sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pedro Pedrossian

A foto acima foi de uma das últimas aparições em público
do ex-governdor e de sua esposa: Casamento da neta
Maria Eduarda com o jovem empresário Robson Gatti.

Pedrossian: Três Governos,
dois Estados e uma trajetória

- Hoje, dia 13 de agosto (por coincidencia uma sexta-feira) o blog presta significante homenagm a um grande homem. Estou falando de Pedro Pedrossian, que por tres vezes foi governador de estado. Hoje o ex-governador completa mais um ano de vida.

A esse grane homem, respónsável pela construção de MT e MS, rendo minhas honenagens

Você deve estar achando estranho, mas faço isso porque recebi diversos imail querendo comparar a atual administração do governador André Puccineli com as de Pedrossian (foto). Para mim, assim como para muitos, a comparação não passa de “brincadeira”, conforme já escrevi no meu blog. Também resolvi escrever essa materia porque em MS está sendo comum só elogiar-mos as pessoas quando elas morrem.

Pedrossian construiu obras que vão ficar na memória do povo (pelo menos dos antigos) durante muito tempo. Vou citar algumas: a Universidade Estadual e federal (em MS e MT), já que antes todos os estudantes para se formar tinham que procurar outros estados. Os estádios de futebol, entre eles o Morenão (que leva seu nome), o Madrugadão (3 Lagoas), o Loucão (Maracaju) e o Douradão (Dourados).

Também construiu (com recursos do estado) O Parque dos Poderes (onde injustamente o atual governo arrancou a placa na entrada da Avenida Mato Grosso), Palácio Popular da Cultura, espaço até hoje considerado majestoso e amplo consagrado para o desenvolvimento integral humano e econômico.

Hospital Rosa Pedrossian, que era para ser referencia em tratamento médico no Centro Oeste. O Parque das Moreninhas, do Jacques da Luz (O Jaquinha), das Nações Índigenas, etc. Sem esquecer as milhares de casas construídas em todo o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Tudo isso com dinheiro próprio, ou seja, de arrecadação dos estados.

Escolas, sem comentários, foram construídas dezenas, em todos os municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do sul, além de dezenas de Centro Múltiplo. Não posso esquecer-me de falar das polícias, não só a civil mas a militar, quando todos eram respeitados pelo Governo Pedrossian.

Quanto ao turismo, na era Pedrossian foi o melhor período para o setor. Quem viveu aquela época sabe perfeitamente do que estou escrevendo. A defesa ambiental fazia parte do governo Pedrossian, principalmente porque, a exemplo do atual governador Puccinelli, ele é nascido no inicio do Pantanal (Miranda).

Programas Novilho Precoce, Fronteiras do Futuro, Terra Viva, Leitão de Ouro, Nosso Índio Cidadão (foi criada uma secretaria só para cuidar dos problemas indígenas do estado). Foi dado chance para os pequenos e médios empresários, já que o governo comprava todo que era fabricado por eles.

No transporte, sem medo de errar, Pedrossian foi o que mais contribuiu para a construção de estradas para escoamento de safras. Ligou atraves de uma ponte Mato Grosso do Sul com o Porto de Paranaguá. Vou parar por ai, porque senão...

Não falei sobre o trabalho da primeira dama Maria Aparecida Pedrossian, que ao contrário da primeira dama Beth Puccinelli (não por sua culpa), não servia só para ir a festas. Aparecida trabalhava até 16 horas por dias para atender os mais necessitados. Criou, ao lado de suas assessoras, diversos programas sociais, sempre voltados para os mais necesitados.

Aos dois, o blog rende todas as homenagens, principalmente ao aniversariante do dia. Que o Deus Poderoso continue iluminando essa grande e qurida família.

Obs: Esqueci de dizer que nos últimos governos de Pedrossian ele tinha inimigos políticos, a exemplo dos três senadores (Fragelli, Canale e Rachid) que bloqueavam todas as verbas federais para Mato Grosso do Sul, ao contrario de hoje. Portanto só pode ser brincadeira querer comparar Pedrossian com Puccinelli. Isso só vale para quem não conhece a verdadeira historia de MS.





Nenhum comentário: