quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Tribuna Livre

CALOTE DA ASSEMBLEIA. O Poder Legislativo do Estado, que é composto por 24 parlamentares e administrado por uma mesa diretora, é uma Instituição Democrática que apresenta projetos e vota leis de interesse da sociedade. Dentre outras atribuições, também contrata serviços. Alguns veículos de comunicação configuram no rol de prestadores de serviços à Casa-de-Leis, geralmente através de agência de publicidade.  Uma agência  veiculou peças publicitárias em 2013, deixando de pagar pelo menos seis campanhas  aos jornais, pois,  conforme justificativa,  não teria recebido os valores contratados pela AL,. É calote, ou não é?

PLEBISCITO OU REFERUNDUM. Dilma, reeleita presidente no domingo, fez muitos comentários de forma moderada, para conquistar a simpatia dos adversários. Dentre tantas promessas, falou de plebiscito para a reforma política. Um pouco sem rumo, a petista falou em plebiscito, mas o termo mais coerente seria o referendum. Uma coisa é plebiscito, que as massas não entenderiam os objetivos; outra coisa é o referendum, cujos quesitos são elaborados no Congresso para a apreciação e voto popular. O Brasil já teve dois plebiscitos e um referendum. Enquanto isso, as reformas vão demorar para se consolidar.

BODE NA SALA. O Brasil vive um momento delicado em suas instituições, cuja governabilidade está ameaçada. O Congresso Nacional já não tem mais uma convivência pacífica com o governo do PT. Novas alianças estão se formando, no sentido de isolar o partido governista. Dilma, pela expressão de experientes jornalistas, tem hoje um bode na sala e não sabe o que fazer com ele. É ruim a articulação no Planalto, com Gilberto Carvalho falando “besteira”. Muitos estão apostando em Jacson Wagner para construir a ponte entre as forças políticas em Brasília, para recuperar a imagem de um governo, bem desgastada.

PRIMEIRA VEZ. É a primeira vez na história política de MS que um governador eleito manifesta agradecimento por meio da Imprensa. Nos primeiros dias após o resultado das eleições, Reinaldo Azambuja, demonstrando cordialidade e atenção, usa de seu expediente para agradecer todos os sul-mato-grossenses pela vitória nas urnas no dia 26 de outubro. É uma ação democrática e faz bem aos veículos de comunicação, pelo conteúdo que traz a peça publicitária, assinada pelo governador eleito e pela vice-governadora eleita. Um bom exemplo a todos os agentes políticos, que nem sempre agradecem a seus eleitores.

CONTRASTES ELEITORAIS. Alguns registros são importantes sobre o resultado das eleições no Cone Sul. Os prefeitos Léo Matos e Vanderlei Bispo, estão sorrindo à toa. Os candidatos ao governo apoiados por eles foram bem votados em seus municípios. O mesmo não aconteceu em Iguatemi, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo, cujos mandatários não conseguiram transferir votos para os seus candidatos. Delcídio ganhou na Terra de Ricardo Favaro, do PSDB,  e perdeu em Eldorado, Iguatemi e Mundo Novo, onde teve o apoio dos mandatários municipais. Reinaldo Azambuja já mandou avisar que não fará retaliação a ninguém.


PENSAMENTO DO COLUNISTA. "Todas as coisas no Universo estão sejeitas a Mudanças, mas tudo só acontece no momento exato." (Jairo de Lima Alves)

Nenhum comentário: