Técnicas de Pesquisa Eleitoral
Nem mesmo os institutos se entendem sobre as técnicas de
pesquisa eleitoral. Parece até que Ibope e Data Folha combinam os resultados,
mas se perdem em algum ponto. Um técnico em pesquisas foi enfático ao declarar
algumas metodologias para se chegar a um resultado satisfatório que possa
agradar o cliente, ou o candidato interessado nos números. Uma das técnicas
apontadas é o efeito multiplicador, cujos números são organizados em
laboratórios a partir de questionários realizados em cidades e regiões específicas.
Se o resultado agradar ao cliente, fecha-se o mapa para a divulgação redes
televisas e na Imprensa. Após o resultado das urnas, quando os números não
batem, aí reúnem-se os técnicos e diretores dos institutos apresentando ampla
justificativa, sendo que a tônica é sempre a mesma: a pesquisa valia para o
momento pesquisado. É sempre assim, e a cada novo pleito, as pesquisas
eleitorais ficam mais desacreditadas. As avalanches de pesquisas em
determinados momentos eleitorais justificam a enorme soma de recursos
investidos no negócio, muitolucrativo.
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