domingo, 31 de março de 2013

Impressora Gráfica - Tipos

No mercado trabalhamos por folha (geralmente 66×96 cm). A impressora tem que ser Folha inteira, Meia folha (66×48 cm), quarto de folha (33×48 cm) ou oitavo de folha (33×24 cm). Pense nos serviços abertos. Uma revista tem que ter no mínimo quarto de folha para imprimir 4 páginas. A de folha inteira imprime de 16 em 16 páginas. Isto faz diferença no tempo de impressão. Existem diferenças nestas medidas que passei, isto é apenas uma base. Qual a sua necessidade de tamanho?
Quantas cores você precisa? Você vai imprimir trabalhos monocromáticos ou coloridos. Se forem livros uma impressora monocromática é o suficiente. Uma bicolor vai dar um toque a mais nos títulos e paginação e vai permitir ocasionalmente rodar uma cromia para as capas. Uma de 4 torres vai imprimir muito bem serviços coloridos, mas vai ser subutilizada para imprimir livros. Cada caso é um caso. Qual o seu caso?
 
Qual a gramatura do papel que você vai rodar? Tem impressoras especializadas em imprimir folhas finas. Quando se põem folhas com mais de 180 gr começam a aparecer problemas de registro. Por outro lado, impressoras especializadas em rodar serviços de cartonagem pegam folhas de 300 g ou mais. Mas quando se coloca folhas finas, passa folhas coladas a beça, gerando falhas de impressão, perda de folhas e outros problemas mais. A maioria das impressoras admitem ajustes. Mas estes ajustes não são simples como parecem. São operações demoradas. Que tipo de folha você vai usar?
Posso perguntar também sobre a questão das chapas, convencional ou computer-to-plate, mas você já sentiu que tem que estudar bem o caso.

Nenhum comentário: