domingo, 31 de maio de 2009

Mensagem do Escritor - M/0505

A Essência da prosperidade
Rir freqüentemente e amar muito; ganhar o respeito das pessoas inteligentes e a afeição das crianças; conseguir a aprovação de críticos honestos;apreciar a beleza; doar-se; deixar o mundo um pouquinho melhor, seja por uma criança mais sadia, um jardim mais florido ou uma condição social mais elevada; brincar e rir com entusiasmo e cantar com exultação; saber que pelo menos uma vida passou a respirar mais facilmente porque você viveu. Para Ralph Waldo Emerson “Isso significa ser bem-sucedido, as condições mínimas para que alguém possua a essência da prosperidade.”(140906)

Pensamento - CCCLXVIII

. “O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.” (Mahatma Gandhi)

Nossa Missão - OFF-SET em CURITIBA

OFF-SET em CURITIBA
Se você quer ser nosso parceiro,
nós temos o que você precisa.


A OFF-SET é uma Empresa que tem sua história construída há nove anos, atuando no ramo de materiais gráficos nas regiões Norte e Noroeste do Estado do Paraná, no Oeste de Santa Catarina e no Estado de Mato Grosso do Sul.
Com o objetivo de expandir suas atividades, atendendo a clientela que vem crescendo a cada dia, os diretores da Empresa, de forma corajosa, começam a investir na Capital Paranaense.
Curitiba foi a Cidade escolhida para a nova fase da Empresa, onde as atividades serão ampliadas, para atender a demanda do setor gráfico em toda a região metropolitana da Capital Social, e ainda no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
A partir de agora, a nova Unidade Empresarial estará disponibilizando uma completa estrutura, com vasta linha de materiais gráficos, e ainda oferecendo os serviços de televendas, e com a participação de vendedores externos.


A Missão da Empresa, é: “oferecer aos clientes atendimento personalizado, com entrega o mais rápido possível e condições especiais de pagamento”.

Faça-nos uma visita:
Rua Oliveira Viana, 259 – Hauer – Curitiba
Ligação Gratuita: 0800 643 1710
Web:
WWW.offset.curitiba.com.br
MSN:
offsetcuritiba@hotmail.com
Tel. 0**(41) 3217-1710
Fax: 0**(41) 3217-1700

Nossa Missão

. Trabalhar unidos, em parceria, para satisfazer as necessidades de nossos clientes
. Compromisso e seriedade, com atuação decisiva em favor de todos os parceiros
. Oferecer os melhores produtos pelos melhores preços do mercado, benefícios diretos aos clientes
. Respeito e Ética Profissional, com o propósito de apoiar sempre as iniciativas dos clientes
. A Preocupação constante de ser referência no mercado em toda a área de atuação
. Comercialização primando pela excelência, ouvindo os parceiros com atitude empresarial
. Produtos Gráficos de Qualidade, gerando a satisfação dos clientes, razão maior do nosso sucesso
. Contribuir decisivamente para o crescimento e expansão da atividade gráfica nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, onde nosso trabalho é realizado

A Mulher no Plano da Criação

A Participação da Mulher é Obrigatória
Alguns episódios principais serão a seguir relatados. As crônicas Rosacruzes registram
que no ano 1000 a.C. apareceu no Egito um personagem chamado Salomão. Chegou a El Amarna em 4 de Junho de 999 a.C. O jovem investigador, após os testes habituais, foi Iniciado na Fraternidade. Entretanto, antes de completar o quarto exame, partiu de El Amarna, e alguns anos depois fez construir um templo, na Palestina, em tudo semelhante ao que havia encontrado na Cidade Egípcia. Ali estabeleceu uma fraternidade apenas de homens, contrariando o Princípio de Igualdade, da qual (historicamente) derivou uma respeitada agremiação fraternal. O Princípio de Igualdade entre os sexos e a própria libertação da mulher não ocorreram, como se pensa, com o advento do Cristianismo, vindo a se consolidar vinte séculos mais tarde. De maneira velada, prudente, suave e muito lenta, mas firme e indesbotável, teve seu início histórico (público) em El-Amarna, com a instalação da Fraternidade fundada por AKHNATON e o surgimento incipiente do monoteísmo. Ainda que convictamente e simbolicamente o Sol Central tenha sido simbolizado por um astro masculino(?), TRÊS mulheres tiveram participação efetiva no Primeiro Conselho (físico e, portanto, terrenal) da Fraternidade. Até então nada semelhante havia acontecido. Pelo menos na história mais recente da Humanidade. Mas se se admitir a existência da Atlântida... E ao se acolher a possibilidade da Lemúria... Tudo, na verdade, é cíclico no Universo. Ascensionalmente. Mas, Ascensão para onde e por que? Precisamos examinar desapaixonadamente essa matéria para não cairmos na velha estorinha infantil 'salvação' versus 'Salvador'. Por outro lado, na própria Fraternidade dos Essênios – bem antes do Cristianismo – o Princípio de Igualdade já existia, e era estritamente observado. Não se pode desacreditar do fato histórico de que Jesus e seus pais terrenos eram membros da Fraternidade Essênia.
Os registros Rosacruzes informam, outrossim, que cruzaram o umbral da Ordem, entre outros, Solon, Anaximandro, Pitágoras (KH) e Platão. Pitágoras ingressou na Fraternidade em 2 de Abril de 531 a.C., e, após ter sido admitido no grau dos ILLUMINATI, partiu com jóias e documentos para Crotona, para ali fundar uma Grande Loja e disseminar prudencialmente os ensinamentos adquiridos no Egito.
Assim, de Tell-el-Amarna, e, posteriormente, de Tebas, de Heliópolis e de Alexandria foram difundidos para o mundo os ensinamentos Rosacruzes, e muitos pensadores da Antigüidade lá estiveram para sorver dessa fonte, para depois derramarem a Luz que receberam tal como a interpretavam. Um dos lemas capitais da Organização é: A MAIS AMPLA TOLERÂNCIA DENTRO DA MAIS ESTRITA INDEPENDÊNCIA. Esta sentença, talvez, explique (ou até justifique) em larga extensão, algumas (ou muitas) mudanças que são observadas nas distintas fases pelas quais, ascensionalmente, transita o pensamento de um autor, nomeadamente se estiver vinculado a uma fraternidade esotérica autêntica. Fora desse círculo específico, este fato também é francamente notado. Mas, no âmbito da iniciação – e exatamente por isso – as mudanças são mais acentuadas e podem, no 'tempo', até se tornarem inconciliáveis e contraditórias. Iniciação é sinônimo de mudança, isto é, aprendizado in corde. Mudança que se passa para além da noesis. Mudança que se reflete na própria vida do Iniciado. Fazendo justiça ao esforço de cada Iniciado para compreender o porquê da existência, pensa-se que não haja um efetivo compromisso com uma idéia em si. À medida que o ser avança em direção ao CENTRO DA LUZ, reformula conceitos anteriores. O Iniciado é um ? permanente. Há compromisso, sim, inabalável com a busca da LUZ – que é filha do inexistente tempo – com a percepção parcelar e progressiva da inatingível VERDADE, com o autodesenvolvimento e com a solidariedade fraterna com todos os seres humanos, sejam membros de sua confraria, ou seres singulares não-Iniciados peregrinando nesta Terra, dando cumprimento as suas experiências individuais. A bem da verdade, o Iniciado está integralmente comprometido com todos Planos da Criação.

Um Pouco de Akhenaton

Akhenaton, um Jovem Faraó
Antes de seu falecimento, Thutmose III entronizou seu filho, Amenhotep II, co-regente do Reino. Sucederam-no Thutmose IV, Amenhotep III e Amenhotep IV, último Grande Mestre da estirpe do Fundador e com o qual estão familiarizados todos os Rosacruzes. Este Ilustre Hierofante nasceu em 24 de Novembro de 1378 a.C., e aos onze anos foi coroado Faraó. Sua filosofia e seus ensinamentos, presentes e pertinentes até hoje, continuam a ser ministrados e discutidos universalmente em todos os trabalhos realizados nas Lojas Rosacruzes e nos sancta privados. A proclamação de Amenhotep IV pelo Supremo Conselho como Mestre ocorreu em 9 de Abril de 1365 a.C., no Templo de Luxor, em presença de toda a família real e de sua futura esposa, Nefertiti.
A vida desse admirável e incompreendido Faraó é bastante conhecida e, por isso, resumir-se-ão, apenas, alguns fatos relevantes concernentes à sua ação mística. Inspirado, aboliu a adoração de ídolos e instaurou o culto a um só Deus, cuja manifestação física era representada pelo SOL – o Símbolo da Vida – consoante as doutrinas secretas de que era depositário e profundo conhecedor. A grande inovação, geral e publicamente anunciada, foi a mudança do culto ao Sol como um deus no culto do único Deus simbolizado pelo SOL.[2] Este fato representou o começo do monoteísmo no Egito e a origem da admissibilidade e da adoração de uma DIVINDADE ÚNICA, não-terrena, espiritual, existente em tudo e em todos. Estava, assim, consumado o primeiro sinal das futuras religiões ocidentais. Abaixo transcrevo um excerto de um hino de Amenhotep IV em honra e glória ao D’US ÚNICO:
Quão múltiplas são Tuas obras!Estão ante o homem escondidas.Oh! DEUS ÚNICO!Em cujo lado não há nenhum.Tu criaste a TerraSegundo Teu Coração.
No bojo das reformas que encetou, desencorajou o culto aos deuses vigentes e tornou inócuas as obras que seu pai – Amenhotep III – havia feito erigir em Luxor e Karnak — ali construídas tão-só para apaziguar a casta sacerdotal. Também mudou seu nome – que significa Amon Está Satisfeito – para
AKHNATON – a Glória de Aton. Abandonou Tebas e construiu novos edifícios e um templo em forma de Cruz em El Amarna (Akhetáton). A SAGRADA ANKH foi por ele introduzida, e todos os membros da Organização usavam-na simbolicamente.
Entusiasmado pelos temas espirituais, desinteressou-se(!?) dos seus afazeres administrativos, e não enfrentou politicamente, com a reclamada energia, o momento histórico que vivia seu País. Sua saúde deteriorou-se, vindo a falecer em 24 de julho de 1350 a.C., com vinte e oito anos incompletos. A forma e a repercussão de sua morte (transição) só é conhecida dos Iniciados dos altos graus das Fraternidades Autênticas.

Parque Rosacruz - San Jose, California


O Parque Rosacruz, em San Jose, California, USA, criação mental do Dr. Harvey Spencer Lewis transformada em realidade material

Descoberta de Pintura Rosacruz

The History of the Painting
The origin of this beautiful painting can be traced back to the 1933 AMORC World Convention held at Rosicrucian Park in San Jose, California. The September 1933 Rosicrucian Digest, contains a detailed report of the Convention, and mentions the painting on page 314 which I quote here...
"Another surprise was the presentation by Frater Ballam, past Master of the Francis Bacon Lodge in San Francisco, of a beautiful painting of the Master Jesus and His Disciples on a canvas approximately sever by ten feet. It was unveiled on the platform before the Convention with appropriate speeches and is to be on permanent exhibition in the Auditorium." At the bottom left of this painting is the artist's signature W. Ballam.


A Tradução:

A história da Pintura
A origem deste belo quadro pode ser referente ano ao 1933 AMORC Mundo Congresso segurado em Rosicrucian Parque em San Jose , Califórnia. O Setembro Rosicrucian Resumo , contém um detalhado relatório do Congresso , e referências a pintura na página 314 que EU aspa aqui. " outro espanto era a apresentação por Fraternal Balada , passado Mestre do Francisco Toucinho Alojamento em São Francisco , de um belo quadro do Mestre Jesus e seus Discípulos numa lona aproximadamente vários por dez pés. Foi divulgado na plataforma antes do congresso com palavra adequada e exibição na Auditório " No canto inferior esquerdo deste quadro, tem a assinatura do artista.

Eu te Compreendo

Antônio Roberto Soares, FRC (da Série Desenvolvimento Comportamental - Ordem Rosacruz AMORC

Eu te Compreendo
Eu sei das tuas tensões, dos teus vazios e da tua inquietude. Eu sei da luta que tens travado à procura de Paz. Sei também das tuas dificuldades para alcançá-la. Sei das tuas quedas, dos teus propósitos não cumpridos, das tuas vacilações e dos teus desânimos. Eu te compreendo... Imagino o quanto tens tentado para resolver as tuas preocupações profissionais, familiares, afetivas, financeiras e sociais. Imagino que o mundo, de vez em quando, parece-te um grande peso que te sentes obrigado a carregar. E tantas vezes, sem medir esforços. Eu conheço as tuas dúvidas, as dúvidas da natureza humana. Percebo como te sentes pequeno quando teus sonho acalentados vão por terra, quando tuas expectativas não são correspondidas. E essas inseguranças com o amanhã? E aquela inquietação atroz em não saberes se amanhã as pessoas que hoje te rodeiam ainda estarão contigo? De não saberes se reconhecerão o teu trabalho, se reconhecerão o teu esforço. E, por tudo isto, sofres, e te sentes como um barco sozinho num mar imenso e agitado. E não ignoro que, muitas vezes, sentes uma profunda carência de amor. Quantas vezes pensaste em resolver definitivamente os teus conflitos no trabalho ou em casa. E nem sempre encontraste a receptivamente esperada ou não tiveste força para encaminhar a tua proposta. Eu sei o quanto te dói os teus limites humanos e o quanto às vezes te parece difícil uma harmonia íntima. E não poucas vezes, a descrença toma conta do teu coração. Eu te compreendo... Compreendo até tuas mágoas, a tristeza pelo que te fizeram, a tristeza pela incompreensão que te dispensaram, pelas ingratidões, pelas ofensas, pela palavras rudes que recebeste. Compreendo até as tuas saudades e lembranças. Saudade daqueles que se afastaram de ti, saudade dos teus tempos felizes, saudade daquilo que não volta nunca mais... E os teus medos? Medo de perderes o que possuis, medo de não seres bom para aqueles que te cercam, medo de não agradares devidamente às pessoas, medo de não dares conta, medo de que descubram o teu íntimo, medo de que alguém descubra as tuas verdades e as tuas mentiras, medo de não conseguires realizar o que planejaste, medo de expressares os teus sentimentos, medo de que te interpretem mal. Eu compreendo esses e todos os outros medos que tens dentro de ti. Sou capaz de entender também os teus remorsos, as faltas que cometeste, o sentimento de culpa pelos pequenos ou grandes erros que praticaste na tua vida. E sei que, por causa de tudo isso, às vezes te encontras num profundo sentimento de solidão. É quando as coisas perdem a cor, perdem o gosto e te vês envolto numa fina camada de indiferença pela vida. Refiro-me àquela tua sensação de isolamento, como se o mundo inteiro fosse indiferente às tuas necessidades e ao teu cansaço. E nesse estado, és envolvido pelo tédio e cada ação ou obrigação exige de ti um grande esforço. Sei até das tuas sensações de estares acorrentado, preso; preso às normas, aos padrões estabelecidos, às rotineiras obrigações: "Eu gostaria de... mas eu tenho que trabalhar, tenho que ajudar, tenho que cuidar de, tenho que resolver, tenho que!...". Eu te compreendendo... Compreendo os teus sacrifícios. E a quantas coisas tens renunciado, de quantos anseios tens aberto mão!... E sempre acham que é pouco... Pouca coisa tens feito por ti e tua vida, quase toda ela, tem sido afinal dedicada a satisfazer outras pessoas. Sei do teu esforço em ajudar às outras pessoas e sei que isso é a semente de tuas decepções. Sei que, nas tuas horas mais amargas, até a revolta aflora em teu coração. Revolta com a injustiça do mundo, revolta com a fome, as guerras, a competição entre os homens, com a loucura dos que detêm o poder, com a falsidade de muitos, com a repressão social e com a desonestidade. Por tudo isso, carregas um grau excessivo de tensões, de angústia e de ansiedade. Sonhas com uma vida melhor, mais calma, mais significativa. Sei também que tens belos planos para o amanhã. Sei que queres apenas um pouco de segurança, seja financeira ou emocional, e sei que lutas por ela. Mas, mesmo assim, tuas tensões continuam presentes. E tu percebes estas tensões nas tuas insônias ou no sono excessivo, na ausência de fome ou na fome excessiva, na ausência de desejo para o sexo ou no desejo sexual excessivo. O fato é que carregas e acumulas tensões sobre tensões: tensões no trabalho, nas exigências e autoritarismos de alguns, nas condições inadequadas de salário e na inexistência de motivação, nos ambientes tóxicos das empresas, na inveja dos colegas, no que dizem por trás. Tensões na família, nas dependências devoradoras dos que habitam a mesma casa; nos conflitos e brigas constantes, onde todos querem ter razão; no desrespeito à tua individualidade, no controle e cobrança das tuas ações. Eu te compreendo, e te compreendo mesmo. E apesar de compreender-te totalmente, quero dizer-te algo muito importante. Escuta agora com o coração o que te vou dizer: Eu te Compreendo, mas não te apóio! Tu és o único responsável por todos estes sentimentos. A vida te foi dada de graça e existem em ti remédios para todos os teus males. Se, no entanto, preferes a autocomiseração ao invés de mobilizares as tuas energias interiores, então nada posso te oferecer. Se preferes sonhar com um mundo perfeito, ao invés de te defrontares com os limites de um mundo falho e humano, nada posso te oferecer. Se preferes lamentar o teu passado e encontrar nele desculpas para a tua falta de vontade de crescer; se optastes por tentar controlar o futuro, o que jamais controlarás com todas as suas incertezas; se resolveste responsabilizar as pessoas que te rodeiam pela tua incompetência em tratar com os aspectos negativos delas, em nada posso te ajudar. Se trocaste o auto-apoio pelo apoio e reconhecimento do teu ambiente, então nada posso te oferecer. Se queres ter razão em tudo que pensas; se queres obter piedade pelo que sentes; se queres a aprovação integral em tudo que fazes; se escolhestes abrir mão de tua própria vida, em nome do falso amor, para comprares o reconhecimento dos outros, através de renúncias e sacrifícios, nada posso te oferecer. Se entendeste mal a regra máxima "Amar ao próximo como a ti mesmo", esquecendo-te de amar a ti mesmo, em nada posso te ajudar. Se não tens um mínimo de coragem para estar com teus próprios sentimentos, sejam agradáveis ou dolorosos; se não tens um mínimo de humildade para te perdoares pelas tuas imperfeições; se desejas impressionar os outros e angariar a simpatia para teus sofrimentos; se não sabes pedir ajuda e aprender com os que sabem mais do que tu; se preferes sonhar, ao invés de viver, ignorando que a vida é feita de altos e baixos, nada posso te oferecer. Se achas que pelo teu desespero as coisas acontecerão magicamente; se usas a imperfeição do mundo para justificar as tuas próprias imperfeições; se queres ser onipotente, quando de fato és simplesmente humano; se preferes proteção à tua própria liberdade; se interiorizaste em ti desejos torturadores; se deixaste imprimirem-se em tua mente venenosas ordens de: "Apressa-te!", "Não erres nunca!", "Agrade sempre!"; se escolheste atender às expectativas de todas as pessoas; se és incapaz de dar um Não quando necessário, em nada posso te ajudar. Se pensas ser possível controlar o que os outros pensam de ti; se pensas ser possível controlar o que os outros sentem a teu respeito; se pensas ser possível controlar o que os outros fazem; se queres acreditar que existe segurança fora de ti, repito: Eu te Compreendo mas, em nome do verdadeiro Amor, jamais poderia apoiar-te! Se recusas buscar no âmago do teu ser respostas para os teus descaminhos, se dás pouca importância a teus sussurros interiores; se esqueceste a unidade intrínseca dos opostos em nossa vida terrena; se preferes o fácil e abandonaste a paciência para o Caminho; se fechaste teus ouvidos ao chamado de retorno; se perdeste a confiança a ponto de não poderes entregar tua vida à vontade onipotente de Deus; se não quiseste ver a Luz que vem do Leste; se não consegues encontrar no íntimo das coisas aquele ponto seguro de equilíbrio no meio de todas as tormentas e vicissitudes; se não aceitas a tua vocação de Viajante com todos os imprevistos e acidentes da Jornada; se não queres usar o tempo, o erro, a queda e a morte como teus aliados de crescimento, realmente nada posso fazer por ti. Se aspiras obter proteção quando o que precisas é Liberdade; se não descobriste que a verdadeira Liberdade e a autêntica Segurança são interiores; se não sabes transformar a frase "Eu tenho que..." na frase "Eu quero!"; se queres que o fantasma do passado continue a fechar teus olhos para a infinidade do teu aqui e agora; se queres deixar que o fantasma do futuro te coloque em posição de luta com o que ainda não aconteceu e, provavelmente, não chegará a acontecer; se optaste por tratar a ti mesmo como a um inimigo; se te falta capacidade para ver a ti mesmo como alguém que merece da tua própria parte os maiores cuidados e a maior ternura; se não te tratas como sendo a semente do próprio Deus; se desejas usar teus belos planos de mudar, de crescer, de realizar, como instrumentos de auto-tortura; se achas que é amor o apego que cultivas pelos teus parentes e amigos; se queres ignorar, em nome da seriedade e da responsabilidade, a criança brincalhona que habita em ti; se alimentas a vergonha de te enternecer diante de uma flor ou de um por de sol; se através da lamentação recusas a vida como dádiva e como graça, não posso te apoiar. Mas, se apesar de todo o sono, queres despertar; se apesar de todo o cansaço, queres caminhar; se apesar de todo o medo, queres tentar; se apesar de toda acomodação e descrença, queres mudar, aceita então esta proposta para a tua Felicidade: A raiz de todas as tuas dificuldades são teus pensamentos negativos. São eles que te levam para as dores das lembranças do passado e para a inquietação do futuro. São esses pensamentos que te afastam da experiência de contato com teu próprio corpo, com o teu presente, com o teu aqui e agora e, portanto, distanciando-te de teu próprio coração. Tens presentes agora as tuas emoções? Tens presente agora o fluxo da tua respiração? Tens presente agora a batida do teu coração? Tens agora a consciência do teu próprio corpo? Este é o passo primordial. Teu corpo é concreto, real, presente, e é nele que o sofrimento deságua e é a partir dele que se inicia a caminhada para a Alegria. Somente através dele se encaminha o retorno à Paz. Jamais resolverás os teus problemas somente pensando neles. Começa do mais próximo, começa pelo corpo. Através dele chegarás ao teu centro, ao teu vazio, àquele lugar onde a semente germina. Através da consciência corporal, galgarás caminhos jamais vistos, entrarás em contato com os teus sentimentos, perceberás o mundo tal como é e agirás de acordo com a naturalidade da vida. Assume o teu corpo e os teus sentimentos, por mais dolorosos que sejam; assume e observa-os, simplesmente observa-os. Não tentes mudar nada, sê apenas a tua dor. Presta atenção, não negues a tua dor. Para que fingir estar alegre se estás triste? Para que fingir coragem se estás com medo? Para que fingir amor se estás com ódio? Para que fingir paz se estás angustiado? Não lutes contra teus sentimentos, fica do teu próprio lado, deixa a dor acontecer, como deixas acontecer os bons momentos. Pára, deixa que as coisas sejam exatamente como são. Entra nos teus sentimentos sem os julgar, não fujas deles, não os evites, não queira resolvê-los escapando deles - depois terás de te encontrar com eles novamente, é apenas um adiamento, uma prorrogação. Torna-te presente, por mais que te doa. E, se assim fizeres, algo de muito belo acontecerá! Assim como a noite veio, ela também se irá e então testemunharás o nascer do dia, pois à noite o sol escurece até a meia-noite e, a partir daí, começa um novo dia. Se assim fizeres, sentirás brotar de dentro de ti uma força que desconhecias e te sentirás renovado na esperança e a vida entrando em ti. Se assim fizeres, entenderás com o coração que a semente morre mesmo, totalmente, antes de germinar e que a morte antecede a vida. E, se assim fizeres, poderei dizer-te então que: Eu te Compreendo e que, assim, tens todo o meu apoio! E verás com muita alegria que, justamente agora, já não precisas mais do meu apoio, pois o foste buscar dentro de ti e o encontraste dentro da tua própria dor!"

Mundos Visíveis e Invisíveis

Os Mundos do Mistério
No misticismo, o primeiro passo consiste no estudo dos mundos invisíveis. Estes mundos são invisíveis para a maioria das pessoas, porque estão adormecidos os sentidos sutis e elevados que poderiam servir-lhes de meios de percepção. Esses sentidos permitirão observar aqueles mundos, tal como percebemos o mundo físico por meios dos sentidos físicos.
Em relação aos mundos suprafísicos, a maioria das pessoas encontra-se em circunstâncias análogas às de um cego de nascença neste mundo dos sentidos: embora esteja envolvido pela luz e pela cor, não é capaz de as perceber. Para ele não existem e são incompreensíveis, porque lhe falta o sentido da vista. Os objetos que pode tocar parecem-lhe reais, mas a luz e a cor estão fora do seu alcance.
Assim acontece com a maior parte da humanidade. Sente e vê os objetos, ouve os sons do mundo físico, mas os outros planos a que o clarividente chama mundos superiores, são-lhe tão incompreensíveis como a luz e a cor para os cegos.
Que o homem cego não possa ver nem a luz nem a cor não é argumento contra a sua existência e realidade. Tampouco tem valor de argumento dizer que não é possível ver os mundos suprafísicos só porque a maioria da humanidade não os pode ver. Se o cego recuperar a vista, verá luz e cor. Se os sentidos superiores dos que atualmente estão cegos para os mundos suprafísicos forem despertados por meios apropriados, também eles poderão ver esses mundos.
(Conceito Rosacruz do Cosmos, de Max Heindel)

O Domínio da Vida

O Domínio da Vida
O Domínio da Vida constitui-se em viver não sob controle, mas no controle, com destino definido e propósito estabelecido, e não mais como uma nau ao sabor dos ventos e das borrascas. Aquele que assim vive é não só o agente da Alquimia Rosacruz em vários planos mas também o seu paciente, igualmente em vários planos de compreensão e tendo o controle desse processo. Aquele que obteve o Domínio da Vida pode, entre várias coisas definir a sua nova personalidade, para a consecução de uma meta. Akhenaton, através da Escola Os Iluminados, uma escola secreta de 39 membros, se reunia no dia egípcio da semana equivalente à quinta-feira. É esta a razão principal de ser esse dia denominado de “Dia Rosacruz”.
Assim como a Maçonaria se intitula uma sociedade secreta, assim também são os Rosacruzes (Atualmente, são consideradas Sociedades Discretas). No século 18, deu-se o título de Rosa-Cruz a todas as entidades que afirmam ter relações secretas com o mundo invisível. Da mesma forma como a Maçonaria nega sua condição de entidade religiosa, assim o fazem os Rosacruzes. Pode-se afirmar, entretanto, que o Rosacrucianismo é um tipo de sociedade religiosa eclética ou sincrética, pois admite em seu quadro associativo pessoas de todas as religiões. Tem seu Templo, e a sua loja do lar, chamado Sanctum. Tem seus sinais de reconhecimento, tem palavras de passe e apertos de mão, tem também diversos graus, com cerimônias especiais, as iniciações, para a entrada nesses graus. O trabalho Rosacruz se torna uma religião para alguns de seus membros. Exemplo disso é o atual Imperator, Christian Bernard, que adota a Rosa-Cruz como como sua Religião. Isto é verdade desde que com isto não se queira dizer que a Ordem se transforme em igreja. Aos rosacruzes pede-se que freqüentem as suas respectivas igrejas, e que cooperem no bom trabalho que estão realizando; ao mesmo tempo, porém, os ensinamentos podem se tornar a religião de uma pessoa, seja ela metodista, presbiteriana, protestante episcopal, católica romana ou de qualquer outra crença. O místico é sempre um sincero estudante de teologia básica. Todavia, além de associar-se a igrejas sectárias a fim de auxiliá-las na importante obra que estão realizando, o Rosacruz é liberal, é tolerante em sua religião e vê Deus em tudo e em cada uma de suas criaturas. Se para o estudante, os ensinamentos rosacruzes tiverem se tornado sua religião, deixe que eles permaneçam assim, como coisa pessoal, apenas sua, e não permita que um gesto ou uma palavra de sua parte possa sugerir a alguém que prefere permanecer afastado das igrejas devido aos seus estudos rosacruzes. É importante afirmar que o Adepto da Fraternidade Rosacruz é muito mais dedicado a ela do que à denominação religiosa ou similar, quando este possui mais de uma afiliação, visto que a instrução que normalmente recebe é completa e insubstituível em todos os sentidos.
Segundo as declarações de Harvey Spencer Lewis, a Ordem Rosacruz funciona por ciclos de atividade de 108 anos, seguidos de um período inativo de igual duração. Segundo este cálculo tradicional, a Ordem Rosacruz AMORC deverá fechar suas atividades no ano 2017, tendo em conta 1909 como ano em que teve início o ciclo atual. No entanto, à medida que a data acerca-se, as autoridades de AMORC têm tentado subestimar o ciclo, afirmando que na atualidade não há mais necessidade de trabalhar com os ditos períodos de silêncio.
Nota: O texto é de inteira responsabilidade do jornalista Jairo de Lima Alves, não expressando a opinião oficial da Ordem Rosacruz, AMORC.

Mensagem do Escritor - M/0504

A Humildade
Havia um rabino que, dominado pela sensação da humildade perante a magnificência da criação de Deus, lançou-se diante do altar de um templo e bradou:
Eu não sou ninguém! O chantre, que do fundo da sinagoga observava o rabino, comoveu-se com sua humildade e devoção. E se juntou a ele, bradando diante do altar: Eu não sou ninguém! Então. O zelador que varria o assoalho do salão, ouviu os brados dos dois religiosos e, igualmente comovido com sua devoção, juntou-se a eles no altar e bradou: Eu não sou ninguém! Nesse momento, o chantre voltou-se para o rabino, e indicando o zelador, exclamou: Veja quem pensa que não é ninguém! Aprendamos a lição da humildade nas palavras de Wayne Muller.
(140906)

Frase do Dia

O trabalho ensinará você como se faz.

Fato Marcante Hoje

Perseguição no Vietnã
No dia 31 de maio de 1966, monges budistas atearam fogo contra seus próprios corpos em Saigon, como forma de protesto contra a política do governo militar do Vietnã do Sul. Os monges faziam greves de fome e cometiam suicídio para exigir a igualdade perante a lei, a livre prática e propagação da fé budista.

Versos em dois Idiomas: 2 Sm 3.1

2 Samuel 3.1
Português - E houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porém Davi ia se fortalecendo, mas os da casa de Saul se iam enfraquecendo.
Árabe - وكانت الحرب طويلة بين بيت شاول وبيت داود وكان داود يذهب يتقوى وبيت شاول يذهب يضعف.

A Bíblia Diz...

"O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar." (Rute 2:12)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CLII

Texto Bíblico para este Dia:
Salmos 7, 8, 9, 10 e 11

A Piscina e a Cruz - A/0360

A Piscina e a Cruz
Conta-se que um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e
molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho.
Alguém intrigado com aquele comportamento, lhe perguntou qual a razão
daquele hábito. O nadador sorriu e respondeu:
Há alguns anos eu era um professor de natação de um grupo de homens.
Eu os ensinava nadar e a saltar do trampolim. Certa noite, eu não conseguia
dormir e fui à piscina para nadar um pouco. Não acendi a luz, pois a lua
brilhava através do teto de vidro do clube. Quando eu estava no
trampolim, vi minha sombra na parede da frente. Com os braços abertos, minha
imagem formava uma magnífica cruz. Em vez de saltar, fiquei ali parado,
contemplando minha imagem.
Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado.
Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido
para nos salvar pelo seu precioso sangue. Naquele momento as palavras
daquele
ensinamento me vieram à mente e me fizeram recordar do que eu havia
aprendido sobre a morte de Jesus. Não sei quanto tempo fiquei ali parado com
os braços
estendidos. Finalmente desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar
na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da
piscina. Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido.
Tremi todo, e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado seria meu
último salto.
Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida.
Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, confessei os
meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de que foi exatamente em uma
cruz que
Jesus morreu para me salvar. Naquela noite fui salvo duas vezes e, para
nunca mais me esquecer, sempre que vou à piscina molho o dedão do pé antes
de saltar na água.
Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta querermos apressar
ou retardar as coisas pois tudo acontecerá no seu devido tempo...
Envie esta mensagem para sua lista de amigos... toque o coração de alguém.

(Autor Desconhecido)
_________________________________________________________________

Pensamento - CCCLXVII

“ O Homem agride o Homem por qualquer razão, mas sempre dentro de sua própria razão” (CharlesV.Parucker, F.R.C.)

Mensagem do Escritor - M/0503

As três peneiras
Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: O que você vai me perguntar já passou pelas três peneiras? A primeira peneira é a verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer por aí mesmo.Suponhamos, então, que seja verdade. Deve passar então pela segunda peneira: a bondade. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta? E arremata Sócrates: Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e encerre tudo.(130906)

sábado, 30 de maio de 2009

Frase do Dia

Se você não quer que ninguém saiba, não faça.

Mensagem do Escritor - M/0502

As Deficiências
Nós usamos as mais estranhas palavras para descrever a natureza humana. Por exemplo, nós chamamos as nossas falhas e imperfeições de defeitos ou deficiências. A deficiência é a falta de alguma coisa necessária ou desejável. Humanos não são deficientes, nós não somos maquinas, onde uma parte é necessária ou uma opção desejada não foi colocada como ar condicionado ou cambio automático, que foram esquecidos. Nós somos exatamente da maneira que devemos ser para a vida que estamos vivendo. Os nossos tão conhecidos defeitos e deficiências, são na verdade, ingredientes para a nossa evolução nesta vida. O que nós nos referimos à personalidades deficientes, na verdade, alimentam e encorajam o nosso crescimento e auto conhecimento. (130906)

A Pedra - Poema

A Pedra
O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da vida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já David matou Golias e Michelângelo
extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra,
mas sim no homem!
Não existe pedra no seu caminho
que não possa ser aproveitada
para o seupróprio crescimento.
(Arquiteta Melissa Ravazzi Perseguine)

Fato Marcante Hoje

Joana D'Arc é queimada
Filha de camponeses, se dizia inspirada por Deus. Contribuiu de forma decisiva, mudando o rumo da Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra. Em 30 de maio de 1431, os ingleses a condenaram à morte na fogueira, sob a acusação de bruxaria. No mesmo dia, em 1920, foi canonizada pela Igreja.

Versos em dois Idiomas: 1 Sm 7.3

1 Samuel 7.3
Português - Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao SENHOR, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.
Finlandês - Israelilaiset hävittivätkin baalit ja astartet ja palvelivat ainoastaan Herraa.

A Bíblia Diz...

"E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;" (Atos dos Apóstolos 17:26)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CLI

Texto Bíblico para este Dia:
Salmos 4, 5 e 6

A Perfeição de Deus - A/0359

A Perfeição de Deus
No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino
de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida
escolar, enquanto outras podem ser encaminhadas a escolas comuns.
Em um jantar beneficente de Chush, o pai de uma criança fez um
discurso que nunca mais seria esquecido pelos que ali estavam presentes.
Depois de elogiar a escola e seu dedicado pessoal, perguntou ele:
"Onde está a perfeição em meu filho Pedro, se tudo o que DEUS faz é
feito com perfeição? Meu filho não pode entender as coisas como outras
crianças entendem.
Meu filho não pode se lembrar de fatos e números como as outras
crianças.
Então, onde está a perfeição de Deus?
" Todos ficaram chocados com a pergunta e com o sofrimento daquele
pai. Mas ele continuou:
"Acredito que quando Deus traz uma criança especial ao mundo, a
perfeição que Ele busca está no modo como as pessoas reagem diante desta
criança."
Então ele contou a seguinte história sobre o seu filho Pedro:
"Uma Tarde, Pedro e eu caminhávamos pelo parque onde alguns meninos
que o conheciam, estavam jogando beisebol. Pedro perguntou-me:
- Pai, você acha que eles me deixariam jogar?
Eu sabia das limitações do meu filho e que a maioria dos meninos não o
queria no time. Mas entendi que se Pedro pudesse jogar com eles, isto lhe
daria uma confortável sensação de participação. Aproximei-me de um dos
meninos no campo e perguntei-lhe se Pedro poderia jogar. O menino deu uma
olhada ao redor, buscando a aprovação de seus companheiros de time e mesmo
não conseguindo nenhuma aprovação, ele assumiu a responsabilidade e disse:
- Nós estamos perdendo por seis rodadas e o jogo está na oitava.
- Acho que ele pode entrar em nosso time e tentaremos colocá-lo para
bater até a nona rodada.
Fiquei admirado quando Pedro abriu um grande sorriso ao ouvir a
resposta do menino. Pediram então que ele calçasse a luva e fosse para o
campo jogar.
No final da oitava rodada, o time de Pedro marcou alguns pontos, mas
ainda estava perdendo por três. No final da nona rodada, o time de Pedro
marcou novamente e agora com dois fora e as bases com potencial para a
rodada decisiva, Pedro foi escalado para continuar.
Um questionamento, porém, veio à minha mente: o time deixaria Pedro,
de fato, rebater nesta circunstância e jogar fora a chance de ganhar o jogo?
Surpreendentemente, foi dado o bastão a Pedro.
Todo o mundo sabia que isto seria quase impossível, porque ele nem
mesmo sabia segurar o bastão.. Porém, quando Pedro tomou posição, o lançador
se moveu alguns passos para arremessar a bola de maneira que Pedro pudesse
ao menos rebater. Foi feito o primeiro arremesso e Pedro balançou
desajeitadamente e o perdeu.
Um dos companheiros do time de Pedro foi até ele e juntos seguraram o
bastão e encararam o lançador. O Lançador deu novamente alguns passos para
lançar a bola suavemente para Pedro. Quando veio o lance, Pedro e o seu
companheiro de time balançaram o bastão e juntos rebateram a lenta bola do
lançador. O lançador apanhou a suave bola e poderia tê-la lançado facilmente
ao primeiro homem da base, Pedro estaria fora e isso teria terminado o jogo.
Ao invés disso, o lançador pegou a bola e lançou-a em uma
curva, longa e alta para o campo, distante do alcance do primeiro
homem da base. Então todo o mundo começou a gritar:
- Pedro, corra para a primeira base. Corra para a primeira.
Nunca em sua vida ele tinha corrido... Mas saiu em disparada para a
linha de base, com os olhos arregalados e assustado. Até que ele alcançasse
a primeira base, o jogador da direita teve a posse da bola. Ele poderia ter
lançado a bola ao segundo homem da base, o que colocaria Pedro para fora,
pois ele ainda estava correndo. Mas o jogador entendeu quais eram as
intenções do lançador, assim, lançou a bola alta e distante, acima da cabeça
do terceiro homem da base.
Todo o mundo gritou:
- Corra para a segunda, corra para a segunda base.
Pedro correu para a segunda base, enquanto os jogadores à frente dele
circulavam deliberadamente para a base principal. Quando Pedro alcançou a
segunda base, a curta parada adversária colocou-o na direção de terceira
base e todos gritaram:
- Corra para a terceira. Quando Pedro contornou a terceira base, os
meninos de ambos os times correram atrás dele gritando:
- Pedro, corra para a base principal. Pedro correu para a base
principal, pisou nela e todos os 18 meninos o ergueram nos ombros fazendo
dele o herói, como se ele tivesse vencido o campeonato e ganhado o jogo para
o time dele."
"Naquele dia," disse o pai, com lágrimas caindo sobre a face, "aqueles
18 meninos alcançaram a Perfeição de Deus. Eu nunca tinha visto um sorriso
tão lindo no rosto do meu filho!"
O fato é verdadeiro e ao mesmo tempo nos causa tanta estranheza!
Algumas vezes podemos ficar mais preocupados sobre o que as outras
pessoas pensam de nós, do que com o que Deus espera de nós. Contudo,
tenhamos a certeza que, se quisermos, poderemos transformar nossas vidas e
fazer sempre o melhor para todas as pessoas.


Pensamento - CCCLXVI

. “O homem nada mais é que uma gota de água no oceano cósmico, mas uma gota dotada de consciência que contribui para a evolução de toda a criação.” (Pensamento Rosacruz)

Mensagem do Escritor - M/0501

A paciência
A paciência é uma das raras qualidades do homem, o fundamento de todos os prazeres, como de todo o poder. A esperança deixa de ser felicidade quando a impaciência a acompanha. Alguém disse certa vez: “Fiz de mim tudo quanto me foi possível, a ponto de ninguém exigir mais de minha parte.” E o célebre Rousseau expressou o seguinte: “Que esquisita mania de um ente tão passageiro como o homem de olhar sempre para o porvir, que chega tão raramente descurar do presente de que está certo – mania tão funesta porque ela aumenta incessantemente.”(130906)

Frase do Dia

Para saber o que vem pela frente, fale com quem está voltando

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Meus Poemas: Bruna - P/0312

Bruna

Intrínseca, este é o seu modo de ser e de agir,
que causa estranheza em nós, sem explicação;
ninguém pode imaginar o que tem no coração,
um viver sombrio, que tanto a impede sorrir.

Crescendo no conforto, tudo teve ao alcance,
estaria faltando a felicidade em sua boa vida?
Pouca idade, muitas conquistas, entristecida?
Erguendo a cabeça, você terá muita chance.

Você era pequenina, tinha um bonito sorriso,
tão graciosa, que enchia nossa alma de alegria;
uma criança feliz, que tanto amor nos oferecia.
Converse mais, o diálogo sempre é preciso.

Mais um aniversário, você parece estar ausente,
mas você é mui especial, menina de raro valor;
cada um tem o seu jeito de ser, na paz e amor.
Bruna, a vencedora, que prá nós é um Presente.


29.05.2009 – Jairo de Lima Alves

Mensagem do Escritor - M/0500

A Ciência da Burrice
Rui Barbosa, o sábio das ciências jurídicas, encheu os pulmões e expressou assim: "Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma Ciência." Seria a burrice uma ciência? Se observarmos o mundo político, vamos entender que o jurista baiano estava certo. Nem é preciso ir muito longe, basta tão-somente falar com uns poucos homens de nossos parlamentos e mesmo entre os mandatários. Eles conquistam o poder pela democracia, e por sua fragilidade, acabam exercendo um poder relativo, chegando perto das nulidades. Na verdade, essa prática vem de longa data, desde quando o mundo é mundo. Maquiavel deu a fórmula em “O Príncipe”, e desta maneira, as massas passam a ser manipuladas, estando nela incluídos os filósofos e mais entendidos. No jogo do poder, pouca inteligência e muito mais pão e circo. (130906)

Pensamento - CCCLXV

“O homem nunca pode parar de sonhar. O sonho é o alimento da alma, como a comida é o alimento do corpo. (De coração para coração)

Fato Marcante Hoje

Tomada de Constantinopla
No dia 29 de maio de 1453, os turcos otomanos, comandados pelo califa Maomé II, tomaram a cidade de Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia. O acontecimento marcou o fim do Império Romano e o início da Era Moderna. Com a conquista, os turcos bloquearam as milenares rotas de comércio entre a Europa e o Oriente.

Versos em dois Idiomas: Rt 1.2

Rute 1.2
Português - E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
Francês - Le nom de cet homme était Élimélec, et le nom de sa femme Naomi, et les noms de ses deux fils Machlon et Kiljon; ils étaient Éphratiens, de Bethléhem de Juda, et ils vinrent dans la campagne de Moab, et ils s'y établirent.

A Bíblia Diz...

"Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." (João 6:68)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CL

Texto Bíblico para este Dia:
Salmos 1, 2 e 3

A Paz Que Trago Em Meu Peito - A/0358

"Somente quem ama quebra os grilhões da sombra. Ainda que com extrema dificuldade, ambientemos a plantação do amor, no solo de nossas almas." (Emmanuel)

A Paz Que Trago Em Meu Peito
A paz que trago hoje em meu peito é diferente da paz que eu sonhei um dia...
Quando se é jovem ou imaturo, imagina-se que ter paz é poder fazer o que se quer, repousar, ficar em silêncio e jamais enfrentar uma contradição ou uma decepção.
Todavia, o tempo vai nos mostrando que a paz é resultado do entendimento de algumas lições importantes que a vida nos oferece.
A paz está no dinamismo da vida, no trabalho, na esperança, na confiança, na fé...
Ter paz é ter a consciência tranqüila, é ter certeza de que se fez o melhor ou, pelo menos, tentou...
Ter paz é assumir responsabilidades e cumpri-las, é ter serenidade nos momentos mais difíceis da vida.
Ter paz é ter ouvidos que ouvem, olhos que vêem e boca que diz palavras que constroem.
Ter paz é ter um coração que ama...
Ter paz é brincar com as crianças, voar com os passarinhos, ouvir o riacho que desliza sobre as pedras e embala os ramos verdes que em suas água se espreguiçam...
Ter paz é não querer que os outros se modifiquem para nos agradar, é respeitar as opiniões contrárias, é esquecer as ofensas.
Ter paz é aprender com os próprios erros, é dizer não quando é não que se quer dizer...
Ter paz é ter coragem de chorar ou de sorrir quando se tem vontade...
É ter forças para voltar atrás, pedir perdão, refazer o caminho, agradecer...
Ter paz é admitir a própria imperfeição e reconhecer os medos, as fraquezas, as carências...
A paz que hoje trago em meu peito é a tranqüilidade de aceitar os outros como são, e a disposição para mudar as próprias imperfeições.
É a humildade para reconhecer que não sei tudo e aprender até com os insetos...
É a vontade de dividir o pouco que tenho e não me aprisionar ao que não possuo.
É melhorar o que está ao meu alcance, aceitar o que não pode ser mudado e ter lucidez para distinguir uma coisa da outra.
É admitir que nem sempre tenho razão e, mesmo que tenha, não brigar por ela.
A paz que hoje trago em meu peito é a confiança naquele que criou e governa o mundo...
A certeza da vida futura e a convicção de que receberei, das leis soberanas da vida, o que a elas tiver oferecido.
.....................
Às vezes, para manter a paz que hoje mora em teu peito, é preciso usar um poderoso aliado chamado silêncio.
Lembra-te de usar o silêncio quando ouvir palavras infelizes.
Quando alguém está irritado.
Quando a maledicência te procura.
Quando a ofensa te golpeia.
Quando alguém se encoleriza.
Quando a crítica te fere.
Quando escutas uma calúnia.
Quando a ignorância te acusa.
Quando o orgulho te humilha.
Quando a vaidade te provoca.
O silêncio é a gentileza do perdão que se cala e espera o tempo, por isso é uma poderosa ferramenta para construir e manter a paz

Pensamento - CCCLXIV

“ O homem que renasce na iniciação não morre jamais, como jamais morrerão as obras que servem como verdadeiros livros de pedra para a posteridade” (Adílio Jorge Marques, F.R.C.)

Mensagem do Escritor - M/0499

A Vida Humana
O pensador Harold Kushner nos diz: “A vida boa, a vida verdadeiramente humana, não está baseada em alguns poucos momentos, mas em muitos pequenos momentos.” Como é ter uma vida boa? Há muitos que almejam levar uma vida boa, cheia de prazer e de alegria, mas não conseguem. Acumulam tristeza e sofrimento e não chegam a entender o motivo de tantas agruras. Essa é a realidade de muitas pessoas, mas é preciso refletir nas palavras em epígrafe. Jamais poderíamos levar em conta esses momentos tristes, e sim, considerarmos que já vivemos agradáveis momentos, sendo a maior parte de nossa vida contemplada com a bênção da saúde e da prosperidade. A própria vida já um maravilhoso dom divino. (130906)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Quinta-Feira Rosacruz

A Rosa-Cruz e o seu Mistério

I. 50.
Da triplicidade aquática nascerá Um que fará da quinta-feira a sua festa. Seu brilho, glória, reino, sua pujança crescerá Por terra e mar, aos Orientais (provocará uma) tempestade. (Nostradamus)

Esta quadra fala do papel de César de Nostredame, relaciona alguns eventos futuros e refere-se indiretamente à sua afiliação à AMORC ao final da década de 70.
O número da quadra complementa informações da quadra
X,73, sobre a fase inicial da vida de César de Nostredame. Esta quadra identifica César de Nostredame, começando pelo ano de nascimento, informado no número da quadra (I.50=1+50=51=>1951). Também, 01 é o mês de seu nascimento. A data 20-01-1951 é uma de nossas datas-base para a predição de eventos relacionados ao terceiro milênio. Sobretudo, o número 50 completa a identificação do endereço onde passou a maior parte da infância e juventude. A outra parte está na Carta a Henrique.
O primeiro verso identifica os aspectos astrológicos de seu mapa astral, especificando os astros, à época de Nostradamus, considerados regentes de signos da água: Júpiter (Peixes) e Marte (Escorpião). A triplicidade provém da presença de Peixes no ascendente. Sobretudo o termo usado, "aquatique" faz lembrar a presença de Aquarius na cúspide do ascendente.
O segundo verso estabelece a identidade mais precisamente, relacionando esta quadra à quadra à quadra
X,73, onde é dada a associação de César de Nostredame com Júpiter (Ieudy= Iuvis die, dia de Júpiter, a quinta-feira), em uma referência homófona à do local onde cresceu (Iuvialiste).
No entanto, Jeudy é a quinta-feira. A quinta-feira é conhecida como a "Noite Rosacruz". Nostradamus menciona, de forma indireta, a afiliação de César de Nostredame à
AMORC, durante a segunda metade da década de 70 como membro ativo. A quinta-feira, na ritualística rosacruz é dedicada ao Sanctum Celestial.

Os místicos medievais alimentavam a doutrina de que a Antiga Ordem dos Rosacruzes consistia de um limitado numero de Adeptos ou Iniciados altamente desenvolvidos, estando os de grau mais elevado livres das leis da mortalidade; os candidatos somente eram aceitos na Ordem após um longo período probatório; os Adeptos possuíam o segredo da Pedra Filosofal e conheciam o processo de transmutação dos metais inferiores em ouro, porém sabiam que estes termos eram apenas alegóricos relacionando-se com o verdadeiro mistério da regeneração humana através da transmutação dos elementos básicos da natureza inferior do homem no ouro da realização intelectual e espiritual. A Bíblia diz que Hiram Abiff, o Construtor do Templo de Salomão, era Filho de uma Viúva (Viúva de Naim) e um artífice habilidoso. Hiram, o mais alto Iniciado entre os Filhos da Luz (phree messen) recebeu através de Cristo a Suprema Iniciação Cósmica, narrada na alegoria bíblica da ressurreição de Lázaro, tornando-se um Cristão Rosacruz. Hiram Abiff e o propósito de sua existência é preservar a natureza espiritual do homem através de eras de materialidade.

Ser Rosacruz não significa apenas pertencer a esta ou àquela Ordem Rosacruz - existem várias -, e não basta ter lido este ou aquele livro sobre o assunto, ou mesmo ter estudado academicamente tais ou quais monografias ou qualquer outro tipo de opúsculo. Na verdade, ser Rosacruz é ter uma linha de pensamento Rosacruz (investigativo e alquimista). O sistema de ensino da AMORC, originalmente concebido pelo Imperator Dr. Harvey Spencer Lewis (foto), visa exatamente a isto: formar mentes Rosacruzes capacitadas a moldar novas eras. Originalmente este ensino constituía-se de 12 Graus de Templo, precedidos por 3 Graus de Atrium, para provação e aclimatação dos neófitos admitidos aos estudos da Ordem. Os dois Graus finais eram os mais extensos, com 167 monografias no Décimo-Primeiro e 325 monografias no Décimo-Segundo. Ao atingir a monografia 32 do Décimo-Segundo Grau o estudante ingressava na Hierarquia Esotérica e aí, então, começava a sua preparação, novamente como neófito, para o acesso ao Círculo Interno, através do estudo agora já não em Graus, mas em 7 Planos. No centro de tudo isto fica a Rosa+Cruz, resguardada por uma outra Ordem, com outro nome. Todo esse processo de ascensão foi concebido pelo Mestre Alden (Spencer Lewis) para se completar em cerca de 25 anos, se o estudante não falhasse um só dia de estudo prescrito. Ele determinou que esses estudos fossem realizados semanalmente, na noite de quinta-feira, preferencialmente por volta das 19h, por motivos místicos que são do conhecimento dos membros do Círculo Interno.


Grande Fraternidade Branca
Esta cronologia foi criada a partir dos registros da Ordem Rosacruz - A.M.O.R.C., Loja Maçônica Quatuor Coronatti da Inglaterra, Sociedade Teosófica, Tradicional Ordem Martinista e outras Escolas.

(Antes de Cristo)

9000 a.C. - ???
5000 a.C. - Formação do Antigo Código e criação de Escolas de Mistérios para perpetuar o conhecimento iniciático.
2900 a.C. - Criação de Ritos Iniciáticos da Escola Osiriana.
1580 a.C. - Parte da Escola Osiriana torna-se totalmente hermética, adotando a visão iniciática dos ensinamentos religiosos.
1459 a.C. - abril, quinta-feira / Criação da Grande Fraternidade Branca, a partir da unificação dos graus superiores das Escolas de Mistério no antigo Egito. Os Hierofantes, presididos por um deles, reuniram-se em Conselho, definindo os planos para a expansão da Luz. Para melhor representar seus ideais, foram escolhidos a Cruz e a Rosa como seu símbolo.
1399 a.C. - à 9 de outubro, nasce o Grande Mestre Hermes Trismegistus, identificado como o deus Toth. Foi o instalador do faraó Akhenaton na G.F.B. e morreu no Mosteiro Rosacruz de El Amarna. A história desse Mestre muito interessa à todos os iniciados.
1378 a.C. - à 24 de Novembro, nasce o Faraó AMENHOTEP IV, talvez o primeiro monoteísta do mundo. Mudou seu nome para Akhenaton (Devoto do Deus Único), Introduziu o símbolo da Rosa e da Cruz e MAAT para representar sua fraternidade, e destruiu os templos egípcios erguidos à vários deuses. Tentou criar uma nova religião, que fracassou após a sua morte e então tornou-se esotérica. Essa história é facilmente encontrada nos livros de História.
999 a.C. - 4 de Junho, encaminhado pelo Intendente de Tebas, chega a El Amarna um jovem conhecido como Saloman, identificado posteriormente como Salomão. Desejava obter instrução nas mais altas ciências e filosofias. Salomão não completou seus estudos, pois, indicam os registros que ele deixou El Amarna "antes do quarto exame". Causou inequívoca expressão de amor, sabedoria e virtude. Com cinco anos de governo na Palestina, completou Saloman a construção de um Templo destinado a abrigar uma "sociedade" ou fraternidade de Salomão, contando com a assistência de dois homens que tinham visitado o Egito, como arquitetos e artistas: Hu-ramabi, de Tiro, e Hiram Abif. Foi observado que Saloman restringira sua ordem a homens e a ela adaptara muitos dos serviços místicos e iniciações Rosacruzes. A respeito da fraternidade de Saloman, encontra-se referência em toda a literatura relacionada com a Franco-Maçonaria. Transformou-se ela em uma ordem fraternal semi-mística, filosófica e secreta, poderosa e de grande dignidade, que alterou gradativamente os princípios estabelecidos por Saloman, é verdade, fazendo-o porém, para maior benefício do homem.
530 a.C. - Pitágoras funda a Escola Pitagórica em Croton (colônia grega no sul da Itália). O movimento inicia sua expansão da península para toda a Europa. Pitágoras nasceu em Samos, no dia 26 de novembro de 582 a.C., tendo passado por todos os exames e iniciações da Ordem em Tebas. Alcançou a Grau dos Illuminati no dia 16 de outubro de 529 a.C.


(Depois de Cristo)
46 - Ormus cria a Ordem dos Iniciados, cujo símbolo é a Rosa e a Cruz (alguns historiadores identificam aqui o início da Ordem Rosacruz que se perpetua até hoje). Em 1188, passa a denominar-se Ordem da Rosacruz Véritas.
804 - Primeira Loja Rosacruz na França.
1099 - Fundação da Ordem do Sinai, cujo Grau mais elevado é denominado Rosacruz.
1100 - Primeira Loja Rosacruz na Alemanha, em Worms.
1115 - Primeiro registro público (em livro manuscrito) a respeito da Ordem Rosacruz, numa edição do irmão Omnis Mariar, Alemanha.
1118 - Criada a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do templo de Salomão, oficialmente (segundo alguns historiadores, com apoio na Ordem do Sinai e dos Cistercienses).
1312 - Em consistório reservado, admitindo a falta de provas, o Papa extingue os Templários. A Ordem, porém, sobrevive em inúmeros países, absorvida por outras organizações ou mudando de nome. Os verdadeiros Templários hoje não se utilizam desse nome.
1316 - Alguns Templários (barão de Montanor e Gaston de la Pierre Phoebos) fundam, com auxílio de outros irmãos, a Ordem dos Irmãos Primogênitos da Rosacruz, na França.
1320 - A Divinia Comédia, de Dante Alighieri, livro iniciático que revela em linguagem simbólica rituais e princípios místicos. A Tradição afirma que Dante era um Irmão Primogênito da Rosacruz.
1378 - Nascimento do reformador Christian Rosenkreutz (A FUDOSI, que agremiou neste séc. XX todos os ramos da Rosacruz, usa em seus documentos este ano como o Ano da Verdadeira Luz).
1486 - Pico Della Mirandola (rosacruz) publica: "Novecentas Conclusões", buscando pontos em comum entre o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo.
1487 - Instalação do Supremo Conselho da Ordem Rosacruz para a França, Toulouse.
1531 - O rosacruz Cornélius H. Agripa publica em Colônia: "De Oculta Philosophia", futuros esboços da Ordem Martinista.
1555 - Nostradamus prevê o ressurgimento Rosacruz ("Um novo grupo de filósofos surgirá/Desprezando morte, ouro, honra e riquezas,/Estarão próximos às montanhas da Alemanha,/E terão muitos outros a apoiá-los e segui-los), aludindo o apoio da Rosacruz de outros países ao ressurgimento alemão.
1575 - nasce Jacob Boehme, de grande influência no Martinismo.
1580 - É fundada a Militia Crucífera Evangélica (em atividade).
1604 - "Abertura da Tumba de Christian Rosenkreutz" (em astrologia iniciática, a conjunção então observada indica tradicionalmente a mesma conjunção do surgimento da Terra ou da vida terrestre).
1610 - A FAMA já circula em manuscrito no Tirol.
1614 - Publicada a FAMA FRATERNITATIS na Alemanha (Ratisbona, Resenburgo).
1615 - Publicada a CONFESSIO FRATERNITATIS. No mesmo ano, Júlio Sperber publica: "Eco da FRATERNIDADE ILUMINADA POR DEUS", declarando que a Ordem Rosacruz tem sua origem nos primeiros anos bíblicos.
1616 - Publicada a "NÚPCIAS QUÍMICAS DE CRISTIAN ROSENKREUTZ NO ANO DE 1459".
1618 - Michael Maier (rosacruz), publica sua última obra sobre os rosacruzes: "THEMIS AUREA", registrando algumas técnicas de cura dos Rosacruzes.
1622 - Publicados editais em cartazes fixados nos muros de Paris, anunciando a chegada dos Rosacruzes. No mesmo ano, o jesuíta François Garasse ataca os Rosacruzes.
1624 - Publicada a "NOVA ATLÂNTIDA", de Sir Frâncis Bacon, Imperator Inglês da Ordem Rosacruz e um dos fundadores do Colégio Invisível, em 1645.
1638 - Circula o primeiro registro da influência Rosacruz sobre a Maçonaria, no poema "Muse’s Threnodia", de Henry Adamson.
1641 - Primeiro registro da admissão de um não profissional da construção em Loja Maçônica também não dedicada à construção (operativa). Esse é o primeiro registro de uma Loja especulativa, (ou seja: dedicada à filosofia e ao aprimoramento moral, e não à construção propriamente dita), o que irá culminar com a Nova Maçonaria, fundada na Inglaterra em 1717, cujo objetivo é o aprimoramento moral do homem. Nesse período, a Maçonaria tem apenas três Graus, e os costumes são remanescentes da arte de construção, sendo recompilados por Anderson em 1721. Novos Graus foram adicionados na medida em que alguns afirmavam de tempos em tempos terem "descoberto" em rito "autêntico", até um ponto em que a quantidade de ritos e Graus era tanta que a identificação de sua legitimidade tornou-se impossível. Foi só no século XIX que os ritos foram organizados na forma atual: Rito Escocês Antigo e Aceito com 33 Graus; Rito Moderno ou Francês com 7 Graus; Rito de York com 7 Graus (considerado o mais autêntico); Rito de Schroëder com 7 Graus; Rito Oriental de Mênfis e Misraim com 33 Graus (já foram 97); Rito Adoniramita com 9 Graus e inúmeros outros, todos criados no final do século XVIII.
1642 - Nasce Isaac Newton, que foi Imperator da Ordem Rosacruz.
1646 - Fundado o Templo de Salomão pelo rosacruz Elias Ashmole. No mesmo ano, em 16 de outubro, Ashmole é iniciado na Maçonaria.
1652 - Thomas Vaughan publica a FAMA e o CONFESSIO em inglês.
1660 - Fundação da Royal Society, transformação do Colégio Invisível, que acaba influenciando na formação da Maçonaria Moderna (1717), que evoluiu ao estágio atual após inúmeros acréscimos e transformações.
1676 - Circula panfleto que demonstra a ligação fraterna entre algumas Ordens: "Informamos com antecedência que a Modern Green-Ribbon’s Caball, juntamente com a Antiga Fraternidade da Rosa+Cruz, os Adeptos Herméticos e a Congregação dos Maçons Consagrados, pretendem jantar juntos no próximo dia 31 de novembro".
1707 - Nascimento de Saint Germain, renomado Mestre místico.
1717 - Fundação da Grande Loja da Inglaterra, unificando a Maçonaria Inglesa.
1721 - Pedro o Grande funda uma Loja na Rússia. Anderson promulga a Constituição da Maçonaria Inglesa, tentando unificar os diferentes costumes, leis e tradições de origem operativa (da construção) que foram aproveitados na Nova Maçonaria.
1737 - Ramsay afirma que a Maçonaria tem origem Templária e que ritos tradicionais foram preservados na Escócia. Isso dá origem ao surgimento de inúmeros ritos "escoceses", principalmente na França, comprometendo a autenticidade de informações e a seriedade do movimento. Na década seguinte, a confusão é ainda maior devido às inúmeras Lojas e ritos diferentes, todos alegando a mesma origem...
1754 - Martinez de Pasqually funda a Ordem dos Elus-Cohen, precursora do Martinismo.
1756 - Fundação do Grande Oriente da França.
1759 - Instalação do Conselho dos Imperatores do Oriente e do Ocidente, que três anos depôs promulgou a Constituição de Bordéus, originando o Rito Escocês Antigo e Aceito, somente oficializado em 1801, em Charleston.
1760 - Surgem os "Iluminados de Avinhão", por "Dom Pernety".
1761 - Willermoz funda o Capítulo dos Cavaleiros da Águia Negra Rosa+Cruz, em Lyon.
1763 - Pasqually funda o Templo dos Elus-Cohen. Essa Ordem surgiu inicialmente dentro de uma Loja Maçônica (La Française) com o nome de Perfeição Eleita Escocesa, sendo seu rito reconhecido em 01/02/1765 pelo Grande Oriente da França. O Grau maior é denominado Rosacruz. Casanova encontra Saint Germain na Bélgica.
1764 - O Barão Von Hund funda a Estrita Observância Templária, revelando a existência de "Superiores Desconhecidos". No mesmo ano, o rosacruz Schroëder é iniciado na Maçonaria, criando um Capítulo Rosacruz dentro da Loja no ano seguinte; mais tarde cria o rito Schroëder ou Alemão.
1766 - Decreto imperial proibindo os Rosacruzes na Áustria.
1767 - Fundada a Ordem dos Arquitetos da África, os Iniciados da Ásia. A Rosacruz promove uma reforma administrativa, dando preferência a candidatos que tenham o 3o Grau da Maçonaria.
1768 - Willermoz ingressa nos Elus-Cohen de Pasqually e este último conhece Louis-Claude de Saint-Martin. Surge agora o Grau Rosa+Cruz de Heredom na Maçonaria.
1771 - O duque Phelipe de Chartres torna-se Grão Mestre do Grande Oriente da França e tenta unificar as Lojas francesas, sofrendo resistência daqueles do "rito escocês".
1774 - Morre Pasqually e Saint-Martin retira-se do convívio público, tornando-se o "Filósofo Desconhecido".
1776 - Surge na França a "Sociedade dos Filósofos", para unir os hermetistas. No mesmo ano, Adam Weishaupt funda os "Iluminados da Baviera", inicialmente com o nome de "Perfectibilistas".
1777 - Nova reforma na Ordem da Dourada Rosacruz. Pequenas alterações e adaptações foram realizadas pelos Mestres da Ordem ao longo do tempo, atualizando-a.
1781 - Em 8 de agosto o príncipe Frederico Guilherme II é iniciada na Ordem Rosacruz com o nome simbólico de "Ormesus Magnus", sendo o futuro rei da Prússia, tornando-se o protetor dos enciclopedistas.
1782 - Grande Convenção de todas as Ordens Iniciáticas em Wilhelmsbad. No mesmo ano, Willermoz, na Convenção da Ordem da Estrita Observância Templária, consegue impor princípios e Graus dos Elus-Cohen e é aprovada a transformação do nome original para "Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa".
1784 - Suposta morte de Saint Germain.
1785 - O conde Alessandro Cagliostro cria o Rito Egípcio ou Maçonaria Egípcia, para ambos os sexos. Os "Iluminados da Baviera", sob acusação de revolucionários, são suprimidos. Publica-se em Altona: "Os Símbolos Secretos dos Rosacruzes". Édito de José II luta contra os Maçons.
1786 - Surge em Londres um Manifesto Rosacruz atribuído a Cagliostro. É instalada a sua primeira Loja Egípcia.
1789 - Início da Revolução Francesa. Os misticos entram em crise e as Ordens são fechadas.
1791 - Cagliostro condenado em Roma.
1835 - Oettinger afirma ter encontrado Saint Germain em Paris.
1838 - Surge agora o Rito Oriental de Mênphis (fundido em 1875 ao de Misraim); os 97 graus originais foram finalmente reduzidos a 33. Sua origem são os Philedelphians.
1858 - A Rosacruz está plenamente ativa em Toulouse (a prova é a iniciação do Dr. Adrien, irmão de Péledan).
1866 - Fundação da Sociedade Rosacruz da Inglaterra (SRIA=Societas Rosacruciana in Anglia) por Robert Wentworth Little, W. W. Westcott, MacGregor Mathers e outros. Mackenzie afastou-se afirmando que a SRIA não possuía a verdadeira tradição e rituais Rosacruzes.
1875 - Faleceu em 31 de maio o Abade Afonso Louis Constant (mundialmente conhecido como ELIPHAS LEVI), Imperator da Ordem dos Irmãos Primogênitos da Rosacruz), franciscano e místico que influenciou sobremaneira o misticismo e as Ordens de seu tempo.
1877 - H. P. Blavatski, fundadora da SOCIEDADE TEOSÓFICA, afirma a importância do Mestre Saint Germain. Surge o Rito Moderno na França (ateu) e o Grande Oriente rompe relações com a Grande Loja Maçônica Inglesa.
1880 - Engler reorganiza os Iluminados de Baviera, suprimidos em 1785.
1884 - O Papa Leão XIII condena a Maçonaria.
1885 - Woodford encontra um manuscrito, traduzido finalmente por Westcott. Obtém-se uma autorização de Fraülein Spregel em Stuttgart (alguns autores desacreditam este episódio) para fundar a Ordem Hermética da Aurora Dourada (GOLDEN DAWN), constituída de uma Ordem Interna com 5 Graus e uma Ordem Interna da Rosa de Rubi e da Cruz de Ouro com 6 Graus.
1888 - Joséphin Péledan e Stanilas de Guaita (Imperator) funda a Ordem Kabalista da Rosa+Cruz, junto com PAPUS, Barleti, Paul Adam, Labrol e Thoron. Chaboseau e PAPUS fundam a ORDEM MARTINISTA. F. W. C. Wingston publica: "Bacon, Shakespeare And The Rosicrucians", revelando que Bacon foi o verdadeiro autor das peças de Shakespeare - repletas de mensagens de cunho Rosacruz. A Ordem da Dourada Rosacruz instala em Londres o Templo Ísis-Uranus, seguido de Hermes em Bristol, Hórus em Bradford, Amon-Rá em Edimburgo e Ahator em Paris.
1892 - A 5 de julho, a ORDEM MARTINISTA e a ORDEM KABALISTA DA ROSA+CRUZ se unem mediante a um tratado (acreditando tratar-se de organizações complementares).
1906 - Theodor Reuss funda a Ordo Templi Orientis (O.T.O.)
1909 - Ressurge na América do Norte a Ordem Rosacruz, agora denominada "Antiga e Mística Ordem Rosacruz, A.M.O.R.C", autorizada inicialmente pelo ramo francês e posteriormente, reconhecida por outros ramos da Rosacruz do movimento tradicional original. Esta é a única organização que está reconhecida por documentos, como segmento do movimento original na América. No mesmo período, outras pessoas alegam estar "organizando" a Rosacruz: Max Heindel funda a Fraternidade Rosacruz (inspirada na Teosofia e na Astrologia); outras criam a "Corona Fellowship of Rosicrucian" em dissidência da Aurora Dourada (A.E. Wait, 1914), a Ordem do Templo da Rosacruz (Annie Besant 1912 em Londres, extinta em 1918), a Antroposofia e outros movimentos pretendentes do título Rosacruz.
1918 - É fundado na Alemanha a Sociedade Thule (Ligada ao Nazismo).
1929 - O Imperator da A.M.O.R.C. é recebido com Templo Arcano em Luxor, Egito.
1934 - É fundada a F.U.D.O.S.I. na Bélgica, agremiando os autênticos ramos da Rosacruz Original. A A.M.O.R.C. é uma a única americana reconhecida, recebendo autorização para expandir sua jurisdição.
1939 - A F.U.D.O.S.I. reconhece a TRADICIONAL ORDEM MARTINISTA (T.O.M), admitindo-a como membro. Diante do falecimento do Imperator americano, Harvey Spencer Lewis, em 2 de agosto, assume a função seu filho Halph M. Lewis, tanto para a A.M.O.R.C. quanto para a T.O.M., até sua morte em 1977. Depois o sucederam na função G.L. Stuart e, atualmente, Christian Bernard.
1969 - Raymond Bernard, Imperator da Ordem Rosacruz, publica o livro "A Terra Oca".


Pensamento - CCCLXIII

"O valor do amor está vinculado a soma dos sacrifícios que estas disposto a fazer por ele." (Ellen G. White)

Conceito sobre o Sábado

A Visâo Evangélica a Respeito do Sábado
O sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. (Deuteronômio 5:14)

Jesus estava junto à arca e, ao subirem a Ele as orações dos santos, a fumaça do incenso subia, e Ele oferecia suas orações ao Pai com o fumo do incenso.
Na arca estava o pote de ouro contendo o maná, a vara de Arão que florescera e as tábuas de pedra que se fechavam como um livro. Jesus abriu-as, e eu vi os Dez Mandamentos nelas escritos com o dedo de Deus. Numa das tábuas havia quatro mandamentos e na outra seis. Os quatro da primeira tábua eram mais brilhantes que os seis da outra. Mas o quarto, o mandamento do sábado, brilhava mais que os outros; pois o sábado foi separado para ser guardado em honra do santo nome de Deus. O santo sábado tinha aparência gloriosa – um halo de glória o circundava. [...]
E eu vi que, se Deus tivesse mudado o sábado do sétimo dia para o primeiro, Ele teria mudado a redação do mandamento do sábado, escrito nas tábuas de pedra, que estão agora na arca no lugar santíssimo do templo no Céu; e seria lido assim: O primeiro dia é o sábado do Senhor teu Deus. Mas eu vi que nele se lê da mesma maneira como foi escrito nas tábuas de pedra pelo dedo de Deus, e entregue a Moisés no Sinai: “Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus” (Êx 20:10). Vi que o santo sábado é, e será, o muro de separação entre o verdadeiro Israel de Deus e os incrédulos, e que o sábado é o grande fator que une o coração dos queridos de Deus, os expectantes santos.
Vi que Deus tinha filhos que não reconheciam o sábado e não o guardavam. Eles não haviam rejeitado a luz sobre este ponto. E ao início do tempo de angústia fomos cheios do Espírito Santo ao sairmos para proclamar o sábado mais amplamente (PE, p. 32, 33).
(Ellen G. White)

Maísa e Sílvio Santos

Depois de conquistar o primeiro lugar do quadro “Top Five” do programa CQC, da Band, na segunda-feira (13), o vídeo que mostra a apresentadora-mirim Maísa, do SBT, puxando a peruca de Silvio Santos foi parar no YouTube.

Durante o “Programa Silvio Santos” de domingo, o apresentador mantém um quadro chamado “Pergunte para Maísa”, onde a pequena apresentadora bate um papo descontraído com Silvio, que sempre rende algumas pérolas. Mas no domingo de Páscoa (12), Maísa foi além e, na ânsia de descobrir se o cabelo do 'patrão' é ou não verdadeiro, deu um puxão nos fios, revelando que, de fato, Silvio Santos usa uma peruca.
Empolgada com a descoberta, a menina saiu gritando: “É peruca, é peruca”, mas foi rapidamente cortada por Silvio que, sem graça, preferiu chamar uma nova atração.

Mensagem do Escritor - M/0498

Ler e Reler Muito
Nelson Rodrigues, o gênio do cinema brasileiro, recomenda: "Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos." Nos livros aprendemos muita coisa, principalmente nos bons livros. É verdade que existem livros perniciosos, que para pouco ou quase nada se aproveita, razão porque a expressa recomendação para que os bons livros possam ser lidos com muita atenção. A releitura deve ser praticada quantas vezes forem necessárias, para que haja uma perfeita compreensão de seu conteúdo.(120906)

Frase do Dia

Se quiser que alguém guarde o seu segredo, comece por você mesmo.

Fato Marcante Hoje

Romantismo Inglês
Em 28 de maio de 1779, nasce o poeta irlandês Thomas Moore. Ele foi um dos artistas mais revolucionários do romantismo inglês. Suas obras iam do lirismo à sátira, da prosa romântica aos textos históricos e biográficos. Amigo de Lord Byron, o autor de Melodias Irlandesas também era um habilidoso músico.

Versos em dois Idiomas: Jz 20.4

Juizes 20.4
Português - Então respondeu o homem levita, marido da mulher que fora morta, e disse: Cheguei com a minha concubina a Gibeá, cidade de Benjamim, para passar a noite.
Italiano - Levitas, nužudytosios moters vyras, atsakė: “Atvykau su savo sugulove į Gibėją, priklausančią Benjaminui, ir apsinakvojau.

A Bíblia Diz...

"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai." (Romanos 8:15)

Lendo a Bíblia Todos os Dias:- CXLIX

Texto Bíblico para este Dia:
Jó 40, 41 e 42