sábado, 27 de setembro de 2014

Misticismo: A Ordem Rosacruz e a Maçonaria

A Ordem Rosacruz e a Maçonaria


O Rosacrucianismo, assim como a Maçonaria, é um sincretismo de diversas correntes filosóficas-religiosas: hermetismo egípcio, cabalismo judaico, gnosticismo cristão e alquimia. Existe ligação entre a Maçonaria e os Rosacruzes e essa ligação começou já na Idade Média. No fim do período medieval e começo da Idade Moderna, com inicio da decadência das corporações operativas (englobadas sob rótulo de Maçonaria de Ofício ou operativa), estas começaram, paulatinamente, a aceitar elementos estranhos à arte de construir, admitindo, inicialmente, filósofos, hermetistas e alquimistas, cuja linguagem simbólica assemelhava-se à dos francos-maçons.

Como a Ordem Rosacruz estava impregnada pelos alquimistas, deu-se a ligação do Rosacrucianismo e da alquimia com a Maçonaria. Leve-se em consideração, também, que durante o governo de José II, imperador da Alemanha de 1765 a 1790, e co-regente dos domínios hereditários da Casa d'Áustria, houve um grande incremento da Ordem Rosacruz e sua comunidade, atingindo até a Corte e fazendo com que o imperador proibisse todas as sociedades secretas, abrindo exceção apenas aos maçons, o que fez com que muitos Rosacruzes procurassem as lojas maçónicas para ali poder continuar com os seus trabalhos.

Ambas as Ordens são medievais, se for considerado o maior incremento da Maçonaria de Ofício durante a Idade Média e o início de sua transformação em "Maçonaria dos Aceitos", também chamada, indevidamente, de "Especulativa". Se, todavia, considerarmos o início das corporações operativas, em Roma, no século VI antes de Cristo, historicamente a Maçonaria é mais antiga. Isso, é claro, levando em consideração apenas as evidências históricas autênticas e não as lendas, que faz remontar a origem de ambas as instituições ao Antigo Egito.

A Maçonaria é uma Ordem totalmente Templária, ou seja, os ensinamentos só ocorrem dentro das lojas. Seus graus vão do 1 ao 3 nas "Lojas Base" e do 4 ao 33 nas "Lojas de Graus Filosóficos". Já a Antiga e Mística Ordem Rosacruz dá ao estudante o livre arbítrio de estudar em casa ou num templo Rosacruz. O estudo em casa é acompanhado à distância, e assim como na Maçonaria, é composto de vários graus, que vão do neófito (iniciante) ao 12º grau, conhecido como grau do Artesão.

O estudo no Templo, mesmo não sendo obrigatório, proporciona ao estudante, além do contacto social como os demais integrantes, a possibilidade de participar de experimentos místicos em grupo, e poder discutir com os presentes os resultados, e por último, a reunião templária fortalece a Egrégora da Organização, o que também ocorre na Maçonaria.

A maior evidência de uma ligação histórica entre a Ordem Rosacruz e a Maçonaria é a existência do "Capítulo Rosa-Cruz" que é o 18º Grau do "Rito Escocês Antigo e Aceito" da Franco-Maçonaria, representando simbolicamente a 9ª Iniciação Menor no grau de "Cavaleiro Rosa-Cruz", que tem como símbolos principais o Pelicano, a Rosa e a Cruz.

AS INICIAÇÕES

Uma singularidade entre a AMORC e a Maçonaria, são as iniciações nos seus respectivos graus, sendo que para ambas, a primeira é a mais marcante. No caso da Maçonaria a iniciação é no grau de Aprendiz; na AMORC, a admissão dá-se no Primeiro Grau de Templo. As iniciações têm o mesmo objetivo: impressionar o iniciante, levá-lo à reflexão, para que ele decida naquele momento se deve ou não seguir adiante, e se o fizer, assumir o compromisso de manter velados todos os símbolos, usos e costumes da instituição de que fará parte.

O SIMBOLISMO

Vários são os símbolos comuns às duas instituições, a começar pela disposição dos mestres com cargos, lembrando os pontos cardeais, e a passagem do Sol pela Terra, do Oriente ao Ocidente.

Cada ponto cardeal é ocupado por um membro. A figura do venerável mestre na Maçonaria, ocupando sua posição no Oriente, encontra similar na Ordem Rosacruz, na figura de um Mestre Instalado, que ocupa seu lugar no Leste. A linha imaginária que vai do altar dos juramentos ao Painel do Grau, e a caminhada somente no sentido horário, também é similar. Em ambos os casos o Templo é pintado na cor azul celeste, e a entrada dos membros ocorre pelo Ocidente.

O altar dos juramentos encontra semelhança no Shekinah na ordem Rosacruz, sendo que neste último não se usa a Bíblia ou outro livro, mas sim três velas dispostas de forma triangular, que são acesas no início do ritual e apagadas ao final deste, simbolizando a luz, a Vida e o Amor.

Outra semelhança é o uso de avental por todos os membros iniciados ao adentrarem o Templo, enquanto que os oficiais, equivalente aos mestres com cargo, usam paramentos especiais, cada qual simbolizando o cargo que ocupa no ritual. O avental usado pelos membros não diferencia o grau de estudo. Algumas das diferenças ficam por conta da condução do ritual, onde na Ordem Rosacruz tem caráter místico-filosófico.

Os iniciantes na Ordem Rosacruz recebem seus estudos em um Templo separado, anexo ao Templo Principal, enquanto que os aprendizes maçons recebem suas instruções juntamente com os demais irmãos e, finalmente, o formato físico da Loja Maçónica lembra as construções greco-romanas, enquanto que a Ordem Rosacruz lembra as construções egípcias.

Nenhum comentário: