sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Eleições e Pesquisas - 2014

Técnicas de Pesquisa Eleitoral



Nem mesmo os institutos se entendem sobre as técnicas de pesquisa eleitoral. Parece até que Ibope e Data Folha combinam os resultados, mas se perdem em algum ponto. Um técnico em pesquisas foi enfático ao declarar algumas metodologias para se chegar a um resultado satisfatório que possa agradar o cliente, ou o candidato interessado nos números. Uma das técnicas apontadas é o efeito multiplicador, cujos números são organizados em laboratórios a partir de questionários realizados em cidades e regiões específicas. Se o resultado agradar ao cliente, fecha-se o mapa para a divulgação redes televisas e na Imprensa. Após o resultado das urnas, quando os números não batem, aí reúnem-se os técnicos e diretores dos institutos apresentando ampla justificativa, sendo que a tônica é sempre a mesma: a pesquisa valia para o momento pesquisado. É sempre assim, e a cada novo pleito, as pesquisas eleitorais ficam mais desacreditadas. As avalanches de pesquisas em determinados momentos eleitorais justificam a enorme soma de recursos investidos no negócio, muitolucrativo.

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