segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mara Caseiro e os Votos de Mundo Novo

A quem Mara Caseiro deve os votos
que recebeu em Mundo Novo?


A ex-prefeita de Eldorado, Mara Caseiro, que recebeu 1526 votos em Mundo Novo, está perplexa sobre a votação que recebeu. Algumas lideranças locais abraçaram a sua candidatura na cidade, como vereadores, profissionais liberais e professores, mas de maneira equivocada, correu a informação que foi a Família Cruzeiro do Sul quem decidiu a vitória dela entre os mundonovenses.

Quem decide qualquer eleição, tanto aqui como noutras comunidades, é a somatória de apoios que o candidato recebe, e assim, não foi diferente com a deputada eleita, que reconhece o esforço de alguns segmentos do Município, desde o início de sua caminhada rumo ao Parlamento do Estado.

O que acontece, na verdade, é que o casal Solange e Euclides Medeiros (Cruzeiro do Sul), que gosta de política, sempre abraça candidaturas, deixando transparecer o apoio financeiro. Eles fazem questão de mostrar à comunidade a sua força eleitoral, liberando informações neste sentido. Foi assim na campanha majoritária em 2008, quando Toninho venceu o pleito. Corria boato de que o apoio dos empresários(sic) teria sido decisivo, fato que não foi confirmado após a vitória. Também agora, quando Mara Caseiro sagra-se vitoriosa, e com uma votação surpreendente em Mundo Novo, a mesma estória vem sendo contada.

Os agentes políticos Marcelo Ally, Chico City e Quexada ficaram, de certo modo, sem graça e constrangidos, pois o apoio deles não foi citado em nenhum momento pela assessoria da futura deputada. Certamente, sem a participação política dessas e de outras pessoas, Mara não alavancaria a campanha com toda essa vantagem em Mundo Novo.

É bom que fique claro que, em toda campanha eleitoral, o dinheiro é fundamental. É importante o investimento, mas sem o esforço de grupos organizados, ninguém vai a lugar algum. O apoio da Família Cruzeiro do Sul para Mara Caseiro foi interessante, mas quem decidiu mesmo no dia 3 de outubro, foi o trabalho dos “formiguinhas” na rua, pessoas de todos os níveis, que teriam se apaixonado pela simpatia da candidata.

Nenhum comentário: