segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Câmara de Naviraí: Cicinho

Cicinho do PT é o Favorito para
Presidente do Legislativo de Naviraí


Tradicionalmente dizem que quem se arrisca a dizer antecipadamente quem será o presidente em uma eleição de uma Câmara Municipal (onde há divisões de grupos) é um sério candidato a queimar a língua. Em Naviraí a regra não é excessão, mas nos últimos dias começou a despontar o favoritismo do vereador eleito Cícero dos Santos (PT).

Apesar de andar apregoando que não quer a presidência da Câmara e que "é melhor trabalhar o meu mandato", na prática as articulações de Cicinho do PT acontecem de maneira forte. Extra oficialmente há quem fale de que ele teria conquistado os votos dos dois membros do PTdoB (Mário Gomes e Moacir Andrade) e teria conquistado mais dois votos junto ao grupo do PMDB-PSDB (Carlos Sanches e Elias Construtor, ambos tucanos). Como o grupo de Leo Matos (coligação que inclui o PV, o PT, PMN e o PSD) elegeu apenas quatro vereadores, ainda não se sabe quem seria o dono do nobo voto.

Com nove dos treze votos, mal seria possivel formar a chapa de quatro pessoas para fazer a oposição. E no lado oposto, o articulador e atual presidente da Câmara Municipal, Gean Carlos Volpato (PMDB), diz que há chances de vitórias. Ele conta com todos os votos do PMDB e PSDB, tenta segurar os votos do PTdoB e ainda tem recebido a visita de seu amigo Vanderlei Chagas (PSD), tido como voto de Cicinho do PT. Só que anteriormente se falava em uma candidatura de Chagas contra a do grupo de Gean. Por isto alguns analistas políticos falam que Gean pode ter entre cinco a oito votos.

Um outro nome cotado como candidato é o do vereador José Roberto Alves (PMDB), que tem trânsito fácil em todas as alas e teria o apoio do prefeito eleito - Leandro Peres de Matos (PV), que nega influência sobre a eleição da Câmara Municipal de Naviraí. Mal Leo nega ingerência na eleição da Câmara e uma outra turma diz que ele trabalha mesmo é pela eleição de Cícero dos Santos.

Há ainda, nos bastidores, quem aposte no nome da agora calada Solange Mello (PSDB), que seria mulher suficiente "para rodar a baiana em cima da hora" visando segurar os votos da coligação que envolve PMDB-PSDB e PTdoB. Resta saber de fato, se Solange Mello quer a presidência no primeiro biênios (2013/14). Há quem diga que Solange Mello quer mesmo é ser presidenta no segundo biênio (2015/16).

A primeira sessão do ano debe ser presidida pelo vereador mais velho (Moacir Andrade) até o momento em que ele empossa o presidente indicado na eleição interna, que é empossado no instante posterior do anúncio do resultado da eleição. Então o presidente eleito assume o cargo e convoca a primeira sessão de trabalho, a abertura oficial do ano legislativo (no dia 15 de fevereiro - mas que pode ser na segunda-feira, 18 de fevereiro, com a participação ou não do prefeito eleito - Leo Matos).

Antes das eleições, os vereadores tem posse marcada para acontecer em solenidade agendada para 8h30. As treze cadeiras do parlamento municipal devem ser ocupadas pelos vereadores eleitos Adriano Silvério (PMDB - 1.927 votos); Gean Volpato (PMDB - 1.062 - reeleito), Marcus Douglas (PMN - 1040), Carlos Alberto Sanches (Carlão do Escritório – PSDB - 985), Cícero dos Santos (Cicinho do PT – 974 – PT), José Roberto Alves (PMDB - 923 votos), José Odair Gallo (PDT - 856), Elias Alves (PSDB - 791), Solange Melo (PSDB - 807), Jaime Dutra (PT - 737), Moacir Andrade (PTdoB - 653), Vanderlei Chagas (PSD – 601) e Mario Gomes (PTdoB - 600).

Nenhum comentário: