AGÊNCIAS DE FUNDO DE QUINTAL PREJUDICAM
PREFEITURAS E VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
Os serviços prestados por agências de publicidade às
prefeituras, câmaras e outros órgãos público são de grande valia, quando estas
são qualificadas e procura manter um nível de boa aceitação perante os seus
clientes. De acordo com a lei 9666/1996, as peças publicitárias devem ser
produzidas por agências e repassadas aos veículos para divulgação. Isso vem
ocorrendo em todas as esferas do Serviço Público, mediante entendimento
comercial com os órgãos de Imprensa.
Regra geral, o atendimento feito às prefeituras e Câmaras
Municipais por algumas agências de propaganda deixa muito a desejar, pela falta
de habilitação ou talvez pela ineficácia dos serviços prestados. Os veículos
têm se queixado muito da morosidade com que as coisas acontecem, desde a
confecção da peça publicitária, os entendimentos comerciais e por fim, a
liberação do pagamento.
Existem casos em que, seguindo a mesma lei de licitações,
algumas prefeituras abriram mão de agências de publicidade preferindo contratos
diretos com os veículos de comunicação. A medida agradou grandemente os
diretores de jornais e outros veículos, pela agilidade nos encaminhamentos da
mídia, em todos os aspectos.
Além de demorado o processo de licitação para a Imprensa,
em geral as agências ficam distantes do clientes, oferecendo dificuldades para
um bom entrosamento no ato negocial. Existem agências que estão completamente
desprovidas de conhecimento técnico da matéria, e de quebra, a interferência
política de setores que em nada contribui para a melhoria dos serviços
prestados, que em princípio, deveriam ser de qualidade.
A partir da exigência legal, inúmeras agências surgiram
no mercado para pleitear os serviços do setor, no entanto, dezenas delas não
possuem qualificação profissional que possa levar avante um projeto de mídia
satisfatório. Por incrível que possa parecer, existem agências que sequer conhecem
o sistema de centímetro de coluna, utilizado pela mídia escrita. Trocando em
miúdo: não sabem elaborar um mapa de mídia com a Tabela de Preços em mãos. Isso
é lamentável, mas vem ocorrendo em larga escala em agências de propaganda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário