sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sabedoria Popular

     A única maneira que alguém
tem para ser ouvido, é lançando
    um grito desumano, bem alto.

Sabedoria Popular

A sabedoria não é outra coisa
senão a ciência da felicidade.

Sabedoria Popular

           Precisamos aprender que toda vez
que decidimos algo com o coração aberto,
    normalmente tomamos a decisão certa.

Pensamento - IVCCCLXXII - 4372

"A cultura é um adorno na prosperidade
e um refúgio na adversidade." (Diógenes Laércio)

Pensamento - IVCCCLXXI - 4371

"Trabalhemos, não para ir contra o destino,
mas para ir na frente dele." (Friedrich Hebbel)

Pensamento - IVCCCLXX - 4370

"A amizade é semelhante a um bom café:
uma vez frio não se aquece sem perder
bastante do sabor original." (Immanuel Kant)

Gente Especial: Cazelli - Iguatemi

Esse amigo de Iguatemi aniversaria no dia 4 de outubro, recebendo os cumprimentos de amigos e familiares. A ele os parabéns da Equipe Tribuna do Povo.

A Bíblia Diz...

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." (Gálatas 5:13)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pensamento - IVCCCLXIX - 4369

               "Um Lindo Sabiá, canta escancarado na mangueira,
com um canto forte e prolongado, chamando com este gesto,
a sua amada, que logo vai chegar." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVCCCLXVIII - 4368

"A Verdade é sempre forte, não importa
quão fraca pareça, e a falsidade é sempre fraca,
não importa o quão forte pareça." (Phillips Brooks)

Pensamento - IVCCCLXVII - 4367

"Tudo o que poderia existir, já existe; nada mais pode ser criado, senão revelado." (Clarice Lispector)

Pensamento - IVCCCLXVI - 4366

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos
não é senão uma gota de água no mar. Mas
o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
 (Madre Teresa de Calcutá)

Júnias no PMDB

Professora Júnias filia-se ao PMDB
e aposta na Reeleição de Toninho

Ao ser convidada pela cúpula do PMDB, a Professora Júnias aceitou filiar-se ao Partido, por entender que esta é a melhor opção política no momento, quando as lideranças estão em busca de acomodação, com vista ao pleito eleitoral de 2012.

Na presença do Prefeito de todos os Mundonovenses, a Educadora, após assinar a ficha de filiação ao maior Partido do Brasil, disse que toma essa decisão, depois de avaliar o quadro sucessório do Município, acreditando que a cidade de Mundo Novo, onde ela exerce as suas atividades profissionais no Magistério, precisa crescer e se desenvolver muito mais.

Isso só é possível por meio de gestões compartilhadas, porque todos sabemos que o PMDB está presente em todos os setores produtivos do País, desde a base política, que é o Município, passando pela estrutura administrativa do Estado, e por último, em Brasília, onde o Partido costurou importante aliança, ajudando a governar esta Grande Nação.

Ao filiar-se ao PMDB, a Educadora, de certo modo, estaria também colocando o seu nome à disposição da Agremiação Partidária, para eventual participação nas eleições municipais do ano que vem. Por sua vez, o prefeito Antônio Cavalcante, elogiou a decisão de Júnias, que faz um bom trabalho em favor da Educação, e com certeza, seria um nome em potencial para ocupar uma vaga no Legislativo Municipal. O Presidente da Câmara, Sebastião Reis de Oliveira, um dos mentores desta ação política, deu as boas-vindas à Professora, cuja filiação ao seu PMDB, vai ajudar em muito na consolidação dos projetos políticos para 2012.

Pensamento - IVCCCLXV - 4365

"Às vezes, podemos aprender mais com os erros de alguém
do que com as suas virtudes." (Henry Wadsworth Longfellow)

Pensamento - IVCCCLXIV - 4364

"A armadilha do ódio é que ele nos prende muito
intimamente ao adversário." (Milan Kundera)

A Bíblia Diz...

"E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (Atos 16:30,31)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tribuna Livre

LEQUE DE ALIANÇAS. Setembro foi um mês de muitas negociações políticas em Mundo Novo. Um verdadeiro leque de alianças está acontecendo, sob a batuta do prefeito Toninho da Importadora e de seus aliados. Além do PMDB, muitos outros partidos engrossam as fileiras em apoio à reeleição em nossa Admirável Mundo Novo. As lideranças estão sendo acomodadas em diversas siglas, de modo que, no ano de 2012, todos estejam afinados e falando a mesma língua. O Presidente do Legislativo, Tião Barbudo, ajuda a articular a aliança, com a convicção de que só se ganha eleição com união e muito trabalho.

HUMBERTO PARADO. O que não se vê ainda é a articulação do ex-prefeito e sua turma. O “homi” se enfiou no Paraguai e não é mais visto nas rodas políticas da cidade. Ou ele está muito confiante, ou então, não tem muito interesse na sucessão. Não se ouve falar nada sobre as candidaturas do PT, e muito menos como será formada a aliança para disputar o pleito no ano que vem. Humberto não é um nome desprezível, mas tem consciência de que eleição não é muito fácil, principalmente quando tem pouco apoio político e quase nada de estrutura, numa disputa desigual, quando dinheiro é muito importante.

BISPO EM JAPORÃ. Vanderlei Bispo confirmou que “tudo está pronto” e sua filiação ao PT é tida como certa, o que acontece nos próximos dias. Com isso, mais o apoio de companheiros fiéis, como Londres Machado (e talvez o Governador Puccinelli), o Agente Fazendário garante que será mesmo candidato à Prefeitura de Japorã. Para tanto, irá buscar o apoio do ex-prefeito Tiãozinho de Souza e do atual, Rubens Freire Marinho. Como bom articulador, Vanderlei Bispo está disposto a costurar acordos que lhe possibilitem Candidatura Única na cidade, onde teve a honra de morar, quando ainda criança. E diz: “Vai dar tudo certo!...”

PTB COMPLICADO. O PTB, que tem Salatiel na coordenação, ameaça “andar em faixa própria”, com Darci Pezenti na cabeça para prefeito. Todo mundo sabe que esse partido, que tem o vereador Quexada e outros nomes respeitáveis, terá dificuldade para ocupar uma possível terceira via, por falta de estrutura básica de campanha. Aliás falta tudo. Então, o mais cômodo mesmo é mais uma vez reeditar a aliança com o PT, oferecendo o candidato a vice, isso se o “Barbudo” não intransigir, com a pretensão de “olhando para o passado”, trazer de novo algum Folador, como fez na campanha de Baltasar. Ninguém engoliu a trapaça!

CONCURSO PARA PROFESSOR.Vi as normas para um concurso público para professor em MS. É uma lástima! O salário básico é pouco mais de 900 reais, e com outras vantagens, o mestre vai faturar por mês aproximadamente 1300 reais. Como podemos ver, é muito difícil ser professor neste País. Além de salário baixíssimo, o Educador terá que enfrentar situações inusitadas no dia-a-dia, mesmo com a qualificação exigida pelo Concurso Público. Então, diante desse quadro, torna-se muito mais fácil a pessoa filiar-se a um partido político e disputar as eleições. Assim, o Cidadão trabalha bem pouco, ganhando muito mais. Educação é mesmo um problema que ninguém quer resolver.

UMA PERGUNTINHA. Quem se habilita, neste momento de tanta complexidade na economia, arriscar um palpite sobre o novo turismo no Paraguai, com o baixo fluxo comercial verificado nestes dias?

Pensamento - IVCCCLXIII - 4363

"O mundo é apenas tagarelice e nunca vi homem que não
dissesse antes mais do que menos do que devia." (Montaigne)

Mensagem do Escritor - M/01470

A Prática da Gratidão

Afinal, a quem devemos agradecer em nosso dia-a-dia? Conforme a Sutra Sagrada inserida em Revelações Divinas do “Acendedor dos Sete Candeeiros”, de Massaharu Taniguchi, a Gratidão deve ser uma ação diária em nossa vida, começando por agradecer à Pátria. Mas também precisamos agradecer aos nossos pais, por tudo que representam para o nosso sucesso e bem-estar. Os cônjuges têm de ser reconhecidos, por tudo o que fazem um pelo outro. Jamais esquecer os nossos filhos, que nos dão tantas alegrias, sendo a nossa posteridade. Nossa gratidão também precisam ser estendidas aos nossos auxiliares e parceiros, que muito nos ajudam nas tarefas diárias. Finalmente, mas com imenso amor, agradeçamos à Natureza, pelas dádivas excelentes, incluindo aí todas as Criaturas do Céu e da Terra. (280911)

A Bíblia Diz...

"Perto está a minha justiça, vem saindo a minha salvação, e os meus braços julgarão os povos; as ilhas me aguardarão, e no meu braço esperarão." (Isaías 51:5)

Artigo: Livros Sagrados - A/01022

Livros Sagrados das Religiões


Você possui fé? Acredita em revelação? Sabe quem escreveu os Livros Sagrados? Sabia que pode escolher para onde quer ir após a morte? Para isso temos manuais de instruções chamados Livros Sagrados, que são intocáveis e inquestionáveis. Questioná-los, é como questionar diretamente o Ser Supremo, e é preciso ter cuidado, pois em todos os lugares tem alguém pronto para morrer por um desses Livros Sagrados ou Escrituras Sagradas.

Cito alguns deles neste artigo, para você, que ainda não escolheu uma fé. Após ler todos, estará apto para a escolha: se optar pelo CRISTIANISMO, o Livro Sagrado é a Bíblia; se for o HINDUÍSMO Rig-Veda, Mahabahata, Bragavad Gita e Ramaiana; se ZOROASTRISMO, Zend Avesta; se JUDAISMO, Torah,Talmude, Mishná, Zoar, Cabala; se o ISLAMISMO, Alcorão, SIKHISMO,Guru Granth Sahib; se optar pelo KARDECISMO, seriam os Livros os livros de Allan Kardec: Evangelho Segundo o Espiritísmo, Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, A Gênese; se o BUDISMO,Tipitaka; se for o XINTOISMO, Kojiki, Nihon Shoki e, por último, mas não menos importante, temos o CONFUCIONISMO, que não tem ainda o seu livro sagrado. Estes são alguns que encontrei em minhas pesquisas, e peço desculpa se o livro sagrado que você acredita não esté entre estes aqui lembrados.

Após ler as informações que aqui se encontram esboçadas, você ira pensar: o meu Livro Sagrado é que é o certo. Com qual embasamento desmerece os demais? Você já leu todos os os outros? Pelo menos já leu inteiro o que você acredita ser o mais certo? Saiba que todos possuem fé e acreditam de todo o coração que estão certos como você, até que lhes provém ao contrario, redirecionando sua crença para outro livro ou até o mesmo com interpretações diferentes, sempre com o mesmo propósito: agradar o Criador na Esperança de não ser punido ou para receber uma Justa Recompensa.

Todos os livros citados são revelados, é isso que garantem os seus escritores, afirmando serem eles revelados ou inspirados, por um Ser Supremo com diversos nomes, filosofias e ideais diferentes, mas são escritos por mortais, na tentativa de responder e melhorar nossa forma de pensar, sobre quem somos, de onde viemos e para onde iremos.

Com estas informações, espero que estes livros nos proporcionem maturidade, respondendo perguntas incertas e humanas, que possam nos unir muito mais, na paz física e espiritual, que é o desejo de toda a Humanidade.

(Diego Maia, de Mundo Novo, MS)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Poema: Pôncio Pilatos - A/0368

Pôncio Pilatos

No Julgamento do Justo, ei-lo perante a Multidão;
Ano 33, angústia e muita dor, grande a hesitação:
a turba atônita, exigia para Barrabás a Liberdade.
Indeciso, lava as mãos; Cláudia queria o contrário!
Era a Vontade do Império, quem sabe seu Fadário;
em toda a Palestina, marcas de muita crueldade...

Poder Absoluto, desde o Palácio em Jerusalém...
Samaria, Nazaré, Galileia, Jope, Cafarnaum e Belém:
nas cercanias, o Profeta Divino com o velho Simeão!
Mas, na desdita, com o Decreto: o Sangue Inocente;
Ana e Lívia em desespero, muita fé e alma crente:
as constantes barbáries, muitas dores no coração...

Governante Injusto, Pôncio Pilatos fazia loucuras...
pensando ser eterno, implacável e sem ternuras,
com espada cortante, um réprobo e assassino:
pouco tempo depois, em Roma ele foi chamado;
crimes injustificáveis, perde a Regalia do Reinado,
infeliz, enforca-se em Gálias; é o seu triste destino!

Ano 38, Públio se regozija, com o fim do Inimigo;
as atrocidades continuam, mas com menor perigo,
o simples ato de lavar as mãos, a sua infelicidade!
Dura prova para o Homem dono de grande Poder;
que na Terra dos Viventes não aprendeu a Viver!
o Governador da Judeia se foi sem deixar saudade.

27.09.2011 – Jairo de Lima Alves

Pensamento - IVCCCLXII - 4362

"A verdade é a realidade das coisas. Conhecer as coisas tais como são em si é possuir a verdade; de modo diferente, é erro." (Jaime Balmes)

Sabedoria Popular

Tudo na Vida é Perigoso, mas as Aventuras
são Gratificantes, desde que haja Equilíbrio
e Bom Senso entre as Partes.

Pensamento - IVCCCLXI - 4361

"O Regozijo para todo Iniciado, é quando vê aproximar-se
o Dia, na expectativa de um Novo Portal que lhe será aberto,
para novos aprendizados." (Jairo de Lima Alves)

A Bíblia Diz...

"Se vós me conhecêsseis, também conheceríeis a meu Pai;
e já desde agora o conheceis, e o tendes visto."
(João 14:7)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pensamento - IVCCCLX - 4360

"É a luz do sol a única coisa bela, pois é ela que
permite descobrir todas as coisas." (Pascal Quignard)

Pensamento - IVCCCLIX - 4359

"Amor, quantos caminhos
para chegar a um beijo;
que solidão errante para
chegar a ti!" (Pablo Neruda)

Pensamento - IVCCCLVIII - 4358

"A história é uma galeria de quadros onde há poucos
originais e muitas cópias." (Charles Tocqueville)

Misticismo

COMPROMISSOS DO DÉCIMO SEGUNDO GRAU

                               
                                              JAIRO DE LIMA ALVES
                                            Inscrição Número 162713/P

                                                       Endereço Residencial:
                                         Rua Voluntários da Pátria, 820
                                                           79980-000 Centro
                                                    MUNDO NOVO, MS

                               

                  Ao me preparar para cruzar o Umbral do Décimo Segundo Grau, na Presença Invisível do Deus do meu Coração, e diante da Cruz Rosacruz, assumo solenemente os Compromissos seguintes, plenamente Cônscio de sua Importância e de sua Implicação Cármica:

              ... Reitero minha Adesão à Antiga  e Mística Rosae Crucis, bem como aos Ideais Filosóficos e Éticos, que Ela perpetua no Mundo Atual.

              ... Estou convicto de a AMORC é uma Escola de Sabedoria que contribui para a Elevação  das Consciências, e considero uma Honra e um Privilégio ser Membro dela.

             ...  Declaro que os Ensinamentos Rosacruzes me trouxeram Grande Proveito em todos os Aspectos, e que são para mim uma Grande Fonte de Inspiração e de Paz Profunda.

             ...  Prometo defender a Ordem contra toda ação ou intenção que ameace a sua Integridade ou sua Existência, e Informar tão logo Possível à Grande Loja de toda iniciativa mal-intencionada dirigida contra Ela.

              ... Comprometo-me a trabalhar todos os dias no Plano Espiritual, para ajudar a todos aqueles que estejam sofrendo ou que, por qualquer motivo, estejam precisando de Auxílio.

             ...  Prometo estudar e aplicar com Persistência os Ensinamentos da Ordem, não somente para o meu Próprio Bem-Estar, mas também para o Bem-Estar de outrem.

              ... Comprometo-me a me comportar o mais dignamente possível no Contexto Humano, e Honrar a nossa Ordem com a minha maneira de Pensar, Falar e Agir.

                             __________________________________

                  Neste Ponto de minha Jornada Rosacruz e de minha Vida Atual, e como Prova de minha Fé na Ordem e em Deus, eis os Votos que faço neste Dia, para a minha Próxima Reencarnação:

              ... Terei Alegria em Reencontrar a Ordem Rosacruz e novamente seguir a Senda Rosacruz, a fim de Aperfeiçoar a minha Evolução Espiritual.

              ... Gostaria de Viver onde o Cósmico Considere mais OPortuno para a minha Evolução.

             ...  Gostaria de Exercer a Profissão mais Útil ao meu Bem-Estar, e ao de outrem.

              ... Gostaria de me Lembrar de Atividades Literárias que exerci na Atual Encarnação, esquecendo algumas Possíveis Injustiças que porventura tenha praticado contra alguém.


                                            Neste Dia e para Sempre, que Deus me ajude
                                                        a Respeitar estes Compromissos,
                                                        e se for de Sua Vontade, que Ele
                                                     me conceda o Privilégio de Satisfazer
                                            estes Desejos. Sob os Auspícios da Rosacruz,
                                                                     Que Assim Seja!...


                               
                                             Mundo Novo, MS, 10 de Outubro de 2011
                                             Ano R+C 3364

                                            Estes Compromissos foram redigidos no Início
                                           da Primavera de 2011, às 19h15 horário local;
                                              20h15 hora de Brasília, no Sanctum Pessoal,
                                                             na Cidade de Mundo Novo,
                                                          Estado de Mato Grosso do Sul.


                                           
                                              Jairo de Lima Alves, FRC

Pensamento - IVCCCLVII - 4357

"A Medicina é a Arte de tratar os Ricos,
     e ensinar aos pobres como deveriam
         ser tratados, se tivessem dinheiro."
                                                          (Benedito Inácio Cirino)

Personalidade: Lídia Baís


Lídia Baís, a Artista de Campo Grande

A Escritora Nelly Martins, em seu livro "Vivência", dedica uma crônica à memória de Lydia Bais, a quem chama de "A menina de cabelos cacheados e brilhantes". Dentre tantas atividades na vida dessa pequena-grande Mulher, ela foi Rosacruz, Franciscana da Ordem Terceira e amou o próximo como a sí mesma. Informa ainda Nelly Martins que "Lídia conviveu com os animais. Tinha centenas de cães, muitos gatos e pássaros". Ela nunca fez distinção de classes. Os humildes ocuparam, na sua existência o mesmo espaço que coube aos poderosos. Em toda a sua vida, foi despreendida das coisas materiais, procurando estudar as coisas de Deus, levando vida de recolhimento, com muita filosofia e requinte de verdadeira genialidade. Dividia com os outros o pão de cada dia, servindo a mão cheia, sem nunca se preocupar com o amanhã e sem a pretensão de dar lições a quem quer que seja. Lídia Baís entrava em transe e recebia bênçãos, alem de ter composto e gravado músicas, que vinham do Além. Para essa Grande Mulher de pequena estatura, "Todos os Caminhos seguiam rumo ao Deus de nosso Coração."
...............................................................................................

Lídia Baís está mais viva do que nunca. A famosa frase que sempre profetizava aos familiares - ‘por minha causa vocês vão ficar na história’ - aos poucos vai fazendo sentido. Virou peça teatral, objeto de estudo acadêmico e biografia. Sua pequena obra começa a ser restaurada e os quadros expostos coletivamente, além de causar frisson no meio universitário, atraindo estudantes fascinados por sua história. Em 2005 foi uma das personalidades homenageadas do Festival América do Sul. É a volta por cima da campo-grandense que encaixotou os próprios quadros, viveu reclusa grande parte da vida e, sem dúvida, foi a primeira pessoa considerada artista em Mato Grosso do Sul.

Lídia Baís viveu entre 1901 e 1985. Seu pai, Bernardo Franco Baís, foi um dos fundadores da cidade e comerciante de sucesso. Após passar por vários internatos, a moça acabou indo morar no Rio de Janeiro para estudar pintura com Henrique Bernadelli, em 1926. No ano seguinte, fez uma viagem com o tio Vespasiano Martins para a Europa e entrou em contato com o surrealismo. Além disso, foi colega do pintor Ismael Nery durante uma temporada européia entre 1927 e 1928. Após o verdadeiro petardo cultural a que foi submetida, Lídia retornou ao Rio de Janeiro, estudou com os irmãos Bernardelli e fez estágio na Escola Nacional de Belas Artes com Oswaldo Teixeira. Em 1930, a família a obriga a retornar a Campo Grande, então uma cidade de 25 mil habitantes.


Pensamento - IVCCCLVI - 4356

"Mãos brandas de paz, deveriam permanentemente manter a plena democracia, ocupando-se tão-somente em assegurar a todas as pessoas os direitos que elas têm." (Jairo de Lima Alves)

Gunnar Vingren e a Obra Pentecostal

Gunnar Vingren e Jesus Cristo


O Mestre Jesus, condenado à morte, foi crucificado e morto no Madeiro no ano 33. Antes desse acontecimento, o Nazareno plantou a Semente da Paz em toda a Palestina, cuja Mensagem Redentora chegou a todos os Continentes, através de seus Apóstolos e Fiéis Seguidores, sendo a maioria Homens Simples, como exemplo os Pescadores da Região de Cafarnaum, no Mar da Galileia. Nestes dois mil anos, muitos avatares e Mensageiros da Boa Nova estiveram em ação evangelizadora em todo o Mundo. Mais recentemente, dando sequência ao grande feito no Cenáculo de Jerusalém, quis a Divina Providência levantar com Braço Forte, o Teólogo Gunnar Adolf Vingren, para uma Missão Especial no Brasil, implantando o Pentecostes. Auxiliado pelo companheiro Daniel Berg, Belém do Pará recebeu o Impacto da Doutrina, até então desconhecida pelas novas gerações. O Mestre Jesus, após ensinar aos galileus durante quase três anos, ascendeu aos céus. Após 1900 anos, em 1933, tendo concluido a sua Obra, também Gunnar Vingren, teve que abandonar o Tabernáculo Terreno, deixando aqui um Legado de bons Serviços Prestados à Causa Santa. Jesus teve a sua transição aos 33 anos, enquanto Gunnar foi habitar a sua Câmara Espiritual, quando tinha 53 anos de idade. Embora ambos tivessem semelhanças em todas as realizações, não existe prova de que Gunnar tenha sido a reencarnação de Jesus. Como Discípulo, o Missionário Sueco cumpriu na Terra a sua Gloriosa Missão de Evangelista.

Personalidade: Leonardo Boff


Leonardo Boff, pseudônimo de Genézio Darci Boff (Concórdia, 14 de dezembro de 1938), é um teólogo brasileiro, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil. Foi membro da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos. É respeitado pela sua história de defesa pelas causas sociais e atualmente debate também questões ambientais. Leonardo Boff ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1959 e foi ordenado sacerdote em 1964. Em 1970, doutorou-se em Filosofia e Teologia na Universidade de Munique, Alemanha. Ao retornar ao Brasil, ajudou a consolidar a Teologia da Libertação no país. Lecionou Teologia Sistemática e Ecumênica no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis (RJ) durante 22 anos. Foi editor das revistas Concilium (1970-1995) (Revista Internacional de Teologia), Revista de Cultura Vozes (1984-1992) e Revista Eclesiástica Brasileira (1970-1984). Seus questionamentos a respeito da hierarquia da Igreja, expressos no livro Igreja, Carisma e Poder, renderam-lhe um processo junto à Congregação para a Doutrina da Fé, então sob a direção de Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI. Em 1985, foi condenado a um ano de "silêncio obsequioso", perdendo sua cátedra e suas funções editoriais no interior da Igreja Católica. Em 1986, recuperou algumas funções, mas sempre sob severa vigilância. Em 1992, ante nova ameaça de punição, desligou-se da Ordem Franciscana e pediu dispensa do sacerdócio. Sem que esta dispensa lhe fosse concedida, uniu-se, então, à educadora popular e militante dos direitos humanos Márcia Monteiro da Silva Miranda, divorciada e mãe de seis filhos. Boff afirma que nunca deixou a Igreja: "Continuei e continuo dentro da Igreja e fazendo teologia como antes", mas deixou de exercer a função de padre dentro da Igreja. Sua reflexão teológica abrange os campos da Ética, Ecologia e da Espiritualidade, além de assessorar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e movimentos sociais como o MST. Trabalha também no campo do ecumenismo.

Livramento dos Céus

Somos mais que Vencedores!

Os inimigos se enfurecem, diante de eminente derrota. Eles sabem que a democracia tem um preço, e no tempo certo o que é melhor para a Comunidade vai acontecer. Veio do Alto um alerta na madrugada do dia 26 de setembro, dando conta de que alguém estaria maquinando o mal contra o projeto de comunicação que avança nas esferas competentes. Não há motivo para temer a ameaça, porque ninguém é absoluto, a ponto de pretender impedir algo que só fará o bem para todos. Se o Deus de todas as coisas já deu a permissão, homem algum poderá contrariar essa Vontade Superior. Caso queira, mesmo assim, motivado por forças malignas, esse intento não será satisfeito. Poderosos de todos os tempos também hostilizavam iniciativas felizes, mas jamais tiveram êxito em seus preitos. Aqui, de igual forma, não será diferente, porque um Ser Supremo já tem confirmado a nossa Vitória, porque há um Propósito firmado neste sentido. O livramento dos Céus é tão certo como é certa a nossa existência e o Poder do Criador sobre ela.
Deus seja Louvado! Cro-Maat!

A Bíblia Diz...

"Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (2 Timóteo 1:12)

domingo, 25 de setembro de 2011

Pensamento - IVCCCLV - 4355

"É tão triste, mas tão perfeito, o movimento em que
murmura, como o do coração no peito." (Cecília Meireles)

Pensamento - IVCCCLIV - 4354

"O verdadeiro talento e a verdadeira coragem
só se revelam, porém, na ocasião exata e precisa,
ao defrontarem o risco e a ameaça." (M.Tahan)

Poema: Versos a Nelly Marins - P/367

Versos a Nelly Martins

N asveu no lar feliz e ditoso
E ssa mulher que sabe amar a vida;
L uz que orienta, sabedoria perene,
L iberdade de expressão, gesto mimoso;
Y es - univeral afirmativa, na lida.

M emória que nunca se desfaz:
A ssim, ela retrata o passado de glória!
R aizes profundas, Vespasiao: história;
T udo é saudade e muito mais:
I nda as marcas perduram  no semblante
N elly Martins, acadêmica brilhante:
S eu modus vivendi, exemplo dos imortais.

10.04.1995  -  Jairo de Lima Alves

Este poema, dedicado à notável escritora, faz parte do acervo
que tenho guardado com muito carinho. Ainda inédito,
os versos encontram-se no final do Livro de Nelly Martins.

....................................................................................................

Revendo antigos documentos - de repente, o Livro "Vivência", de Nelly Martins, o qual a própria autora me dedicou no dia 5 de abril de 1995, em Campo Grande. Naquele mesmo mês e ano, eu lançava em Mundo Novo, o meu primeiro livro, Reflexos da Pena.

Pensamento - IVCCCLIII - 4353

"Quando, por conta própria, tentamos defender a causa e a construção do Reino de Deus, simplesmente estamos nos secularizando." (René Padilla)

Pensamento - IVCCCLII - 4352

"É tempo de vivermos com mais intensidade a Esperança
da Penitude do Reino de Deus." (Wagner Gaby)

A Bíblia Diz...

"Portanto, convém-nos atentar com mais diligência
para as coisas que já temos ouvido, para que
em tempo algum nos desviemos delas." (Hebreus 2:1)

sábado, 24 de setembro de 2011

Pensamento - IVCCCLI - 4351

"A cor dos olhos não vale nada, a questão é a expressão deles. Podem ser azuis como o céu e pérfidos como o mar." [Machado de Assis]

Alcino Alves Costa - Poço Redondo

A Carta de um Amigo Sergipano

Poço Redondo, 19 de agosto de 2011

Estimado amigo
Jairo de Lima Alves

Você não pode imaginar a felicidade que eu tive ao receber suas notícias e todo o material que me foi enviado pelo amigo. Ficava imaginando o que deveria ter acontecido para perdermos o nosso tão proveitoso contato. Mas, Jesus, em sua infinita bondade, fez com que você se lembrasse de minha pessoa em um instante muito delicado de minha vida. Neste mês de julho passado, precisamente no dia 13, fui submetido a uma melindrosa cirurgia, que foi a extração de meu rim direito que estava acometido de um tumor maligno. Fiz a operação, estou me recuperando muito bem, e espero em nossa amada Mãe Santíssima e em Nosso Amado Mestre e Senhor Jesus Cristo, que os males dessa terrível doença não tenham se espalhado por outros órgãos de meu corpo. Tenho muita fé e sei que Nossa Mãe e Nosso Pai Eterno serão os médicos que cuidaram de minha saúde e não irão permitir que tal infelicidade aconteça com o meu corpo.

E o amigo, como tem passado? Espero em Deus, que você continue com essa fina inspiração, para nos brindar com livros de tão grandiosa profundidade, Eu, apesar dos contratempos, irei fazer agora em setembro, em Aracaju, o lançamento de meu mais recente trabalho literário, que é o livro "Lampião em Sergipe". Ainda em setembro, entre os dias 20 e 25, com a permissão de Nosso Pai Eterno, irei fazer mais um lançamento durante o Cariri Cangaço, que será realizado nas cidades do Crato, JUazeiro e mais cinco cidades do Ceará.

Tive também a felicidade de ser mais uma vez parceiro de nosso mestre e maior compositor vivo da verdadeira música sertaneja, Dino Franco, que me deu a honra  de ser seu parceiro na linda canção "Velho Chico", que se encontra na faixa 1, de seu mais recente CD.

Estimado amigo! O seu, o nosso PENSAMENTOS QUE EDIFICAM é de uma rofundidade sublime. Que bom sabermos, que nesse mundo louco e insensível em que vivemos, ainda existem sentimentos raros como o seu, meu querido e especial amigo.

Que Deus nos ajude e nos proteja!

Abraços,

Alcino Alves Costa
Rua Gustavo Melo, 70
49810-000 Poço Redondo, SE

Pensamento - IVCCCL - 4350

"Quem nunca altera a sua opinião é como a água
parada e começa criar répteis no espírito." (William Blake)

A Bíblia Diz...

"Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." (João 4:14)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sabedoria Popular

Depois de uma tempestade… aparece
sempre um monte de gente sem casa.

Pensamento - IVCCCXLIX - 4349

"Dê a um homem tudo o que ele deseja, e ele,
          apesar disso, naquele mesmo momento,
sentirá que esse tudo não é tudo." (Immanuel Kant)

Pensamento - IVCCCXLVIII - 4348

"A música acorda-nos. A música faz-nos
ver o que está escondido, juntar o que
está quebrado. Olhar e ouvir." (Virginia Woolf)

Pensamento - IVCCCXLVII - 4347

"O amor é o desejo de alcançar a amizade de
uma pessoa que nos atrai pela beleza." (Cícero)

Pensamento - IVCCCXLVI - 4346

"Nós vivemos todos numa espécie de loucura,
porque estamos completamente imersos na vida
corrente, sem pensar na eternidade." (M.Speranski)

Hábitos de Mulher

Os costumes e hábitos são mutáveis, de acordo a época. Uma prova disso é a vida da mulher de hoje comparada à mulher de outrora. "Antes, era bonito fumar e feio mostrar a bunda; atualmente, mostrar a bunda é bonito, enquanto fumar é uma atitude deselegante para a mulher." - (Expressão de uma atriz entrevistada no Programa Todo Seu, do apresentador Ronnie Von)

Poema: A Cruz, a Rosa e a Rosa-Cruz - Pessoa

A CRUZ, a ROSA
e a ROSA CRUZ

Porque choras de que existe
A terra e o que a terra tem?
Tudo nosso – mal ou bem –
É fictício e só persiste
Porque a alma aqui é ninguém.

Não chores! Tudo é o nada
Onde os astros luzes são.
Tudo é lei e confusão.
Toma este mundo por strada
E vai como os santos vão.

Levantado de onde lavra
O inferno em que somos réus
Sob o silêncio dos céus,
Encontrarás a Palavra,
O Nome interno de Deus.

E, além da dupla unidade
Do que em dois sexos mistura
A ventura e a desventura,
O sonho e a realidade,
Serás quem já não procura.

Porque, limpo do Universo,
Em Christo nosso Senhor,
Por sua verdade e amor,
Reunirás o disperso
E a Cruz abrirá em Flor.

(Poema datado de 6 de fevereiro de1934,
 de Fernando Pessoa)

Este é um poema que nos aparece dividido em três partes – como uma trilogia de sonetos – inspirado numa descrição do Túmulo de Christian Rosencreutz constante da “Fama Fraternitatis”, primeiro manifesto público da ou sobre a Fraternidade Rosacruz.

Misticismo

O Uso do Incenso

Os Rosacruzes usam Incenso, devido aos efeitos que ele propicia no seu Desenvolvimento Místico, para fins de Meditação e Harmonização Cósmica.

Efeito Psicológico – Decorre do Simbolismo do Uso do Incenso, a sua Fumaça, evoluindo-se e desvanecendo-se no ar, é o Símbolo da Ascensão da Consciência e sua Harmonização Cósmica. O Simbolismo provém da Interação por analogia, e segundo a Lei do Triângulo, entre o fato físico da fumaça se elevar, desaparecer no ar, o ideal e o desejo do Místico de Elevação de sua Consciência e Harmonização no Plano Cósmico. Podemos também considerar o Efeito Psicológico do Simbolismo do Fogo, representado pela brasa do Incenso. O Fogo representa e sugere Luz e Transmutação.

O Efeito é o despertar desse ideal na Mente do Místico, propiciando os eu Desenvolvimento. O fato de que isto seja feito habitualmente, sob forma de ritual, desencadeia instantaneamente aquele despertar.
Efeito Sensorial – É o mais evidente e consiste a Sensação de Consciência Agradável, provocada pela fragrância do Incenso. Trata-se, então, de um recurso dirigido ao Sentido do Olfato.

Efeito Psíquico – A Vibração do Incenso pode estimular as funções dos Centros Psíquicos ou Glândulas que regem o Fluxo das Energias Cósmicas no Sistema Nervoso Humano. O resultado é a Atividade desses Centros Psíquicos, o que estimula o Despertar Místico. E há o Efeito do Incenso no Ambiente, modificando seu estado vibratório e tornando-o mais apropriado.

O importante é ter em mente que os Rosacruzes usam Incenso para as finalidades técnicas e não por motivos de natureza supersticiosa. Como todos os demais recursos do Desenvolvimento Místico, o Incenso é indispensável e ajuda muito, principalmente durante a fase inicial de Aprendizagem, no Estágio de Neófito.

Com o passar do Tempo, podemos dispensar esse recurso e entrar em estado de Meditação e Harmonização rapidamente em qualquer lugar. Para o Místico Desenvolvido, é sempre mais agradável e mais fácil o Serviço Rosacruz, com o Uso de um Incenso Rosacruz, ou outro de boa qualidade. (Hélio de Moraes e Marques/Grande Mestre)

Poema: A Rosa, a Cruz e o Homem - David

A Rosa, a Cruz e o Homem


Sem nenhum significado religioso,
é rosa que nasce na cruz.
Ela é um simbolo valoroso,
ao homem que caminha para a luz.

Na cruz dourada,
com significado misterioso.
Nasce a rosa semi desbrochada,
no coração do homem desejoso.

Homem de paz é um frater irmão,
incumbido de levar a vida,
carregando na alma a milenar tradição.

Na tradição Rosacruz,
desde os séculos passados.
Traz o conhecimento que reluz,
aos grãos mestres venerados.

O homem na “cruz”,
tristeza na alma.
A rosa na Cruz,
a verdade que salva!

Dedico essa poesia ao: Fráter Irmão Carlos Alberto Dantas de Oliveira
Rio de Janeiro 16 de setembro de 2011 Fráter David Duarte Mendes.´.

(David Duarte Mendes, Frater R+C do Rio de Janeiro)

A Bíblia Diz...

"Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores." (Isaías 53:12)

Coisa de Criança

Luísa, a netinha de 7 anos, de maneira muito delicada,
entregou um pequeno papel, onde escreveu, dizendo:
 isso aqui é para o Blog!

Criança não namora; criança tem amigos,
brinca e vai à escola! Criança só namora
depois dos 15 anos!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Artigo: Campanha pelo Livro - A/01021

Escritores brasileiros, uni-vos!

Não é este artigo um libelo contra os editores brasileiros. Nem faria sentido terçar armas contra uma classe de profissionais, cuja atuação comercial é das mais nobres. Eles difundem ciência, arte, educação, entretenimento e cultura de modo geral. Calçado na minha própria experiência, de tanto receber recusa de editoras, acabei por buscar o caminho das pedras para sobreviver no meu mal reconhecido ofício de escriba. Conta-se nos dedos de uma só mão, neste imenso Brasil de mais de meia centena de milhões de alfabetizados, o número de profissionais que sobrevivem do que escrevem. Claro que o fenômeno não é local. Já ao tempo de Montesquieu, em seu livro “Cartas persas”, ele insuflava na boca de um personagem esta observação válida até hoje, principalmente no Brasil: “quem desfruta das comodidades de uma arte está forçado a cultivar uma outra, sob pena de se ver reduzido a uma pobreza humilhante” Abrindo as páginas do jornal O Estado de S.Paulo, no Caderno D5, Cultura -, encontramos o ranking dos dez livros mais vendidos no Brasil. Sem exceção, só há autores estrangeiros na não ficção. Somente 50% dos de não-ficção, é que são autores nacionais. Claro que ninguém pode cultivar uma xenofobia cultural a ponto de desmerecer a cultura estrangeira. No entanto, está mais do que patente que nossos editores estão acomodados sob a configuração de fatores onde envolve, como em todo negócio, o mínimo de risco e o máximo de lucro.

Obviamente, isto é compreensível. De minha parte, dei um coletivo adeus a todos os meus virtuais editores por prazo indeterminado. Isto ocorreu depois de enviar para apreciação do Conselho Editorial de uma grande casa publicadora multinacional, os originais de um livro e recebi uma proposta leonina. Editariam 2.000 (dois mil ) exemplares. Enquanto autor, no entanto, me obrigavam mediante contrato a comprar 1000 (mil) exemplares. Desses mil comprados do meu bolso, eu seria proibido de vendê-los no atacado ou varejo para livrarias, bancas etc. Somente em possíveis seminários que viesse a ministrar sobre o assunto (criação literária) como tenho feito, em colégios e faculdades. Dos mil que sobrariam dos 2.000 editados, eu receberia 10% por direitos autorais. Oras, isto é o fim da literatura nacional, como já alardearam alguns, ainda que isto não seja verdade, pois a arte literária é eterna e nós, escritores, somos teimosos até à raiz dos cabelos. Aconselharia, data vênia, que os colegas escritores não gastassem tinta e papel para enviar originais enquanto não tiverem um programa, como o Jô Soares, ou a fama de ex-presidentes da República, a saber, Sarney e Fernando Henrique. Escrevam seus originais, procurem uma gráfica e saiam a campo. Somos os camelôs da cultura. Não nos envergonhemos de nossas edições de autor, para as quais muitos torcem o nariz. Para colocar em termos práticos, se o autor apresentar algo realmente bom, e vender 4 ou 5 mil exemplares do seu produto, será mais vantajoso, economicamente,do que através de um editor vender 50.000 volumes. Já que a questão é econômica, encaremo-la como tal e vamos à luta. Aí talvez vamos chegar ao tempo de o editor mesmo ter que aprender a escrever ou ficar pagando direitos autorais aos autores estrangeiros.

(Geraldo Generoso – geraldo156@itelefonica.com.br
O autor é escritor e jornalista - Especial para o Site TRIBUNA DO POVO)

A Bíblia Diz...

"E recusaram ouvir-te, e não se lembraram
           das tuas maravilhas, que lhes fizeste,
                       e endureceram a sua cerviz e,
       na sua rebelião, levantaram um capitão,
          a fim de voltarem para a sua servidão;
         porém tu, ó Deus perdoador, clemente
 e misericordioso, tardio em irar-te, e grande
em beneficência, tu não os desamparaste."
                                                                                 (Neemias 9:17)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Misticismo

Cro-Maat!

Dia de muita alegria para este Humilde Buscador, quando, de posse do Lote 44, vem a Informação, que na próxima remessa de Monografias pela AMORC, um novo Portal me espera. No Grau Sublime dos Iniciados que recebe o Número 12, na Escada do Conhecimento, o Adepto estreia no Grande Círculo, onde estão os Estudantes mais Evoluídos da Gloriosa Senda. Não é muito bom que haja ansiedade, mas isso deve ser comemorado com intensa alegria, visto que a ascensão a esse nível é um Privilégio de poucos no Universo Místico-Filosófico. Que o Cósmico continue trazendo a Verdadeira Luz do Saber a tantos quanto estejam trilhando este Caminho, sem jamais cultivar a vaidade no coração, mas sobretudo que possam entender os desígnios dos céus, glorificando o Supremo Criador pelas Grandes Dádivas. Que Assim Seja!

A Bíblia Diz...

"Porque os ídolos têm falado vaidade, e os adivinhos têm visto mentira, e contam sonhos falsos; com vaidade consolam, por isso seguem o seu caminho como ovelhas; estão aflitos, porque não há pastor." (Zacarias 10:2)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pensamento - IVCCCXLV - 4345

                "O Amor Conjugal, mesmo quando
solidificado e com todas as amarras possíveis,
          pode ser transformado em ódio perene,
       quando a Consideração deixar de existir
              entre as duas Almas." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVCCCXLIV - 4344

"No Altar Doméstico, as Manifestações
Gloriosas da Divindade surgem num
piscar de olhos; o Buscador, em êxtase,
encontra as respostas necessárias para
todos os anseios da Alma." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVCCCXLIII - 4343

"Nem que o Homem seja Superior, ou um Soberano revestido de intenso Poder, a Fantasia surge a qualquer momento, para tomar lugar e até mesmo dominar a sua Consciência." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVCCCXLII - 4342

"As Aventuras dos tempos antigos, podem ter
repercussão negativa no futuro; no entanto,
num proceso de depuração, o Ser Humano
alcança a Redenção Plena." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVCCCXLI - 4341

"O amor nunca acontece de uma única vontade,
mas é necessário que ele seja compartilhado,
para que a alegria advinda desse amor possa
ser completa." (Jairo de Lima Alves)

Poema: Meu Estar no Mundo - Generoso

MEU ESTAR NO MUNDO

Tenho apenas no trecho
pavimentado de dias,
em mão única, o desfecho,
e minhas dores e alegrias;
o próprio sentido deixo
invisível em minhas vias.

Sobre os meus dias vividos
cobertos serão de um véu,
como sobre os não-nascidos
sobre o mar, a terra ou o céu.
Talvez em momento miúdo,
ó em pílulas de lembrança
É o que restará de tudo.

Sobre o meu fantasma mudo:
saudade sem esperança.
Nem mesmo as belas imagens
construídas de olhar ou sonho,
levarei na viagem das viagens
de um mundo que eu quis risonho
Na realidade e em miragens.

A saída não lamento,
faz ela parte do jogo,
é por isso bem aceita.
Não haverá mais tormento,
inda que a fé seja um logro
espero ouvir a trombeta,
e se a vida for malogro
foi uma farsa bem feita.

(Geraldo Generoso)

Pensamento - IVCCCXL - 4340

"Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa,
sem perigo de ódio, se a gente tem amor." (Guimarães Rosa)

Sabedoria Popular

Leva tempo para alguém ser bem sucedido,
porque o êxito não é mais do que a recompensa
natural pelo tempo gasto em fazer algo direito.

A Bíblia Diz...

"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas
de fortaleza, e de amor, e de moderação." (2 Timóteo 1:7)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Artigo: Percalços da Fé - A/01020

PERCALÇOS DA FÉ

Esta é uma página forte e de impacto, que vai tocar numa questão que, em muitos casos, se reveste de um tabu que se perpetua. Numa labareda que ninguém quer por a mão.

Não será forte no sentido de lavor literário, mas pelas palavras que vestem as evidências em sua essência e em sua raiz.

Remotamente, sem qualquer intuito em desmerecer qualquer denominação religiosa – e hoje são tantas as igrejas que, a bem da verdade, prestam inúmeros benefícios à sociedade como um grupo e aos indivíduos em particular.

O que de fato assusta é o gigantismo de certas corporações religiosas. Constituem-se em verdadeiros impérios econômicos.
Bem foi dito por Jesus Cristo, de forma bem clara e irrecorrível: “é impossível servir a Deus e às riquezas”. Igualmente, o mesmo Mestre, insuperável em sua franqueza, ensinou a todos que é “impraticável servir a dois senhores”.

O que se verifica hoje, em que pesem os benefícios inequívocos da religião, lamentavelmente muitas igrejas são chamadas de “indústria da fé”. Parece impossível administrar patrimônios de milhões de reais, com tantos empreendimentos e a exigir tanto esforço num mundo competitivo que isto, inevitavelmente, torna inviável sintonizar-se com Deus.

Sobreveio-me esta mensagem ao confrontar o presente da cristandade com o gigantesco trabalho do Apóstolo São Paulo. Levantou o cristianismo nascente, sobre condições precárias, contando até com a oposição dos poderosos da época. Ainda assim fez vingar a semente do Cristianismo de forma tão majestosa, de tão fundas raízes, que até hoje aí está a desafiar os milênios. Sua mensagem, em suas epístolas, ainda hoje fazem prevalecer o prístino vigor de quando escreveu-as.

Oras, é claro que hoje o mundo evoluiu muito. Até mesmo os meios de se pregar o evangelho não pode prescindir dos recursos de comunicação que avançaram tanto e são capazes de abranger até milhões de pessoas.

Todavia, cumpre ressaltar é que os meios de comunicação, ainda que legítimos e eficazes instrumentos, alavancam grande soma de recursos, o que exige ocupar-se mais dos meios que dos fins.

Certa vez hospedei em o saudoso filósofo mineiro (de Cambuquira), Saturnino Gomes da Cruz que, a pretexto de cumprir seu dever religioso, consultou-me sobre a menor igreja, a mais humilde da cidade. Informei-o conhecer uma pequena congregação, ainda em seus primeiros passos. Acompanhei-o até ao pequeno templo. Lá partilhamos de verdadeiras mensagens, transmitidas com simplicidade e que, a despeito de simples, conduziu-nos ao milagre da elevação e da comunhão com Deus.

Desde esse tempo convenci-me de que “amar a Deus sobre todas as coisas” é talvez o mandamento mais difícil de se cumprir, mormente para as pessoas que se dizem religiosas. Não sem base, se diz que Deus é ciumento. Não aceita dividir cuidados e atenção com que quer que seja.

(Geraldo Generoso, de Ipaussu)

Pensamento - IVXXXXXXIX - 4339

"A vida está cheia de uma infinidade de absurdos
que nem sequer precisam de parecer verossímeis
porque são verdadeiros." (Luigi Pirandello)

Poema: Confissão do Timburiano - Generoso

CONFISSÃO
DO TIMBURIANO

Brotei não por acaso em Timburi
e em árvore me fiz a vida inteira;
tento, pois, encarnar essa madeira
e a seiva, que em criança lá hauri;
das águas, pelo pranto que verti
dos seus orvalhos e suas cachoeiras.

O encanto do amor que me sustenta,
vêm-me, talvez, das ruas acanhadas;
de pássaros a assoviar, violas dolentes...
mais que a ferro, são marcas carimbadas.
Os sanguíneos barrancos das estradas
parodiando a Janela do Poente.

De Timburi, carrego em mim a roça
de soluços redondos de carroça,
de cascos de cavalos marchadores.
Muito mais do que a terra, a paisagem,
eu trago esta saudade que me coça,
e ao mesmo tempo, anestesia as dores.

Geraldo Generoso

Artigo: Dia da Árvore - A/01019

Amizade Verde

Árvore, hoje, 21 de setembro, é o teu dia! Dia em que te prestamos nossa homenagem para te expressar a nossa gratidão. Contigo convivemos durante os 365 dias do ano, em que nos cumulais com benefícios sem conta, sem a exigência de qualquer paga.

No bosque nasceste sob o sorriso dos que te plantaram, a bendizer o sol e a chuva, sob cujos olhos vieste a crescer. Tuas hastes erguidas para o alto, sob o embalo dos trinos do passaredo, de alma tão simples como a tua, fez esparzir ao derredor folhas e flores, sombra e frutos, Tua vida, de costume, se traduziu sempre em doação perene a tudo e a todos. Em teu tronco robusto sobrou lugar para as cigarras, tuas inquilinas gratuitas, a inundar de poesia o vergel solitário nas tardes mormacentas.

Sob tua fronde, o peregrino exausto fez um hiato na jornada sem rumo. Com teus frutos saciaste a fome de tantos passantes anônimos... Com as flores pendidas dos teus braços fortes foste a hospedeira dos colibris e dos insetos. As tuas folhas, osculadas pelo sol e pelo vento, no milagroso processo da fotossíntese renovaram continuamente a atmosfera e te fizeste no auditório da floresta ao abrigar em teus ramos as aves canoras. Aves alvorotadas nas manhãs radiantes e a planger no poente anunciando as noites. Tudo em milagroso anonimato! Sem alardear jamais a tua inequívoca utilidade e benemerência! Mas, num dia cinzento, te visitou um machado assassino...

Como os realmente fortes, não choraste tu o decreto de teu próprio fim, nem perguntaste a razão de quem te feria! Não tombaste ao primeiro golpe, nem ao segundo ou ao terceiro. Todavia, aos poucos, batida após batida, derreaste, a devolver perfumes contra as investidas do aço frio que te recortou as entranhas.

Choraste pela vez primeira ao ver em desabrigo a passarada, em revôos assustados e sem norte, a cigarra em silêncio, os beija-flores em pânico, as formigas em apressado despejo. Foi assim que um último ai pendeu dos teus galhos hirsutos de folhas. Tombaste, finalmente, num derradeiro beijo à verde alfombra, teu primeiro berço e último descanso.

Não obstante, não quis teu fado que te silenciassem sob um mausoléu. Tu, que tantas flores depuseste ante tantos olhares, não viste sequer uma rosa sobre o teu último dia. Quis a Natureza que os teus próprios algozes perpetuassem a tua memória.

Foi de teu cerne, ex-berço das cigarras cantoras, que veio a nascer das mãos de um artífice, um piano, um violão, um violino, um banjo, quase uma orquestra. Das sementes esparsas ao teu redor, outras árvores surgiram em amanhãs que sequer imaginaste. Trazem gravado na nervura das folhas o teu mesmo destino: a ingratidão final traduzida em extrema renúncia ao supremo sacrifício.

Entretanto, uma parte de ti, adentrada silentemente a um forno, ainda assim se fez ouvir em estalos acesos de alegria, porque cozeu o pão para bons e maus e, numa branca espiral de fumaça, evolada de uma chaminé, tua alma se elevou aos céus, sem necessidade de anjos ou guias.

Árvore, talvez ainda volte ao mundo numa gota disfarçada de chuva, a tua alma que se transplantou para o paraíso. Do mesmo modo, sem escolher onde cair, essa garoa transfeita de teus restos, regará com ternura as tuas próprias ou outras sementes...E o vento, teu irmão mais velho, há de fazê-las ressurgir pelos quatro cantos da terra.

PS. Esta crônica foi destaque no “Concurso Nacional Rubem Braga 2009”, de Cachoeiro do Itapemirim. (Geraldo Generoso, Escritor e Jornalista, de Ipaussu, SP) - calvoap@yahoo.com.br

Artigo: O Fermento Principal - A/01018

O Fermento Principal

Uma boa tática para agregar mais mentes e almas a um projeto pessoal é buscar sempre o relacionamento com as pessoas certas. Claro que nem sempre isso é fácil, mas se fosse fácil acho que nem valeria a pena. Sem a coesão que formos capazes de estabelecer, todo sucesso será temporário.

Assim como a árvore precisa de raízes, para da terra extrair o seu sustento, em perfeita harmonia com as demais partes de si mesma – caule, folhas, flores para gerar e produzir frutos, o mesmo se dá conosco enquanto entes sociais.

Quanto mais agregarmos pessoas com identidade de propósitos bem definidos, mais fortes nos tornarmos para empreender com sucesso o objetivo desejado.

Este ponto consideramos como algo absolutamente natural. Basta só considerar que aquilo que estamos em busca, outras pessoas estão a fazer o mesmo. Carecemos do concurso delas, assim como elas, do nosso.

Muitas serão, entre elas, que uma vez conhecida nossa presença nessa teia que urdimos com o coração, irão nos procurar para receber e oferecer apoios.

Dessa troca, melhor dizendo: dessa soma de informações, enriquecemo-nos com o conhecimento de nossos novos parceiros e, por via deles, igualmente poderemos conhecer novos projetos ou novas formas para o desenvolvimento de nosso trabalho.

(Geraldo Generoso, de Ipaussu)

A Bíblia Diz...

"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus,
mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para
propiciação pelos nossos pecados." (1 João 4:10)

domingo, 18 de setembro de 2011

Artigo: Para ser Deus - A/01017

Você será Deus
e verá como é fácil


Tudo está debaixo de seu domínio e todos os seres que possuem vida, foram sua criação e dependem de suas decisões. Todos os seres têm o mesmo valor, não podendo ser tratados de forma especial, pois se isso acontecer você seria injusto e isso faria você cair no descrédito.

Lembrando que você tem todo o poder no céu, na terra e debaixo da terra, o poder lhe é dado para fazer com que tudo o obedeça, transformando sua criação em meras marionetes com destino certo, apenas cumprindo o seu querer sem escolha. Isso transformaria você em tirano, brincado de criador, mas não será tão difícil porque você contemplou o passado e já conhece o futuro. É infinita a sua sabedoria, mas é como loucura para muitos; nem todos aceitaria você como criador mesmo você sendo - muitos difamariam e blasfemariam contra ti, mesmo assim, apenas com o bem poderia retribuir, mesmo com a prática do bem, você seria culpado pelo o mal de todos, pois sendo um criador bom, não obrigaria as suas criaturas a obedecê-lo por ordem ou medo,tirando deles a liberdade de escolha na terra, e assim, passaria a aceitar as escolhas de suas criaturas, mesmo já sabendo que isso lhes proporcionaria sofrimento e degradação, tudo isso para os deixar livres. Nada poderá ser manipulado para que os reconheça como criador; não poderá revelar seu poder para os influenciar nas decisões: terão que reconhecê-lo por escolha própria, sendo que a inteligência deles tem que ser privada, pois se ela for aumentara em benefícios e malefícios, os pedidos para você serão dos mais absurdos aos mais sinceros, e terá que atender com imparcialidade, sem influencia nas escolhas por amor de todos.

No ímpeto de suas criaturas, terá um elo com você chamado bem, como são livres surgiria um oposto chamado mal, para o ajuste de pensamentos os ajudaria em suas escolhas e decisões, como uma balança exata que pesará dia após dia para o bem ou seu oposto mal. Será como duas feras famintas que lutariam constantemente, sendo que no final sobrará apenas o mais forte; se suas criaturas alimentarem mais o bem, ele sobrepujará sobre o mal ou ao inverso, quanto mais as criaturas o reconhecerem como um benfeitor: o bem fortalecerá ainda mais o elo com você, dando-lhe mais poder para a prática do bem maior, o bem que não se pode calcular, pela sua grandiosidade. O oposto de tudo isso, seria o mesmo que se desconsiderar o criador fazendo o mal, ou como desconsiderar a própria existência, e isso culminaria em inexistência, pois o pagamento do mau é a morte, lembrado que é apenas o que escolhermos, na condição de nosso livre arbítrio.

E você será Deus, terá todo Poder, mas está em suas criaturas a escolha de querer o bem ou Mal, lembrando que isto são minúsculas dificuldades do seu trabalho e não terá salário, porque tudo já é seu. Trabalhará sem descanso dia e noite, apenas pelo Bem sem sombra e quaisquer variações. Então, desse jeito, seria muito fácil ser Deus.

(Diego Silva)



Artigo: O Visível e o Invisível - A/01016

O Visível e o Invisível
em nossas Vida


O Universo permanece em constante mutação. Assim também a vida de cada pessoa, na terra e em todos os mundos. Esse movimento nos permite pressupor seja eterno.

Na parte em que é chamado de matéria, seja um indivíduo ou uma estrala, inevitavelmente passou por uma primitiva fase de invisibilidade. Aliás, há uma constante transição universal de todas as coisas e seres, do invisível para o visível e vice-versa. Daí ser muito confortador e verdadeiro aquele dístico “a morte não nos destroi, apenas nos torna invisíveis”.

As aventuras da Ciência, ainda ocupada em sua quase totalidade ao aspecto material demonstrável de suas pesquisas e teses, - que é um campo vasto e não totalmente compreendido, não pode dar-se, de forma efetiva, ao esforço de ocupar-se da espiritualidade de forma efetiva. Não pode dar-se ao estudo do invisível, do impalpável até tem se dedicado no estudo das moléculas e dos átomos; mas existe um vasto oceano a ser pesquisado que foge de nossos olhos e dos nossos demais sentidos. Raríssimas pessoas têm consciência desse mundo submerso, mas tão vivo, ou até mais, que a própria dimensão material.

Aos menos dotados de vidência e clarividência – como queiram – é o bastante promover a sintonia com a esfera silenciosa que nos rodeia, em cores e sons maravilhosos. É uma fonte de infinita energia que nos circunda e da qual nos devemos dar conta porque faz parte de nosso próprio ser. Dizia São Paulo, com relação a Deus –que é Espírito Invisível e Indecifrável: Somos de Sua genealogia.

(Geraldo Generoso, Escritor e Jornalista de Ipaussu, SP)



Pensamento - IVCCCXXXVIII - 4338

"Pelas ações equivalentes, e também crendo
em grandes mistérios, as afirmações dão conta
de que o estadista Juscelino Kubitscheck tenha
herdado umas das vidas do Faraó Akhenaton."
(Jairo de Lima Alves)

A Bíblia Diz...

"Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; E daí também em figura ele o recobrou." (Hebreus 11:8-19)