quinta-feira, 26 de abril de 2012

Tribuna Livre

BOSCO MARTINS. O jornalista Bosco Martins, em nome do entendimento democrático abriu mão da sua pré-candidatura a prefeito de Bonito. Continuo doidinho da silva pra saber quantos eleitores bonitenses votariam no escriba. O tal jornalista já coordenou a imprensa no primeiro mandato de Zeca do PT, e foi um fracasso. O colega Roberto Costa acertou em cheio, ao questionar a situação política de Bosco, que, na condição de candidato em Bonito, certamente sofreria uma derrota fragorosa. Mas estes “caras” só ameaçam, nada consistente... 

DISPUTA EM DOURADOS. Geraldo Resende procurou Londres e ponderou: “quero ser candidato a prefeito”. Londres, com sabedoria,  reagiu: “desista – o povo de Dourados está doido pra pedir perdão ao Murilo pela besteira de ter votado no Artuzzi.” Acertou na mosca. Esta é mais uma das muitas expressões de Manoel Afonso em sua Coluna Semanal. Dourados é outra cidade, onde o PMDB tem lideranças expressivas, mas ainda não definiu se terá ou não candidatura própria para as Eleições 2012.

BISPO CONSOLIDADO. Pelo andar da carruagem, o agente fiscal Vanderlei Bispo de Oliveira será mesmo o candidato do PT em Japorã, com um arco de alianças invejável. Pelas informações de bastidores, o ex-prefeito “Tiãozinho” não vai disputar, embora seja favorito em pesquisas de opinião pública. Rubão apóia Bispo “prá valer”, e a maior luta do PT local é convencer Gil Perin a desistir de seu sonho e formar fileiras numa possível candidatura única. Dá prá antever que o rolo compressor em Japorã vai ser insuportável.

QUEM MANDA É MARA. A cidade de Eldorado vive momentos de complexidade na questão sucessória. Enquanto a prefeita Marta Araújo cresce eleitoralmente, o empresário Auro Trento, de certo modo insatisfeito, afirma que “aqui, quem manda é a Mara”, numa alusão direta à situação política e sobre a composição de chapa majoritária, cujo vice indicado é o vereador José Martins. Joil Moreira, se quiser continuar na política, deverá concorrer à reeleição para a Câmara Municipal. O jogo é duro, e quem não ler na cartilha, fica fora!

CORRUPÇÂO BRASILEIRA. A Corrupção em nosso País tem se transformado em doença contagiante. O caso Carlinhos Cachoeira vem alarmando o mundo, com o envolvimento de políticos de todos os partidos. Fala-se muito em CPI, mas ninguém acredita em solução que agrade a opinião pública. O ordenamento jurídico não permite grandes avanços e o povo sofre com os desmandos. Quem poderá nos socorrer?

CAMPANHA NERVOSA. Em qualquer cidade, onde a disputa eleitoral é acirrada existe uma tendência de muito nervosismo entre os postulantes e seus coordenadores. Na Admirável Mundo Novo já teria ocorrido pequenos distúrbios, apontando claramente que por aqui a "panela" vai ferver. O poder é muito bom e ninguém pretende ser derrotado nas urnas. É preciso muito cuidado entre as partes.

DIÁRIAS DE VEREADORES. Não é só em Mundo Novo. As casas-de-leis, regra geral, adotam o princípio do “toma-lá-dá-cá” para que os senhores presidentes se mantenham no poder com tranquilidade. O instituto de diárias é um ato político interno, pelo qual o digno vereador reforça o seu ganho para melhor representar o povo. E alguns ainda se queixam do pequeno valor que recebem, uma regalia que a maioria dos profissionais não têm. Para ilustrar: as diáreias de um edil à Capital, não sai por menos de 700 reais. Brincadeira!

CABIDE DE EMPREGO. Outra coisa absurda que pode ser verificada nas casas legislativas é o alarmante número de funcionários, que se acotovelam sem ter muito o que fazer. É o caso de uma Casa-de-Leis em nossa região que possui nada menos que 25 funcionários em seus quadros. Desse jeito, não existe orçamento que suporte tamanho desperdício de dinheiro público. A reforma política precisa acontecer neste País com a máxima urgência.


Nenhum comentário: