quinta-feira, 28 de maio de 2009

Quinta-Feira Rosacruz

A Rosa-Cruz e o seu Mistério

I. 50.
Da triplicidade aquática nascerá Um que fará da quinta-feira a sua festa. Seu brilho, glória, reino, sua pujança crescerá Por terra e mar, aos Orientais (provocará uma) tempestade. (Nostradamus)

Esta quadra fala do papel de César de Nostredame, relaciona alguns eventos futuros e refere-se indiretamente à sua afiliação à AMORC ao final da década de 70.
O número da quadra complementa informações da quadra
X,73, sobre a fase inicial da vida de César de Nostredame. Esta quadra identifica César de Nostredame, começando pelo ano de nascimento, informado no número da quadra (I.50=1+50=51=>1951). Também, 01 é o mês de seu nascimento. A data 20-01-1951 é uma de nossas datas-base para a predição de eventos relacionados ao terceiro milênio. Sobretudo, o número 50 completa a identificação do endereço onde passou a maior parte da infância e juventude. A outra parte está na Carta a Henrique.
O primeiro verso identifica os aspectos astrológicos de seu mapa astral, especificando os astros, à época de Nostradamus, considerados regentes de signos da água: Júpiter (Peixes) e Marte (Escorpião). A triplicidade provém da presença de Peixes no ascendente. Sobretudo o termo usado, "aquatique" faz lembrar a presença de Aquarius na cúspide do ascendente.
O segundo verso estabelece a identidade mais precisamente, relacionando esta quadra à quadra à quadra
X,73, onde é dada a associação de César de Nostredame com Júpiter (Ieudy= Iuvis die, dia de Júpiter, a quinta-feira), em uma referência homófona à do local onde cresceu (Iuvialiste).
No entanto, Jeudy é a quinta-feira. A quinta-feira é conhecida como a "Noite Rosacruz". Nostradamus menciona, de forma indireta, a afiliação de César de Nostredame à
AMORC, durante a segunda metade da década de 70 como membro ativo. A quinta-feira, na ritualística rosacruz é dedicada ao Sanctum Celestial.

Os místicos medievais alimentavam a doutrina de que a Antiga Ordem dos Rosacruzes consistia de um limitado numero de Adeptos ou Iniciados altamente desenvolvidos, estando os de grau mais elevado livres das leis da mortalidade; os candidatos somente eram aceitos na Ordem após um longo período probatório; os Adeptos possuíam o segredo da Pedra Filosofal e conheciam o processo de transmutação dos metais inferiores em ouro, porém sabiam que estes termos eram apenas alegóricos relacionando-se com o verdadeiro mistério da regeneração humana através da transmutação dos elementos básicos da natureza inferior do homem no ouro da realização intelectual e espiritual. A Bíblia diz que Hiram Abiff, o Construtor do Templo de Salomão, era Filho de uma Viúva (Viúva de Naim) e um artífice habilidoso. Hiram, o mais alto Iniciado entre os Filhos da Luz (phree messen) recebeu através de Cristo a Suprema Iniciação Cósmica, narrada na alegoria bíblica da ressurreição de Lázaro, tornando-se um Cristão Rosacruz. Hiram Abiff e o propósito de sua existência é preservar a natureza espiritual do homem através de eras de materialidade.

Ser Rosacruz não significa apenas pertencer a esta ou àquela Ordem Rosacruz - existem várias -, e não basta ter lido este ou aquele livro sobre o assunto, ou mesmo ter estudado academicamente tais ou quais monografias ou qualquer outro tipo de opúsculo. Na verdade, ser Rosacruz é ter uma linha de pensamento Rosacruz (investigativo e alquimista). O sistema de ensino da AMORC, originalmente concebido pelo Imperator Dr. Harvey Spencer Lewis (foto), visa exatamente a isto: formar mentes Rosacruzes capacitadas a moldar novas eras. Originalmente este ensino constituía-se de 12 Graus de Templo, precedidos por 3 Graus de Atrium, para provação e aclimatação dos neófitos admitidos aos estudos da Ordem. Os dois Graus finais eram os mais extensos, com 167 monografias no Décimo-Primeiro e 325 monografias no Décimo-Segundo. Ao atingir a monografia 32 do Décimo-Segundo Grau o estudante ingressava na Hierarquia Esotérica e aí, então, começava a sua preparação, novamente como neófito, para o acesso ao Círculo Interno, através do estudo agora já não em Graus, mas em 7 Planos. No centro de tudo isto fica a Rosa+Cruz, resguardada por uma outra Ordem, com outro nome. Todo esse processo de ascensão foi concebido pelo Mestre Alden (Spencer Lewis) para se completar em cerca de 25 anos, se o estudante não falhasse um só dia de estudo prescrito. Ele determinou que esses estudos fossem realizados semanalmente, na noite de quinta-feira, preferencialmente por volta das 19h, por motivos místicos que são do conhecimento dos membros do Círculo Interno.


Grande Fraternidade Branca
Esta cronologia foi criada a partir dos registros da Ordem Rosacruz - A.M.O.R.C., Loja Maçônica Quatuor Coronatti da Inglaterra, Sociedade Teosófica, Tradicional Ordem Martinista e outras Escolas.

(Antes de Cristo)

9000 a.C. - ???
5000 a.C. - Formação do Antigo Código e criação de Escolas de Mistérios para perpetuar o conhecimento iniciático.
2900 a.C. - Criação de Ritos Iniciáticos da Escola Osiriana.
1580 a.C. - Parte da Escola Osiriana torna-se totalmente hermética, adotando a visão iniciática dos ensinamentos religiosos.
1459 a.C. - abril, quinta-feira / Criação da Grande Fraternidade Branca, a partir da unificação dos graus superiores das Escolas de Mistério no antigo Egito. Os Hierofantes, presididos por um deles, reuniram-se em Conselho, definindo os planos para a expansão da Luz. Para melhor representar seus ideais, foram escolhidos a Cruz e a Rosa como seu símbolo.
1399 a.C. - à 9 de outubro, nasce o Grande Mestre Hermes Trismegistus, identificado como o deus Toth. Foi o instalador do faraó Akhenaton na G.F.B. e morreu no Mosteiro Rosacruz de El Amarna. A história desse Mestre muito interessa à todos os iniciados.
1378 a.C. - à 24 de Novembro, nasce o Faraó AMENHOTEP IV, talvez o primeiro monoteísta do mundo. Mudou seu nome para Akhenaton (Devoto do Deus Único), Introduziu o símbolo da Rosa e da Cruz e MAAT para representar sua fraternidade, e destruiu os templos egípcios erguidos à vários deuses. Tentou criar uma nova religião, que fracassou após a sua morte e então tornou-se esotérica. Essa história é facilmente encontrada nos livros de História.
999 a.C. - 4 de Junho, encaminhado pelo Intendente de Tebas, chega a El Amarna um jovem conhecido como Saloman, identificado posteriormente como Salomão. Desejava obter instrução nas mais altas ciências e filosofias. Salomão não completou seus estudos, pois, indicam os registros que ele deixou El Amarna "antes do quarto exame". Causou inequívoca expressão de amor, sabedoria e virtude. Com cinco anos de governo na Palestina, completou Saloman a construção de um Templo destinado a abrigar uma "sociedade" ou fraternidade de Salomão, contando com a assistência de dois homens que tinham visitado o Egito, como arquitetos e artistas: Hu-ramabi, de Tiro, e Hiram Abif. Foi observado que Saloman restringira sua ordem a homens e a ela adaptara muitos dos serviços místicos e iniciações Rosacruzes. A respeito da fraternidade de Saloman, encontra-se referência em toda a literatura relacionada com a Franco-Maçonaria. Transformou-se ela em uma ordem fraternal semi-mística, filosófica e secreta, poderosa e de grande dignidade, que alterou gradativamente os princípios estabelecidos por Saloman, é verdade, fazendo-o porém, para maior benefício do homem.
530 a.C. - Pitágoras funda a Escola Pitagórica em Croton (colônia grega no sul da Itália). O movimento inicia sua expansão da península para toda a Europa. Pitágoras nasceu em Samos, no dia 26 de novembro de 582 a.C., tendo passado por todos os exames e iniciações da Ordem em Tebas. Alcançou a Grau dos Illuminati no dia 16 de outubro de 529 a.C.


(Depois de Cristo)
46 - Ormus cria a Ordem dos Iniciados, cujo símbolo é a Rosa e a Cruz (alguns historiadores identificam aqui o início da Ordem Rosacruz que se perpetua até hoje). Em 1188, passa a denominar-se Ordem da Rosacruz Véritas.
804 - Primeira Loja Rosacruz na França.
1099 - Fundação da Ordem do Sinai, cujo Grau mais elevado é denominado Rosacruz.
1100 - Primeira Loja Rosacruz na Alemanha, em Worms.
1115 - Primeiro registro público (em livro manuscrito) a respeito da Ordem Rosacruz, numa edição do irmão Omnis Mariar, Alemanha.
1118 - Criada a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do templo de Salomão, oficialmente (segundo alguns historiadores, com apoio na Ordem do Sinai e dos Cistercienses).
1312 - Em consistório reservado, admitindo a falta de provas, o Papa extingue os Templários. A Ordem, porém, sobrevive em inúmeros países, absorvida por outras organizações ou mudando de nome. Os verdadeiros Templários hoje não se utilizam desse nome.
1316 - Alguns Templários (barão de Montanor e Gaston de la Pierre Phoebos) fundam, com auxílio de outros irmãos, a Ordem dos Irmãos Primogênitos da Rosacruz, na França.
1320 - A Divinia Comédia, de Dante Alighieri, livro iniciático que revela em linguagem simbólica rituais e princípios místicos. A Tradição afirma que Dante era um Irmão Primogênito da Rosacruz.
1378 - Nascimento do reformador Christian Rosenkreutz (A FUDOSI, que agremiou neste séc. XX todos os ramos da Rosacruz, usa em seus documentos este ano como o Ano da Verdadeira Luz).
1486 - Pico Della Mirandola (rosacruz) publica: "Novecentas Conclusões", buscando pontos em comum entre o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo.
1487 - Instalação do Supremo Conselho da Ordem Rosacruz para a França, Toulouse.
1531 - O rosacruz Cornélius H. Agripa publica em Colônia: "De Oculta Philosophia", futuros esboços da Ordem Martinista.
1555 - Nostradamus prevê o ressurgimento Rosacruz ("Um novo grupo de filósofos surgirá/Desprezando morte, ouro, honra e riquezas,/Estarão próximos às montanhas da Alemanha,/E terão muitos outros a apoiá-los e segui-los), aludindo o apoio da Rosacruz de outros países ao ressurgimento alemão.
1575 - nasce Jacob Boehme, de grande influência no Martinismo.
1580 - É fundada a Militia Crucífera Evangélica (em atividade).
1604 - "Abertura da Tumba de Christian Rosenkreutz" (em astrologia iniciática, a conjunção então observada indica tradicionalmente a mesma conjunção do surgimento da Terra ou da vida terrestre).
1610 - A FAMA já circula em manuscrito no Tirol.
1614 - Publicada a FAMA FRATERNITATIS na Alemanha (Ratisbona, Resenburgo).
1615 - Publicada a CONFESSIO FRATERNITATIS. No mesmo ano, Júlio Sperber publica: "Eco da FRATERNIDADE ILUMINADA POR DEUS", declarando que a Ordem Rosacruz tem sua origem nos primeiros anos bíblicos.
1616 - Publicada a "NÚPCIAS QUÍMICAS DE CRISTIAN ROSENKREUTZ NO ANO DE 1459".
1618 - Michael Maier (rosacruz), publica sua última obra sobre os rosacruzes: "THEMIS AUREA", registrando algumas técnicas de cura dos Rosacruzes.
1622 - Publicados editais em cartazes fixados nos muros de Paris, anunciando a chegada dos Rosacruzes. No mesmo ano, o jesuíta François Garasse ataca os Rosacruzes.
1624 - Publicada a "NOVA ATLÂNTIDA", de Sir Frâncis Bacon, Imperator Inglês da Ordem Rosacruz e um dos fundadores do Colégio Invisível, em 1645.
1638 - Circula o primeiro registro da influência Rosacruz sobre a Maçonaria, no poema "Muse’s Threnodia", de Henry Adamson.
1641 - Primeiro registro da admissão de um não profissional da construção em Loja Maçônica também não dedicada à construção (operativa). Esse é o primeiro registro de uma Loja especulativa, (ou seja: dedicada à filosofia e ao aprimoramento moral, e não à construção propriamente dita), o que irá culminar com a Nova Maçonaria, fundada na Inglaterra em 1717, cujo objetivo é o aprimoramento moral do homem. Nesse período, a Maçonaria tem apenas três Graus, e os costumes são remanescentes da arte de construção, sendo recompilados por Anderson em 1721. Novos Graus foram adicionados na medida em que alguns afirmavam de tempos em tempos terem "descoberto" em rito "autêntico", até um ponto em que a quantidade de ritos e Graus era tanta que a identificação de sua legitimidade tornou-se impossível. Foi só no século XIX que os ritos foram organizados na forma atual: Rito Escocês Antigo e Aceito com 33 Graus; Rito Moderno ou Francês com 7 Graus; Rito de York com 7 Graus (considerado o mais autêntico); Rito de Schroëder com 7 Graus; Rito Oriental de Mênfis e Misraim com 33 Graus (já foram 97); Rito Adoniramita com 9 Graus e inúmeros outros, todos criados no final do século XVIII.
1642 - Nasce Isaac Newton, que foi Imperator da Ordem Rosacruz.
1646 - Fundado o Templo de Salomão pelo rosacruz Elias Ashmole. No mesmo ano, em 16 de outubro, Ashmole é iniciado na Maçonaria.
1652 - Thomas Vaughan publica a FAMA e o CONFESSIO em inglês.
1660 - Fundação da Royal Society, transformação do Colégio Invisível, que acaba influenciando na formação da Maçonaria Moderna (1717), que evoluiu ao estágio atual após inúmeros acréscimos e transformações.
1676 - Circula panfleto que demonstra a ligação fraterna entre algumas Ordens: "Informamos com antecedência que a Modern Green-Ribbon’s Caball, juntamente com a Antiga Fraternidade da Rosa+Cruz, os Adeptos Herméticos e a Congregação dos Maçons Consagrados, pretendem jantar juntos no próximo dia 31 de novembro".
1707 - Nascimento de Saint Germain, renomado Mestre místico.
1717 - Fundação da Grande Loja da Inglaterra, unificando a Maçonaria Inglesa.
1721 - Pedro o Grande funda uma Loja na Rússia. Anderson promulga a Constituição da Maçonaria Inglesa, tentando unificar os diferentes costumes, leis e tradições de origem operativa (da construção) que foram aproveitados na Nova Maçonaria.
1737 - Ramsay afirma que a Maçonaria tem origem Templária e que ritos tradicionais foram preservados na Escócia. Isso dá origem ao surgimento de inúmeros ritos "escoceses", principalmente na França, comprometendo a autenticidade de informações e a seriedade do movimento. Na década seguinte, a confusão é ainda maior devido às inúmeras Lojas e ritos diferentes, todos alegando a mesma origem...
1754 - Martinez de Pasqually funda a Ordem dos Elus-Cohen, precursora do Martinismo.
1756 - Fundação do Grande Oriente da França.
1759 - Instalação do Conselho dos Imperatores do Oriente e do Ocidente, que três anos depôs promulgou a Constituição de Bordéus, originando o Rito Escocês Antigo e Aceito, somente oficializado em 1801, em Charleston.
1760 - Surgem os "Iluminados de Avinhão", por "Dom Pernety".
1761 - Willermoz funda o Capítulo dos Cavaleiros da Águia Negra Rosa+Cruz, em Lyon.
1763 - Pasqually funda o Templo dos Elus-Cohen. Essa Ordem surgiu inicialmente dentro de uma Loja Maçônica (La Française) com o nome de Perfeição Eleita Escocesa, sendo seu rito reconhecido em 01/02/1765 pelo Grande Oriente da França. O Grau maior é denominado Rosacruz. Casanova encontra Saint Germain na Bélgica.
1764 - O Barão Von Hund funda a Estrita Observância Templária, revelando a existência de "Superiores Desconhecidos". No mesmo ano, o rosacruz Schroëder é iniciado na Maçonaria, criando um Capítulo Rosacruz dentro da Loja no ano seguinte; mais tarde cria o rito Schroëder ou Alemão.
1766 - Decreto imperial proibindo os Rosacruzes na Áustria.
1767 - Fundada a Ordem dos Arquitetos da África, os Iniciados da Ásia. A Rosacruz promove uma reforma administrativa, dando preferência a candidatos que tenham o 3o Grau da Maçonaria.
1768 - Willermoz ingressa nos Elus-Cohen de Pasqually e este último conhece Louis-Claude de Saint-Martin. Surge agora o Grau Rosa+Cruz de Heredom na Maçonaria.
1771 - O duque Phelipe de Chartres torna-se Grão Mestre do Grande Oriente da França e tenta unificar as Lojas francesas, sofrendo resistência daqueles do "rito escocês".
1774 - Morre Pasqually e Saint-Martin retira-se do convívio público, tornando-se o "Filósofo Desconhecido".
1776 - Surge na França a "Sociedade dos Filósofos", para unir os hermetistas. No mesmo ano, Adam Weishaupt funda os "Iluminados da Baviera", inicialmente com o nome de "Perfectibilistas".
1777 - Nova reforma na Ordem da Dourada Rosacruz. Pequenas alterações e adaptações foram realizadas pelos Mestres da Ordem ao longo do tempo, atualizando-a.
1781 - Em 8 de agosto o príncipe Frederico Guilherme II é iniciada na Ordem Rosacruz com o nome simbólico de "Ormesus Magnus", sendo o futuro rei da Prússia, tornando-se o protetor dos enciclopedistas.
1782 - Grande Convenção de todas as Ordens Iniciáticas em Wilhelmsbad. No mesmo ano, Willermoz, na Convenção da Ordem da Estrita Observância Templária, consegue impor princípios e Graus dos Elus-Cohen e é aprovada a transformação do nome original para "Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa".
1784 - Suposta morte de Saint Germain.
1785 - O conde Alessandro Cagliostro cria o Rito Egípcio ou Maçonaria Egípcia, para ambos os sexos. Os "Iluminados da Baviera", sob acusação de revolucionários, são suprimidos. Publica-se em Altona: "Os Símbolos Secretos dos Rosacruzes". Édito de José II luta contra os Maçons.
1786 - Surge em Londres um Manifesto Rosacruz atribuído a Cagliostro. É instalada a sua primeira Loja Egípcia.
1789 - Início da Revolução Francesa. Os misticos entram em crise e as Ordens são fechadas.
1791 - Cagliostro condenado em Roma.
1835 - Oettinger afirma ter encontrado Saint Germain em Paris.
1838 - Surge agora o Rito Oriental de Mênphis (fundido em 1875 ao de Misraim); os 97 graus originais foram finalmente reduzidos a 33. Sua origem são os Philedelphians.
1858 - A Rosacruz está plenamente ativa em Toulouse (a prova é a iniciação do Dr. Adrien, irmão de Péledan).
1866 - Fundação da Sociedade Rosacruz da Inglaterra (SRIA=Societas Rosacruciana in Anglia) por Robert Wentworth Little, W. W. Westcott, MacGregor Mathers e outros. Mackenzie afastou-se afirmando que a SRIA não possuía a verdadeira tradição e rituais Rosacruzes.
1875 - Faleceu em 31 de maio o Abade Afonso Louis Constant (mundialmente conhecido como ELIPHAS LEVI), Imperator da Ordem dos Irmãos Primogênitos da Rosacruz), franciscano e místico que influenciou sobremaneira o misticismo e as Ordens de seu tempo.
1877 - H. P. Blavatski, fundadora da SOCIEDADE TEOSÓFICA, afirma a importância do Mestre Saint Germain. Surge o Rito Moderno na França (ateu) e o Grande Oriente rompe relações com a Grande Loja Maçônica Inglesa.
1880 - Engler reorganiza os Iluminados de Baviera, suprimidos em 1785.
1884 - O Papa Leão XIII condena a Maçonaria.
1885 - Woodford encontra um manuscrito, traduzido finalmente por Westcott. Obtém-se uma autorização de Fraülein Spregel em Stuttgart (alguns autores desacreditam este episódio) para fundar a Ordem Hermética da Aurora Dourada (GOLDEN DAWN), constituída de uma Ordem Interna com 5 Graus e uma Ordem Interna da Rosa de Rubi e da Cruz de Ouro com 6 Graus.
1888 - Joséphin Péledan e Stanilas de Guaita (Imperator) funda a Ordem Kabalista da Rosa+Cruz, junto com PAPUS, Barleti, Paul Adam, Labrol e Thoron. Chaboseau e PAPUS fundam a ORDEM MARTINISTA. F. W. C. Wingston publica: "Bacon, Shakespeare And The Rosicrucians", revelando que Bacon foi o verdadeiro autor das peças de Shakespeare - repletas de mensagens de cunho Rosacruz. A Ordem da Dourada Rosacruz instala em Londres o Templo Ísis-Uranus, seguido de Hermes em Bristol, Hórus em Bradford, Amon-Rá em Edimburgo e Ahator em Paris.
1892 - A 5 de julho, a ORDEM MARTINISTA e a ORDEM KABALISTA DA ROSA+CRUZ se unem mediante a um tratado (acreditando tratar-se de organizações complementares).
1906 - Theodor Reuss funda a Ordo Templi Orientis (O.T.O.)
1909 - Ressurge na América do Norte a Ordem Rosacruz, agora denominada "Antiga e Mística Ordem Rosacruz, A.M.O.R.C", autorizada inicialmente pelo ramo francês e posteriormente, reconhecida por outros ramos da Rosacruz do movimento tradicional original. Esta é a única organização que está reconhecida por documentos, como segmento do movimento original na América. No mesmo período, outras pessoas alegam estar "organizando" a Rosacruz: Max Heindel funda a Fraternidade Rosacruz (inspirada na Teosofia e na Astrologia); outras criam a "Corona Fellowship of Rosicrucian" em dissidência da Aurora Dourada (A.E. Wait, 1914), a Ordem do Templo da Rosacruz (Annie Besant 1912 em Londres, extinta em 1918), a Antroposofia e outros movimentos pretendentes do título Rosacruz.
1918 - É fundado na Alemanha a Sociedade Thule (Ligada ao Nazismo).
1929 - O Imperator da A.M.O.R.C. é recebido com Templo Arcano em Luxor, Egito.
1934 - É fundada a F.U.D.O.S.I. na Bélgica, agremiando os autênticos ramos da Rosacruz Original. A A.M.O.R.C. é uma a única americana reconhecida, recebendo autorização para expandir sua jurisdição.
1939 - A F.U.D.O.S.I. reconhece a TRADICIONAL ORDEM MARTINISTA (T.O.M), admitindo-a como membro. Diante do falecimento do Imperator americano, Harvey Spencer Lewis, em 2 de agosto, assume a função seu filho Halph M. Lewis, tanto para a A.M.O.R.C. quanto para a T.O.M., até sua morte em 1977. Depois o sucederam na função G.L. Stuart e, atualmente, Christian Bernard.
1969 - Raymond Bernard, Imperator da Ordem Rosacruz, publica o livro "A Terra Oca".


Nenhum comentário: