domingo, 31 de maio de 2009

O Domínio da Vida

O Domínio da Vida
O Domínio da Vida constitui-se em viver não sob controle, mas no controle, com destino definido e propósito estabelecido, e não mais como uma nau ao sabor dos ventos e das borrascas. Aquele que assim vive é não só o agente da Alquimia Rosacruz em vários planos mas também o seu paciente, igualmente em vários planos de compreensão e tendo o controle desse processo. Aquele que obteve o Domínio da Vida pode, entre várias coisas definir a sua nova personalidade, para a consecução de uma meta. Akhenaton, através da Escola Os Iluminados, uma escola secreta de 39 membros, se reunia no dia egípcio da semana equivalente à quinta-feira. É esta a razão principal de ser esse dia denominado de “Dia Rosacruz”.
Assim como a Maçonaria se intitula uma sociedade secreta, assim também são os Rosacruzes (Atualmente, são consideradas Sociedades Discretas). No século 18, deu-se o título de Rosa-Cruz a todas as entidades que afirmam ter relações secretas com o mundo invisível. Da mesma forma como a Maçonaria nega sua condição de entidade religiosa, assim o fazem os Rosacruzes. Pode-se afirmar, entretanto, que o Rosacrucianismo é um tipo de sociedade religiosa eclética ou sincrética, pois admite em seu quadro associativo pessoas de todas as religiões. Tem seu Templo, e a sua loja do lar, chamado Sanctum. Tem seus sinais de reconhecimento, tem palavras de passe e apertos de mão, tem também diversos graus, com cerimônias especiais, as iniciações, para a entrada nesses graus. O trabalho Rosacruz se torna uma religião para alguns de seus membros. Exemplo disso é o atual Imperator, Christian Bernard, que adota a Rosa-Cruz como como sua Religião. Isto é verdade desde que com isto não se queira dizer que a Ordem se transforme em igreja. Aos rosacruzes pede-se que freqüentem as suas respectivas igrejas, e que cooperem no bom trabalho que estão realizando; ao mesmo tempo, porém, os ensinamentos podem se tornar a religião de uma pessoa, seja ela metodista, presbiteriana, protestante episcopal, católica romana ou de qualquer outra crença. O místico é sempre um sincero estudante de teologia básica. Todavia, além de associar-se a igrejas sectárias a fim de auxiliá-las na importante obra que estão realizando, o Rosacruz é liberal, é tolerante em sua religião e vê Deus em tudo e em cada uma de suas criaturas. Se para o estudante, os ensinamentos rosacruzes tiverem se tornado sua religião, deixe que eles permaneçam assim, como coisa pessoal, apenas sua, e não permita que um gesto ou uma palavra de sua parte possa sugerir a alguém que prefere permanecer afastado das igrejas devido aos seus estudos rosacruzes. É importante afirmar que o Adepto da Fraternidade Rosacruz é muito mais dedicado a ela do que à denominação religiosa ou similar, quando este possui mais de uma afiliação, visto que a instrução que normalmente recebe é completa e insubstituível em todos os sentidos.
Segundo as declarações de Harvey Spencer Lewis, a Ordem Rosacruz funciona por ciclos de atividade de 108 anos, seguidos de um período inativo de igual duração. Segundo este cálculo tradicional, a Ordem Rosacruz AMORC deverá fechar suas atividades no ano 2017, tendo em conta 1909 como ano em que teve início o ciclo atual. No entanto, à medida que a data acerca-se, as autoridades de AMORC têm tentado subestimar o ciclo, afirmando que na atualidade não há mais necessidade de trabalhar com os ditos períodos de silêncio.
Nota: O texto é de inteira responsabilidade do jornalista Jairo de Lima Alves, não expressando a opinião oficial da Ordem Rosacruz, AMORC.

Nenhum comentário: