domingo, 24 de outubro de 2010

As Sete Quedas

Sete Quedas - Guaíra

Quando terminou a Guerra do Paraguai em 1 de março de 1870, o sul mato-grossense se encontrava chacoalhado pela convulsão social. O Paraguai havia construído no local um trem Maria fumaça, Serviço de Navegação na Bacia do Rio Prata. Através de cabos de aço em cima de precipício e entre os precipícios corria a maior cachoeira do mundo, em volume de água.
Apesar do nome, eram constituídas por 19 cachoeiras principais, sendo agrupadas em sete quedas. Anos mais tarde, este trem foi desativado e exposto ao púbico para visitação. Guaira tornou-se a maior atração turística Natural do Mundo. Os estacionamentos de centenas de carros ficavam dentro da mata.

Em 29 de Outubro de 1979, o Governo Federal outorgou à Eletrosul, comforme decreto nº 84.126, a concessão para exploração do Aproveitamento hidráulico em trechos do Rio Paraná, situado entre a Foz do rio Paranapanema, nos estados de MS e SP, e o Salto De Guairá.
Em 17 de Janeiro de 1982, às 14h, ocorre a queda da ponte Presidente Roosevelt, morrendo 32 pessoas.


O relato de um ambientalista: "Eu estava acampado na Empresa CONSAG em Iguatemi, indo visitar minha Mãe, aproveitei o dia 17 de Janeiro de 1982, e às 13h30, estávamos eu e todos os visitantes, curtindo a natureza nas Sete Quedas , andando nas pontes prá e prá cá normalmente, como de costume." (Angelino Moreira)

A investigação sobre o rompimento do cabo apontou para uma dupla causa: primeiro, a falta de cuidado com a manutenção das pontes sob a presunção de que em breve as Sete Quedas seriam inundadas; e depois, o aumento descontrolado da visitação, pois todos queriam ver os saltos, antes de seu desaparecimento para a formação do lago de Itaipu.

De acordo com levantamentos altimétricos, a primeira ponte - a do Saltinho - ficava a 204 metros acima do nível do mar, o que significa que o lago formado pela represa de Itaipu, ao atingir sua cota, que é de 220 metros acima do nível do mar, deixou esta ponte sob 16 metros abaixo d'água.

Nenhum comentário: