domingo, 31 de maio de 2009

A Mulher no Plano da Criação

A Participação da Mulher é Obrigatória
Alguns episódios principais serão a seguir relatados. As crônicas Rosacruzes registram
que no ano 1000 a.C. apareceu no Egito um personagem chamado Salomão. Chegou a El Amarna em 4 de Junho de 999 a.C. O jovem investigador, após os testes habituais, foi Iniciado na Fraternidade. Entretanto, antes de completar o quarto exame, partiu de El Amarna, e alguns anos depois fez construir um templo, na Palestina, em tudo semelhante ao que havia encontrado na Cidade Egípcia. Ali estabeleceu uma fraternidade apenas de homens, contrariando o Princípio de Igualdade, da qual (historicamente) derivou uma respeitada agremiação fraternal. O Princípio de Igualdade entre os sexos e a própria libertação da mulher não ocorreram, como se pensa, com o advento do Cristianismo, vindo a se consolidar vinte séculos mais tarde. De maneira velada, prudente, suave e muito lenta, mas firme e indesbotável, teve seu início histórico (público) em El-Amarna, com a instalação da Fraternidade fundada por AKHNATON e o surgimento incipiente do monoteísmo. Ainda que convictamente e simbolicamente o Sol Central tenha sido simbolizado por um astro masculino(?), TRÊS mulheres tiveram participação efetiva no Primeiro Conselho (físico e, portanto, terrenal) da Fraternidade. Até então nada semelhante havia acontecido. Pelo menos na história mais recente da Humanidade. Mas se se admitir a existência da Atlântida... E ao se acolher a possibilidade da Lemúria... Tudo, na verdade, é cíclico no Universo. Ascensionalmente. Mas, Ascensão para onde e por que? Precisamos examinar desapaixonadamente essa matéria para não cairmos na velha estorinha infantil 'salvação' versus 'Salvador'. Por outro lado, na própria Fraternidade dos Essênios – bem antes do Cristianismo – o Princípio de Igualdade já existia, e era estritamente observado. Não se pode desacreditar do fato histórico de que Jesus e seus pais terrenos eram membros da Fraternidade Essênia.
Os registros Rosacruzes informam, outrossim, que cruzaram o umbral da Ordem, entre outros, Solon, Anaximandro, Pitágoras (KH) e Platão. Pitágoras ingressou na Fraternidade em 2 de Abril de 531 a.C., e, após ter sido admitido no grau dos ILLUMINATI, partiu com jóias e documentos para Crotona, para ali fundar uma Grande Loja e disseminar prudencialmente os ensinamentos adquiridos no Egito.
Assim, de Tell-el-Amarna, e, posteriormente, de Tebas, de Heliópolis e de Alexandria foram difundidos para o mundo os ensinamentos Rosacruzes, e muitos pensadores da Antigüidade lá estiveram para sorver dessa fonte, para depois derramarem a Luz que receberam tal como a interpretavam. Um dos lemas capitais da Organização é: A MAIS AMPLA TOLERÂNCIA DENTRO DA MAIS ESTRITA INDEPENDÊNCIA. Esta sentença, talvez, explique (ou até justifique) em larga extensão, algumas (ou muitas) mudanças que são observadas nas distintas fases pelas quais, ascensionalmente, transita o pensamento de um autor, nomeadamente se estiver vinculado a uma fraternidade esotérica autêntica. Fora desse círculo específico, este fato também é francamente notado. Mas, no âmbito da iniciação – e exatamente por isso – as mudanças são mais acentuadas e podem, no 'tempo', até se tornarem inconciliáveis e contraditórias. Iniciação é sinônimo de mudança, isto é, aprendizado in corde. Mudança que se passa para além da noesis. Mudança que se reflete na própria vida do Iniciado. Fazendo justiça ao esforço de cada Iniciado para compreender o porquê da existência, pensa-se que não haja um efetivo compromisso com uma idéia em si. À medida que o ser avança em direção ao CENTRO DA LUZ, reformula conceitos anteriores. O Iniciado é um ? permanente. Há compromisso, sim, inabalável com a busca da LUZ – que é filha do inexistente tempo – com a percepção parcelar e progressiva da inatingível VERDADE, com o autodesenvolvimento e com a solidariedade fraterna com todos os seres humanos, sejam membros de sua confraria, ou seres singulares não-Iniciados peregrinando nesta Terra, dando cumprimento as suas experiências individuais. A bem da verdade, o Iniciado está integralmente comprometido com todos Planos da Criação.

Nenhum comentário: