quarta-feira, 27 de maio de 2009

Manifestações do Amor Divino - A/0356

Manifestações do Amor Divino
Todo o cosmos visível está sob o controle do Divino. O Divino é governado pela Verdade. Essa Verdade está subordinada aos seres nobres. Uma pessoa nobre é a personificação de Deus.
O corpo humano, constituído pelos cinco elementos básicos e dotado com os cinco órgãos dos sentidos, não é diferente da mente. A mente usa o corpo como uma veste. A mente, para o seu gozo, usa o corpo como um instrumento. Ela é a causa de todas as experiências. Um corpo sem mente é tão irreal quanto uma plantação num campo estéril.
Na vida comum, as pessoas consideram o corpo como permanente e para assegurar os seus prazeres, realizam todos os tipos de esforços. Isto é um sinal de ignorância. Um corpo sem mente é tão inútil quanto uma escola sem mestre ou um templo sem divindade. O corpo deve ser visto como um instrumento para o viver correto.
Os homens estão desenvolvendo as suas habilidades intelectuais, porém estão usando a sua inteligência para propósitos errados. O conhecimento é inútil sem a ação correta. A mera ação, sem conhecimento, é loucura. Assim sendo, é necessário combinar o conhecimento com o cultivo do caráter.
A faculdade mais importante no homem é o poder da Consciência Integrada (Prajna-Shakti). É dele que os outros poderes como o poder da vontade, o poder da inteligência, o poder da palavra e o poder do raciocínio derivam. Esta Consciência Integrada é mantida pelos pensamentos.
O requisito mais importante para o homem no mundo, é a Verdade inserida no pensamento. Pensamentos verdadeiros constituem a riqueza apropriada ao homem. Mas - que pena! - o homem moderno não se esforça em cultivar bons pensamentos. A ausência de bons pensamentos debilita a força da vontade.
Com uma vontade fraca, o homem não pode executar sequer as coisas simples. Para empreender qualquer coisa que valha a pena na vida, o homem tem que fortalecer a sua força de vontade.
(Sathyia Sai Baba)

Nenhum comentário: