terça-feira, 23 de setembro de 2014

Agências de Publicidade

AGÊNCIAS DE FUNDO DE QUINTAL PREJUDICAM
PREFEITURAS E VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

Os serviços prestados por agências de publicidade às prefeituras, câmaras e outros órgãos público são de grande valia, quando estas são qualificadas e procura manter um nível de boa aceitação perante os seus clientes. De acordo com a lei 9666/1996, as peças publicitárias devem ser produzidas por agências e repassadas aos veículos para divulgação. Isso vem ocorrendo em todas as esferas do Serviço Público, mediante entendimento comercial com os órgãos de Imprensa.

Regra geral, o atendimento feito às prefeituras e Câmaras Municipais por algumas agências de propaganda deixa muito a desejar, pela falta de habilitação ou talvez pela ineficácia dos serviços prestados. Os veículos têm se queixado muito da morosidade com que as coisas acontecem, desde a confecção da peça publicitária, os entendimentos comerciais e por fim, a liberação do pagamento.

Existem casos em que, seguindo a mesma lei de licitações, algumas prefeituras abriram mão de agências de publicidade preferindo contratos diretos com os veículos de comunicação. A medida agradou grandemente os diretores de jornais e outros veículos, pela agilidade nos encaminhamentos da mídia, em todos os aspectos.

Além de demorado o processo de licitação para a Imprensa, em geral as agências ficam distantes do clientes, oferecendo dificuldades para um bom entrosamento no ato negocial. Existem agências que estão completamente desprovidas de conhecimento técnico da matéria, e de quebra, a interferência política de setores que em nada contribui para a melhoria dos serviços prestados, que em princípio, deveriam ser de qualidade.


A partir da exigência legal, inúmeras agências surgiram no mercado para pleitear os serviços do setor, no entanto, dezenas delas não possuem qualificação profissional que possa levar avante um projeto de mídia satisfatório. Por incrível que possa parecer, existem agências que sequer conhecem o sistema de centímetro de coluna, utilizado pela mídia escrita. Trocando em miúdo: não sabem elaborar um mapa de mídia com a Tabela de Preços em mãos. Isso é lamentável, mas vem ocorrendo em larga escala em agências de propaganda.

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