sábado, 29 de dezembro de 2012

Guaíra: Confronto Fabian x Kuba

Manoel Kuba afirma, em entrevista, que
a Prefeitura está em perfeita ordem


O prefeito eleito de Guaíra, Fabian Vendruúcolo, contesta  à Imprensa, as afirmações feitas pelo prefeito Manuel Kuba, de que o processo de transição estaria bem encaminhado. Fabian declarou que não recebeu nenhum relatório oficial que demonstre a existência de um saldo financeiro positivo da prefeitura. “Na realidade nem transição de governo existiu, nós não sabemos qual é a realidade da prefeitura. Temos a informação que a atual administração entregará o governo com um saldo de R$ 4 milhões, mas é uma receita vinculada à Saúde, à Educação, à Assistência Social e convênios. É quase certo que receberemos o município com saldo negativo nas fontes royalties e livre, as duas principais fontes de receita para investimentos, já que o restante está comprometido com o custeio da máquina pública.”, disse Fabian.

 “Aproximadamente 30 cargos comissionados serão nomeados de início. “Estou procurando contemplar aqueles profissionais que possuem um perfil técnico necessário para este primeiro momento. Muitos já estiveram comigo no meu governo anterior e sei que eles são capazes. Também estou montando um núcleo jurídico experiente para que nenhuma improbidade seja cometida logo de início. Com certeza, a transparência, a honestidade e o trabalho serão as tônicas desse novo governo que vamos inicia.r”, destaca Vendrúscolo.

Para Fabian, o grande desafio inicial será criar um superávit financeiro já no primeiro mês de trabalho. Para isso, ele pretende contar com uma equipe enxuta e qualificada. Afirma:  “Pretendo abrir mão do direito de contratar todos os cargos comissionados que tenho direito. Quero analisar como estão realmente as finanças, dar prosseguimento aos atendimentos de serviços essenciais e no decorrer dos primeiros meses quero ir contratando de acordo com as necessidades.”.

Com vistas à equipe que irá compor o primeiro escalão do governo, a princípio prevista para ser divulgada antes, Fabian diz que só anunciará os nomes no dia da posse. Extraoficialmente, a informação é de que ainda existem algumas secretarias em negociação, com pessoas analisando os convites formulados.


Fabian Vendrúscolo, que possui um jeito muito peculiar de fazer política,  lamenta que algumas obras, segundo ele, de péssima qualidade, tenham sido entregues a toque de caixa por Manoel Kuba. E desabafou durante a entrevista: “Estaremos, logo nos primeiros dias, fazendo uma auditoria nas obras em andamento. Temos denuncia de má qualidade dos serviços e materiais em algumas delas. Estamos cientes que teremos algumas dificuldades. Umas das obras, a supercreche, por exemplo, foi feita a matrícula de alunos, mas sabemos que ainda não foram licitados os móveis e a ligação elétrica. A obra também possui problemas estruturais no terreno, como a erosão do pátio. Então, dificilmente conseguiremos iniciar o ano letivo naquele local.”

O prefeito Fabian Vendrúsculo procura em todos os momentos da entrevista com a Imprensa, criar obstáculos para gerir a coisa pública. É o tipo de gestor mau humorado, que assume um município viável sob todos os aspectos, para justificar o injustificável. É claro que Manoel Kuba jamais foi um gestor espetacular, mas Guaíra é um Município administrável em qualquer época, devido a sua importância no contexto político e social em toda a região, quiçá em todo o Estado do Paraná. Não é hora, portanto, de lamentos e ais, porque a situação econômico-financeira de Guaíra é uma das melhores e todo mundo sabe desta realidade.

O que é preciso neste momento é que o novo prefeito monte uma equipe capaz, arregace as mangas e comece a mostrar serviços ao povo guairense, que acreditou em suas propostas de governo. Se Fabian fizer uma administração razoável, sem retaliações e com responsabilidade, terá sucesso durante o mandato e consequentemente a aprovação popular. Caso contrário, terá um mandato pífio, sem chance de reeleição, como aconteceu nas eleições de 2008, quando foi derrotado por Kuba estando no poder.

É bom que Fabian entenda, desde os primeiros passos deste mandato, que o mau humor não pode construir nada, e cabe a ele, tão-somente a ele, alavancar o progresso da histórica cidade de Guaíra.

Nenhum comentário: