
Comentário:
Princípio fundamentado no 19o Landmark;
o sigilo;
Comentário:
Princípio fundamentado no 23o Landmark;
o Simbolismo da Maçonaria Operativa;
Comentário:
Para facilitar a assimilação da doutrina maçônica, bem como para inspirar conceitos mais amplos, os ensinamentos são transmitidos por símbolos, de forma que cada maçom, possa buscar sua própria evolução, e à medida que vai evoluindo, encontrará horizontes mais amplos, formando uma integração evolutiva no conceito universal;
a divisão da Maçonaria nos três graus universalmente adotada: Aprendiz, Companheiro e Mestre;
Comentário:
Princípio fundamentado no 2o Landmark;
a lenda do Terceiro Grau, ou de H\A\;
Comentário:
Princípio fundamentado no 3o Landmark;
só iniciar homens;
Comentário:
Princípio fundamentado na regulamentação da Grande Loja Unida da Inglaterra, para reconhecimento de uma potência simbólica.
a caridade, a beneficência e a educação como principais fins de combate à ignorância e ao erro em todas suas manifestações;
Comentário:
A ignorância é a mãe de todos os vícios.
O combate à ignorância e ao erro, juntamente com o combate ao fanatismo e à superstição se constituem em grandes feitos da maçonaria, pois estes são os flagelos causadores de todos os males que afligem a humanidade e entravam o progresso.
Contrapondo-se à ignorância, vem a sabedoria, cujos princípios são a tolerância, o amor fraternal e o respeito a si mesmo.
a proibição formal e expressa de toda e qualquer controvérsia política ou religiosa sectárias dentro de seus templos ou fora deles, em nome da Maçonaria; e,
Comentário:
A discussão política ou religiosa sectárias, se caracteriza pelo fanatismo. A exaltação fanática perverte a razão e conduz os insensatos a praticarem ações condenáveis, se constituindo desta forma, num dos maiores inimigos da felicidade dos povos.
o LIVRO DA LEI, o ESQUADRO e o COMPASSO, as TRÊS GRANDES LUZES emblemáticas da Maçonaria, estarão presentes em Loja e sobre o Altar dos Juramentos, durante os trabalhos, na forma e modo expressos nos Rituais.
Comentário:
O livro da Lei é um dos paramentos da Loja e sobreposto pelo esquadro e o compasso, se constitui num emblema da maçonaria. O livro da lei, pelos seus ensinamentos, simboliza a sabedoria, o esquadro representa a retidão do caráter e o compasso por sua vez, representa a justeza do trabalho maçônico.

(TRABALHO SOBRE PRINCÍPIOS
Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela de Umuarama nº 27)

Nenhum comentário: