segunda-feira, 30 de abril de 2012

Misticismo

As sete Palavras e as
sete Dores de Maria


As Palavras - Nos Evangelhos Maria faz uso da palavra por sete vezes, três delas dirigidas ao Anjo da Anunciação, o Magnificat em resposta a Isabel, duas dirigidas ao seu Filho e uma só e última vez dirigida aos homens (aos servos das bodas de Caná) conservada com todo o valor de um testamento.

Na Anunciação: Como poderá ser isto, se não conheço varão? (Lucas 1:34). "Eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim, segundo a Tua palavra (Lucas 1:38); Na Visitação: "A minha alma engrandece o Senhor." (Lucas 1:46-55); Jesus entre os doutores: "Filho, por que fizeste isto conosco? Eis que teu pai e eu te procurávamos angustiados." (Lucas 2:48); Bodas de Caná: "Não têm mais vinho"... (João 2:3). "Fazei tudo o que Ele vos disser" (João 2:5).

As Dores - A historiografia de Maria colhe uma tradição fundada nos evangelhos que venera as suas Sete Dores, são sete momentos da sua vida em que passou por sofrimento humano notável.

Primeira dor: a Profecia de Simeão; Segunda dor: a Fuga para o Egito; Terceira dor: Jesus perdido no Templo; Quarta dor: Maria encontra o seu Filho com a cruz a Caminho do Calvário; Quinta dor: Jesus morre na Cruz; Sexta dor: Jesus é descido da Cruz e entregue a sua Mãe; Sétima dor: o Corpo de Jesus é sepultado.


Nenhum comentário: