Parábola ChinesaDois homens caminham em sentido contrário por uma estrada. Cada um traz consigo um pão. Em uma curva da estrada os dois se encontram e, sem se falarem, apenas decidem trocar os pães... Depois, em silêncio, seguem seus caminhos, cada um levando na mão um único pão. Em outra estrada, não muito longe dali, dois homens também caminham em sentido contrário. Mas, cada um deles traz consigo uma idéia.
Em determinado ponto da caminhada eles se encontram, conversam animadamente e fraternal e desinteressadamente dialogam sobre suas idéias. Depois, cumprimentam-se cordialmente, e cada um segue seu caminho, culturalmente mais ricos, pois, possuem agora DUAS IDÉIAS.
É assim mesmo. Quando apenas trocamos coisas e bens materiais não acrescentamos muito ao nosso patrimônio pessoal nem ao patrimônio da Humanidade. Mas, quando compartilhamos amorosamente nossas idéias, transmutamos nossa mente e a mente daqueles com quem dividimos nossas reflexões em ferramentas fecundas capazes de serem transformadas em Conhecimento — um patrimônio intangível. E a Humanidade é automaticamente beneficiada com essa troca. Não podemos jamais nos esquecer de que o homem é um ser social. Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário