sábado, 16 de outubro de 2010

Artigo: O Livro - A/0867

O Livro não morrerá, Jamais!

Dois dos escritores mais significativos do mundo contemporâneo, Umberto Eco e Jean - Claude Carriére, foram intermediados pelo ensaísta e jornalista Jean – Philippe de Tonnac, na obra "Não contem com o fim do livro" – Rio de Janeiro – Record – 2010. O livro fala das obras atuais, raras e aliviando os angustiados com a possibilidade do fim dos livros, fruto dos avanços tecnológicos, nos últimos 30 anos. Na ótica dos escritores, a tecnologia tem um ótimo papel, principalmente na preservação de livros raros. Entretanto, não tem nada mais prazeroso que folhear um livro, sentir o seu cheiro.

Um livro pode manter suas informações por séculos, mas os escritores colocam em dúvida, e isso é a mais pura verdade. Os próprios escritores são bibliófilos - colecionadores de obras muito raras que podem chegar à custar 700 mil euros – não mostram ceticismo com a possibilidade da eliminação de obras, principalmente por questões ideológicas, bem discutida por ambos, tendo como ponto nevrálgico do debate, o Nazismo e a queima de livros.

Uma prática com fortes raízes medievalistas, que adentrou na Idade Moderna, mas existiram pequenos arquipélagos de segurança dessas obras raras, como mosteiros e as universidades de origem árabe, preservando a filosofia laica e peças de teatro, desde Eurípides, passando por Sófocles; Ibn Khaldoun por Omar Khayyan. Mesmo quando ocorreram destruição de bibliotecas, como a bem conhecida de Alexandria, no Egito.

Algumas obras, definidas “heréticas” foram escamoteadas pela cristandade ortodoxa, por terem uma linguagem estóica, algo sui generis, alimentando uma hermenêutica totalmente equivocada. Jean – Claude Carriere, faz um belo elogio ao amigo e também bibliófilo brasileiro José Mindlin, por ser não só um leitor e colecionador exemplar, mas por ser um verdadeiro arqueólogo do saber e de livros, que não se encontram em nenhuma biblioteca pública ou privada. Os escritores, citam o fato de não terem ainda em mãos livros de qualidade excepcional. Isso permitiu a minha reflexão, ao analisar que ainda não li “Ulisses” de James Joyce ou “A formação da cristandade”, mas enfim, o importante é que existem belíssimas obras e para os entusiastas do e – book. Digo – lhes que os livros não morrerão. Não contem com o fim do livro.


Novas editoras estão surgindo, a cada dia. O número de escritores cresce também em todo o mundo, com estilos novos, que chamam a atenção de leitores de todas as idades. O livro, ao longo da história, tem sido o testemunho vivo dos grandes feitos da Humanidade, honrando sobremaneira o nome do Criador e de sua magnífica Obra. As tecnologias são importantes, mas jamais irão superar o verdadeiro valor do livro, o nosso amigo inseparável.

Nenhum comentário: