sábado, 25 de abril de 2015

Misticismo: Sobre a Tradução da Bíblia

Tradução da Bíblia


A Bíblia tem sido traduzida em muitos idiomas a partir do hebraico e do grego. A primeira tradução da Bíblia hebraica foi para o grego, a Septuaginta (LXX), que mais tarde se tornou o textus receptus do Antigo Testamento na Igreja e na base do seu cânon. A Vulgata latina por São Jerônimo foi baseada no hebraico para esses livros da Bíblia preservados no cânone judaico, o que se refletiu no Texto Massorético, e sobre o texto grego para o resto .

Outras traduções judeias antigas, tais como o Targum aramaico, escrito conforme o Texto Massorético da Bíblia hebraica, e todas as traduções medievais e modernas judaicas são baseados nos mesmos. Traduções cristãs também tendem a ser desenvolvidas com base no hebraico, embora algumas denominações prefiram a Septuaginta. Traduções bíblicas incorporando a crítica textual moderna geralmente começam com o Texto Massorético, mas também levam em conta as variáveis de todas as versões antigas. O texto original do Novo Testamento cristão está em grego koiné, e quase todas as traduções são baseadas no texto grego.

A Vulgata latina era dominante no cristianismo na Idade Média. Desde então, a Bíblia foi traduzida em muitos idiomas. As traduções inglesas da Bíblia, em especial, têm uma história rica e variada de mais de um milênio.

A Bíblia na Idade Média
O Papa Inocêncio III, em 1199 proibiu versões da Bíblia sem autorização como uma reação para as heresias do Catarismo e Valdenses. Os sínodos de Toulouse e de Tarragona, em (1234, baniu a posse de tais escritos. Há indícios de algumas traduções vernáculas terem sido permitidas, enquanto outras eram questionadas.
A mais notável tradução da Bíblia para o inglês médio é a Bíblia de Wycliffe, de 1383, baseada na Vulgata, foi proibida pelo Sínodo de Oxford em 1408. Uma Bíblia hussita húngara surgiu em meados do século XV e, em 1478, uma tradução catalã no dialeto da Comunidade Valenciana.


Nenhum comentário: