segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dr. Toledo - Cronologia - XI

CRONOLOGIA

1924. Mês de novembro, dia 10 - nasce em Bebedouro, Estado de São Paulo o terceiro filho de Lúcio Dias de Toledo e Maria de Lourdes Moura de Toledo, que recebeu o nome de José Carlos Dias de Toledo.

1929. Mês de outubro – muda-se com a Família para a Fazenda São Sebastião, distrito de Vila Toledo, hoje Orindiuva, no norte paulista, onde deu início aos seus estudos primários, desfrutando de uma infância rural inesquecível.

1935. Mês de outubro – transfere residência para Barretos, onde conclui o curso primário e é matriculado no Ginásio Municipal de Barretos.

1940. Mês de dezembro – termina o curso secundário no Ginásio Municipal de Barretos e, no começo do ano seguinte, segue para a Capital de São Paulo, dando início ao Curso de Economia.

1943. Mês de setembro, dia 19 – recebe o certificado de Reservista Militar do T.G-35, após prestar juramento à Bandeira no Vale do Anhangabaú, na Capital.

1944. Mês de dezembro – com a idade de vinte anos, recebe diploma de Economista pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo, e continua exercendo sua função na Cooperativa Central Agrícola de São Paulo, tendo trabalhado ali durante todo o curso.

1948. Mês de fevereiro – depois do exame vestibular, disputado por centenas de candidatos, acontece o seu ingresso na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil – Praia Vermelha, Rio de Janeiro.

1951. Mês de janeiro – exerce, nos momentos livres, a função de codificador no Serviço Nacional de Recenseamento – censo de 1950 -, que funcionava bem ao lado da Faculdade. Recebeu da Instituição Certificado de Funcionário Exemplar, sem jamais ter faltado ao trabalho.

1953. Mês de dezembro, dia 13 – acontece a Colação de Grau no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo indicado para fazer o famoso Juramento de Hipócrates, em nome de todos os colegas de Turma. Foi este um Dia Inesquecível: o Início de todo o Sucesso alcançado.

1954. Mês de fevereiro – começa a trabalhar com o tio, Ricardo Dias de Toledo, na Casa de Saúde “Doutor Toledo”, em Bebedouro, SP.

1955. Mês de fevereiro – inicia na Santa Casa de Ribeirão Preto residência no Serviço de Ortopedia, sob a direção do Dr. Luiz Tarquínio de Assis Lopes.

1956. Mês de setembro, dia 17 – consegue uma Bolsa de Estudos da National Exchange Service de Washington, DC-USA, para pós-graduação em Ortopedia. A caminho de São Francisco, faz escala em Nova Iorque, sendo recepcionado com um jantar pelo conceituado médico, Dr. Luiz Tarquínio e sua esposa.

1958. O casamento com Carol Betty, que conheceu em São Francisco, numa cerimônia simples, em Reno, Estado de nevada. Ali, o0 jogo é liberado e grandes cassinos funcionam dia e noite, sendo o lugar preferido por milhares de não-residentes, americanos ricos e famosos, assim como pelas estrelas de Hollywood, que se divorciam e casam novamente, beneficiando-se da lei do Estado, de “no-waiting” para casamento, ao custo de 25 dólares. É, também, costume dos nubentes, após a cerimônia, jogar as alianças antigas nas águas do riacho  Truckee, cujo fato se tornou um atrativo turístico, gerando uma nova profissão: os pescadores de alianças, que as recolhem por meio de uma rede de malhas finas. Em nosso caso, não obtiveram lucro algum, pois não haviam alianças para ser descartadas.

1959. Mês de janeiro, dia 22 – nasce o Filho Primogênito Charles, em São Francisco, enchendo de alegria o lar do casal. Durante a permanência do recém-nascido no berçário do St. Mary´s Hospital, foi o centro das atenções de todos.

1959. Mês de agosto – o retorno ao Brasil com uma bagagem de novos conhecimentos, e se reintegra ao Serviço de Ortopedia da Santa Casa de Ribeirão Preto.

1960. Mês de julho, dia 18 – recebe o diploma de membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

1960. Mês de outubro, dia 17 – nasce o Segundo Filho James, na Maternidade da Santa Casa de Ribeirão Preto. Mais um regozijo para a Família.

1961. Mês de fevereiro – participa da fundação do Departamento de Ortopedia do Centro Médico de Ribeirão Preto, como secretário da diretoria eleita.

1961. Mês de julho – recusa convite para ser Assistente da Cadeira de Ortopedia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com promessa de uma Bolsa de Estudos na Inglaterra.

1961. Mês de setembro – visita as cidades de Campinas, Goiânia e Brasília. Tinha planos de instalar a sua própria Clínica de ortopedia. Ao participar de um Congresso Médico em Londrina, encontra-se com o Doutor Dalton Paranaguá, seu colega de Turma, que sugere a cidade de Maringá, região rica e progressista. Aceita a sugestão, tendo sido recebido de braços abertos pela Comunidade Médica e pela população como um todo.

1961. Mês de novembro – muda-se para Maringá, onde instala a Clínica de Ortopedia e Fraturas, na avenida Brasil, 4313, permanecendo durante vinte anos no mesmo endereço. Atendeu no período mais de vinte e sete mil doentes e realizou 6144 cirurgias, uma média de 25.6/mês

1963. Mês de março, dia 29 – o Grêmio Esportivo de Maringá, do qual era médico, conquista, pela primeira vez, o título de Campeão Paranaense de Futebol.

1963. Mês de julho, dia 23 – depois de uma campanha memorável em prol da criança defeituosa, da qual foi o coordenador, participa da fundação da ANPR (Associação Norte-Paranaense de Reabilitação), destinada a prestar assistência às crianças portadoras de sequelas da poliomielite.

1963. Mês de julho, dia 27 – nasce o caçula Peter no Hospital Santa Lúcia. O filho maringaense, uma criança adorável. Veio ao mundo pelas mãos do obstetra Dr. Paulo Jacomini.

1964 – O Grêmio Esportivo Maringá repete o feito do ano anterior, conquistando novamente o Campeonato Paranaense de Futebol.

1965. Mês de junho – o Estágio no Instituto de Reabilitação e Fisioterapia da New York University, Bellevue Medical Center, New York, NY-EUA.

1969. Mês de março, dia 25 – a comemoração de mais um título conquistado pelo Grêmio Esportivo Maringá, agora de âmbito nacional: o Torneio Centro-Sul e Norte-Nordeste, chamado de “Robertinho” ao vencer o Spot Clube Recife por 3x0 na Capital Pernambucana.

1972. Mês de maio – vende na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro suas ações do Banco do Brasil e da Vale do Rio Doce, assim como imóveis em Maringá, e adquire em Eldorado o seu primeiro lote rural com 250 alqueires.

1977 – o Sport Clube Corinthians Paulista – sua outra paixão esportiva -, dá a volta por cima, após vinte e três anos, conquistando o Campeonato Paulista de Futebol.

1981. Mês de julho – a realização de um sonho acalentado há muito tempo: muda-se para a sua propriedade rural, distante nove quilômetros do centro da cidade, fixando residência ali, e passa a atender em sua Clínica Ortopédica na cidade sul-mato-grossense. Paralelamente, exerce a sua atividade como pecuarista, o que lhe agrada muito.

1989. Mês de setembro, dia 30 – a Coordenação do Sindicato Rural de Eldorado, cuja fundação esteve sob sua responsabilidade desde os primeiros passos. Graças à Administração  constituída por jovens pecuaristas, sendo a maioria pertencente à clã dos Turquino, Família de Pioneiros – a Entidade tornou-se  modelo no Cone Sul do Estado de MS.

1994. Mês de dezembro – foi submetido a uma cirurgia cardíaca para revascularização do midiocárdio, com atuação da equipe do Doutor Adib Jatene, no Hospital do Coração, em São Paulo.

1999. Mês de maio, dia 11 – a Câmara Municipal de Maringá aprova por unanimidade a Lei 6837, outorgando-lhe o título de Cidadão Honorário de Maringá, uma honraria proposta pela vereadora pela vereadora Edith Dias de Carvalho.

2000. Mês de janeiro – a comemoração da conquista pelo Corinthians do título de Campeão Mundial Interclubes, torneio oficializado pela FIFA. Jantar Festivo foi patrocinado pelo Clube dos Corinthianos de Eldorado.

 

 

 

 

Nenhum comentário: