domingo, 22 de agosto de 2010

Artigo: Parar de Fumar faz bem à Saúde - A/0853

O BRASIL ESTÁ FUMANDO MENOS
RESPEITE A VIDA. PARE DE FUMAR.

AMBIENTE 100% LIVRE DE FUMO,
UM DIREITO DE TODOS.

Campo Grande é mais uma cidade que aderiu à campanha contra o tabagismo. O Município está aplicando a lei n. 150, de 30 de dezembro de 2009, a exemplo de tantas outras capitais brasileiras.

“A proposta da lei é ajudar aos fumantes e não apenas proibir”, como informa o folheto distribuído em feiras e eventos na Capital dos Sul-Mato-Grossenses. A Secretaria de Saúde está disponibilizando em toda a rede de saúde pública assistência terapêutica e medicamentos antitabagismos para os fumantes que querem parar de fumar.
Parar de fumar é a atitude mais eficaz e inteligente que uma pessoa pode tomar para melhorar a sua saúde e a de todos que convivem com ela, vítimas inocentes do fumo passivo, tão perigoso quanto ao fumo direto.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, morrem no mundo, a cada ano, cerca de 3 milhões de pessoas de doenças relacionadas ao fumo. No Brasil, são 200 mil mortes ao ano, em decorrência do tabagismo.

Quem sabe, por esta estatística alarmante, a Câmara Municipal de Campo Grande, teve a sensibilidade, por meio de seus vereadores, regulamentar a lei 150/2009, que dispõe sobre a proibição do consumo de quaisquer produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, em recintos de uso coletivo no Município de Campo Grande.

Uma equipe altamente qualificada tem a incumbência de orientar as pessoas sobre o perigo do tabagismo, e assim, as visitas são realizadas em feiras e exposições; em condomínios e locais de diversão em geral; em hotéis, pousadas, restaurantes e boates; em centros comerciais e shoppings; em farmácias, bancos e similares; repartições públicas, museus e bibliotecas, dentre tantos lugares de concentração pública.

Nenhum comentário: