quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tribuna Livre

LEQUE DE ALIANÇAS. Setembro foi um mês de muitas negociações políticas em Mundo Novo. Um verdadeiro leque de alianças está acontecendo, sob a batuta do prefeito Toninho da Importadora e de seus aliados. Além do PMDB, muitos outros partidos engrossam as fileiras em apoio à reeleição em nossa Admirável Mundo Novo. As lideranças estão sendo acomodadas em diversas siglas, de modo que, no ano de 2012, todos estejam afinados e falando a mesma língua. O Presidente do Legislativo, Tião Barbudo, ajuda a articular a aliança, com a convicção de que só se ganha eleição com união e muito trabalho.

HUMBERTO PARADO. O que não se vê ainda é a articulação do ex-prefeito e sua turma. O “homi” se enfiou no Paraguai e não é mais visto nas rodas políticas da cidade. Ou ele está muito confiante, ou então, não tem muito interesse na sucessão. Não se ouve falar nada sobre as candidaturas do PT, e muito menos como será formada a aliança para disputar o pleito no ano que vem. Humberto não é um nome desprezível, mas tem consciência de que eleição não é muito fácil, principalmente quando tem pouco apoio político e quase nada de estrutura, numa disputa desigual, quando dinheiro é muito importante.

BISPO EM JAPORÃ. Vanderlei Bispo confirmou que “tudo está pronto” e sua filiação ao PT é tida como certa, o que acontece nos próximos dias. Com isso, mais o apoio de companheiros fiéis, como Londres Machado (e talvez o Governador Puccinelli), o Agente Fazendário garante que será mesmo candidato à Prefeitura de Japorã. Para tanto, irá buscar o apoio do ex-prefeito Tiãozinho de Souza e do atual, Rubens Freire Marinho. Como bom articulador, Vanderlei Bispo está disposto a costurar acordos que lhe possibilitem Candidatura Única na cidade, onde teve a honra de morar, quando ainda criança. E diz: “Vai dar tudo certo!...”

PTB COMPLICADO. O PTB, que tem Salatiel na coordenação, ameaça “andar em faixa própria”, com Darci Pezenti na cabeça para prefeito. Todo mundo sabe que esse partido, que tem o vereador Quexada e outros nomes respeitáveis, terá dificuldade para ocupar uma possível terceira via, por falta de estrutura básica de campanha. Aliás falta tudo. Então, o mais cômodo mesmo é mais uma vez reeditar a aliança com o PT, oferecendo o candidato a vice, isso se o “Barbudo” não intransigir, com a pretensão de “olhando para o passado”, trazer de novo algum Folador, como fez na campanha de Baltasar. Ninguém engoliu a trapaça!

CONCURSO PARA PROFESSOR.Vi as normas para um concurso público para professor em MS. É uma lástima! O salário básico é pouco mais de 900 reais, e com outras vantagens, o mestre vai faturar por mês aproximadamente 1300 reais. Como podemos ver, é muito difícil ser professor neste País. Além de salário baixíssimo, o Educador terá que enfrentar situações inusitadas no dia-a-dia, mesmo com a qualificação exigida pelo Concurso Público. Então, diante desse quadro, torna-se muito mais fácil a pessoa filiar-se a um partido político e disputar as eleições. Assim, o Cidadão trabalha bem pouco, ganhando muito mais. Educação é mesmo um problema que ninguém quer resolver.

UMA PERGUNTINHA. Quem se habilita, neste momento de tanta complexidade na economia, arriscar um palpite sobre o novo turismo no Paraguai, com o baixo fluxo comercial verificado nestes dias?

Nenhum comentário: