segunda-feira, 18 de março de 2013

Personalidades - Livro A Grande Obra

ELLEN WHITE

Ellen G. Harmon nasceu em Gorham, Maine, dia 26 de novembro de 1827 na família de Roberto e Eunice Harmon. Ela, junto com sua irmã gêmea Elizabeth, eram as mais jovens de um grupo de oito irmãos. Logo no começo de sua adolescência, Ellen e a sua família aceitaram as interpretações bíblicas de um fazendeiro que se tornou pregador Batista: Guillerme Miller. Em dezembro de 1844, Deus dá a Ellen sua primeira de quase 2.000 visões e sonhos. Em agosto, 1846, casou-se com Tiago White, um ministro adventista de 25 anos com quem compartilhou a convicção de que Deus a tinha chamado para que fizesse a obra de uma profetisa. Ellen White foi uma escritora promissora. Começando em 1851, quando publicou seu primeiro livro, um volume de artigos. Também publicou livros sobre educação, saúde e outros temas de especial importância para a Igreja. Os livros de Ellen White continuam até o presente momento ajudando às pessoas a encontrar seu Salvador, a compartilhar esta bênção com outros, e a viver na esperança da promessa divina. Ellen White se converteu numa oradora pública muito popular, não só nos Estados Unidos, mas também na Europa e Austrália. Demandava-se sua presença não só em reuniões adventistas, senão em audiências não-adventistas, onde apreciavam muito seus temas sobre temperança. Em Battle Creek assistia a leilões, comprava móveis usados e os guardava; então se a casa de alguém se incendiava ou qualquer outra calamidade afetava uma família, estava preparada para ajudar. Antes que a igreja implementasse um plano de aposentadoria, se ela soubesse de algum ministro ancião que estava com problemas financeiros, enviava-lhe um pouco de dinheiro para ajudá-lo a enfrentar suas necessidades mais urgentes. Ellen White morreu no dia 16 de julho de 1915.

JOSEPH SMITH

Joseph Smith nasceu em Sharon, a 23 de Dezembro de 1805 e morreu em  Carthage no dia 27 de junho de 1844.  Foi um religioso, empreendedor e político norte-americano, fundador do Movimento dos Santos dos Últimos Dias - conhecido como Mormonismo - e uma importante figura pública do leste do país. Era conhecido por seus seguidores como profeta, vidente e revelador da parte de Deus.  Durante a maior parte da década de 1830, Joseph Smith viveu em Kirtland, Ohio, com grande parte de seus seguidores. Ele também enviou missionários mórmons para o Missouri, na tentativa de estabelecer uma "cidade de Sião", uma Nova Jerusalém bíblica. No entanto, os planos de Smith para criar a Cidade de Sião foram repetidamente frustrados. Ainda em Ohio, Smith iniciou a construção do Templo de Kirtland, que se tornaria o primeiro templo mórmon. Em 1839, Joseph Smith e seus seguidores se estabeleceram em Illinois, onde fundaram a cidade de Nauvoo, na parte oeste do estado.  Smith tornou-se o segundo prefeito de Nauvoo e, consequentemente, comandante da Legião de Nauvoo, uma milícia paramilitar da reserva do exército com papéis mistos de polícia e força armada, formada praticamente por membros do Movimento dos Santos dos Últimos Dias. Em 1844, Smith foi candidato a Presidente dos Estados Unidos, tentando, com isso, minimizar a perseguição aos membros de sua igreja, mas foi morto, juntamente com seu irmão, Hyrum, dias antes das eleições, quando uma multidão anti-mórmon invadiu a Cadeia de Carthage, onde ele se encontrava encarcerado.

CHARLES TAZE RUSSELL
Charles Taze Russell  nasceu em Allegheny a 16 de fevereiro de 1852  e morreu em Pampa no dia 31 de outubro de 1916). Estudante da Bíblia, juntamente com um grupo de estudiosos organizou uma associação chamada "Estudantes Internacionais da Bíblia" Desde 1931 é  chamadas de Testemunhas de Jeová. Em fevereiro de 1881, foi co-fundador da Sociedade Torre de Vigia de Sião e seu secretário-tesoureiro. Era então o presidente da Sociedade Torre de Vigia, William H. Conley. A 15 de Dezembro de 1884, obtêm personalidade jurídica, e Charles Russell torna-se seu presidente. Charles, era o segundo de cinco filhos, apenas duas sobreviveram até a idade adulta. A mãe de Charles faleceu a 25 de Janeiro de 1861, quando ele tinha apenas nove anos, mas, desde a tenra idade, Charles foi influenciado pelos seus pais que tinham fortes inclinações religiosas. Com onze anos, Charles passou a ser sócio comercial do pai, o próprio rapazinho escrevendo os artigos do acordo sob o qual operava a empresa deles. Com quinze anos, estava associado ao pai numa crescente rede de lojas de roupas masculinas. Em 1869, Charles Taze Russell assiste a uma reunião da Igreja Cristã do Advento, onde estava ensinando o Pastor Jonas Wendell. A fé de Russell na Bíblia é restabelecida e conclui que vivia próximo do "tempo do fim". Porém, ele não se tornou um seguidor do movimento "Segundo Adventismo" nesse tempo e nem em qualquer altura posterior. Quase imediatamente Russell, seu pai e mais outros, formam um pequeno grupo de estudo da Bíblia em Allegheny, Pensilvânia, que haveria de evoluir gradualmente até se tornar nesse novo movimento religioso.

LOUIS FRANCESCON
Louis Fracescon nasceu na Itália em 29 de março de 1866 e veio dez vezes ao Brasil, entre 1910 e 1948. Após cumprir a sua missão, faleceu na cidade de Oak Park, Illinois, U.S.A, no dia 7 de setembro de 1964. Segundo ele próprio, a Igreja no Brasil possuía 815 casas de oração em 1951, sendo 217 de sua propriedade. Até esta época, o número de membros era de 74.775 pessoas. A administração da Obra está em São Paulo, de onde surgem anualmente, por meio de convenções, os Ensinamentos para todo o País e outros lugares do mundo que professam a mesma fé. Louis Francescon tinha o hábito de escrever, anotando os principais episódios de sua vida ministerial, a exemplo de suas cartas de março de 1942 e de junho de 1952. Deu início nos Estados Unidos à Assembleia Cristã de Chicago e depois, com a esposa Rosina Balzano participou da Missão de Fé Apostólica, ao lado de William Durham, renomado pregador pentecostal, que atuava na W. North, 943. No ano de 1910, com Giacomo Lombardi, fundou a Assembleia Cristã Argentina. Vindo ao Brasil, Francescon fez o batismo em água das primeiras onze pessoas, em Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná. Em São Paulo, no Brás, a nova denominação passou a chamar-se Congregação Cristã no Brasil. Alguns estudiosos da Religião afirmam que Louis Francescon findou seus dias servindo a Deus numa denominação independente dos Estados Unidos por nome Christian Congregation Church.

GUNNAR VINGREN
Gunnar Adolf Vingren  nasceu em Östra Harg, Östergötland, 8 de agosto de 1879 e morreu também na Suécia no dia  29 de junho de 1933. Foi um missionário evangelista pentecostal sueco, tendo atuado no início do século XX na Amazônia e Nordeste brasileiro. De seu trabalho surgiram as Assembleia de Deus no Brasil. Imigrou aos Estados Unidos onde se formou em estudos pastorais pelo Seminário Teológico Sueco de Chicago. Ministrou algumas igrejas batistas escandinavas e decidiu seguir sua vocação missionária. Veio para o Brasil com Daniel Berg no final de 1910, estabelecendo-se em Belém do Pará. Estudou português e propagou a doutrina pentecostal de maneira intrépida, inicialmente entre batistas em Belém e depois entre ribeirinhos da amazônia e no nordeste brasileiro. Na década de 1920 mudou-se para o sul a fim de ampliar sua atividade missionária. Trabalhou na organização da nascente Assembleias de Deus, que antes era chamada de Missão de Fé Apostólica. Realizou uma grande Obra por meio de publicações, uma novidade na época. Criou a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, além de ter compilado o próprio hinário, a Harpa Cristã, utilizado até os dias atuais por inúmeras denominações cristãs. Em uma viagem à Suécia conheceu Frida Vingren, com quem se casou e teve seis filhos. Gunnar Vingren possuía uma saúdemuito  frágil,  e retornando à sua Terra Natal, entrou para a Eternidade, com a consciência do dever cumprido

ALZIRO ZARUR
Alziro Abrahão Elias David Zarur nasceu no Rio de Janeiro a 25 de dezembro de 1914 e faleceu na mesma cidade no dia 21 de outubro de 1979), tendo sido  jornalista, radialista, poeta e escritor, além de fundador e primeiro presidente da Legião da Boa Vontade. Filho de imigrantes árabes, foi aluno brilhante do Colégio Dom Pedro II e já nesse tempo demonstrava seu pendor para o jornalismo e para a liderança: depois de escrever em todos os órgãos do colégio, fundou o próprio jornal “O Atalaia” e foi chamado para dirigir o órgão oficial, Boletim do Colégio Pedro II. Tendo sido criado por sua avó no Catolicismo Romano e frequentado diversos círculos religiosos - templos protestantes, centros espíritas, sociedades positivistas, dentre outras - Zarur afastou-se dos círculos sociais durante 1 ano, entre 1948 e 1949, vivenciando um "exílio espiritual" para planejar, em pormenores, a Obra que viria a fundar. Em 1950,  com o objetivo de promover o diálogo interreligioso e contribuir para o desenvolvimento solidário por meio de ações nas áreas social, educacional, cultural e filosófica. Zarur iniciou a Cruzada de Religiões Irmanadas, em prol da união das crenças, na busca pela paz. Teve adesão de diversos padres, pastores, líderes espíritas e lideranças de outros segmentos doutrinários. Na Rádio Mundial, de 1956 à 1966, divulgou toda a Bíblia Sagrada, de meia em meia hora, durante as 24 horas do dia, fato único em todo o mundo. também fundou a Agência Paz Promoções, que passou a ser responsável pelos lançamentos literários da LBV. Em 1976, Alziro Zarur sagrou-se campeão mundial de permanência no ar, com a impressionante marca de 33 mil audições.

MASAHARU TANIGUCHI

O Japão em 1º de setembro de 1923 era ainda agrícola e mal entrara na fase de industrialização. Poucos minutos de abalos, 680 mil casas incendiadas, 90 mil mortos, 100 mil feridos e prejuízo de 345,1 bilhões de Ienes, dados do governo japonês. Entre os sobreviventes, um homem recém-chegado na capital escapou com apenas a roupa do corpo. Anos depois, através de publicações de seus ensinamentos, pessoas mudariam suas vidas, alcançariam curas, arranjariam emprego e solução para seus problemas. Era Masaharu Taniguchi, um jovem que teve infância pobre, foi criado pelo tio de maneira severa, tinha comportamento introspectivo e era dado à leitura de filosofia e religião. Naquele momento não conseguia compreender os propósitos de Deus ao sacrificar tantos inocentes. Maldizendo a sociedade, entregou-se ao desprezo, teve amantes, contraiu tuberculose, doenças venéreas e uma insônia perseguidora. De um cenário de tragédia, conflitos existenciais e revolta, pela meditação, Masaharu Taniguchi teria uma revelação e criaria uma das crenças mais otimistas do oriente: a Seicho-no-Iê. Seicho-no-Iê significa "Lar do Progredir Infinito".  Os seguidores se orientam pela principal Obra do Mestre, A verdade da Vida com 44 volumes, que tratam de problemas que ocorrem em função das atitudes mentais. Todos os dias, meditam uma síntese das "verdades", a Sutra sagrada ou Néctar da Verdade e o Shinsokan, oração meditativa para conexão com a Divindade.
 
FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Francisco de Paula Cândido Xavier], mais conhecido como Chico Xavier nasceu em Pedro Leopoldo a 2 de abril de 1910 e desencarnou em Uberaba no dia 30 de junho de 2002. Foi médium e um dos mais importantes divulgadores do espiritismo no Brasil. O seu nome de batismo Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos. Nascido no seio de uma família humilde, era filho de João Cândido Xavier, um vendedor de bilhetes de loteria, e de Maria João de Deus, uma dona de casa católica. Segundo biógrafos, a mediunidade de Chico teria se manifestado pela primeira vez aos quatro anos de idade, quando ele respondeu ao pai sobre ciências, durante conversa com uma senhora sobre gravidez. Ele dizia ver e ouvir os espíritos e conversava com eles. Chico Xavier deixou uma vasta Obra Literária composta de 412 livros, totalmente doada para instituições de caridade.

LOUIS CLAUDE De SAINT-MARTIN
Louis Claude de Saint-Martin nasceu em Amboise, França  no dia 18 de janeiro de 1743 e entrou em transição a  13 de Outubro de 1803. Foi um filósofo e místico francês, tendo sido discípulo de Martinez de Pasqually e Jacob Boehme. Advogado, deixou de lado a jurisprudência e ao lado de Jean Baptiste Willermoz, lançou a base do Martinismo. Influenciou diversos ocultistas franceses, especialmente Eliphas Levi, Stanislas de Guaita e Papus. Sua mãe faleceu pouco após seu nascimento, e Saint-Martin foi criado por seu pai e por sua madrasta, de quem sempre guardou profundo carinho. Antes de ingressar na faculdade, já tinha tomado conhecimento com obras ocultistas e filosóficas, sendo muito influenciado por Blaise Pascal. Após cursar Direito, estudou também destacados filósofos modernos, como Voltaire, Rousseau, Montesquieu.  Conhece Jean Baptiste Willermoz, que viria a ser seu amigo por muitos anos. Juntos, após a morte de Martinez de Pasqually em São Domingos, em 1774, iniciam de forma individual uma nova forma de misticismo cristão, sendo que Saint-Martin se influencia também pelos escritos de Jacob Boehme, de quem havia tomado conhecimento através de Rodolphe de Salzmann, em meados de 1788. Escreveu diversos livros, sob o pseudônimo de Filósofo Desconhecido e influenciou diversos nobres franceses e europeus, criando uma sociedade iniciática, conhecida como Sociedade dos Filósofos Desconhecidos.

H. SPENCER LEWIS
Harvey Spencer Lewis, S.·.I.·., 33°66°95°, Ph.D. nasceu em 25 de novembro de 1883 e fez a sua transição no dia 2 de agosto de 1939. Foi famoso Rosacruz, autor, ocultista, e místico. Codificou nos Estados Unidos a AMORC  - Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis ), tendo sido o seu primeiro Imperator, de 1915 à 1939. Seus pais dedicavam-se, na época à educação, de modo que ele recebeu boa instrução. Trabalhou como publicitário e ilustrador, e utilizou a experiência nessa área para mais tarde promover a AMORC no seu primórdio, através de impressos e livretos. Seus primeiros aprendizados foram relacionados pelos seu interesse em fenômenos paranormais. Convidado para viajar à Europa a convite de um ramo da ordem na França, logo se relacionou com os rosacruzes europeus e no final de sua viagem foi Iniciado na Ordem em Toulouse, por Emile Dantinne, também conhecido como Sar Hieronymus. Foi lhe dada a missão de levar o ideal rosacruz à América (um grupo havia primordialmente feito um assentamento na pensilvânia, no início do século XVII), além de promover a modernização dos seus ensinamentos. Lewis estabaleceu a AMORC, tornou-se seu primeiro Imperator e escreveu o que viria a ser o canôn dos ensinamentos místicos da Ordem, em forma de Monografias.  Lewis também fundou o Museu Egípcio Rosacruz, ainda popular atração em San Jose, Califórnia. Foi casado duas vezes. Sua segunda esposa foi Martha, com quem se casou em 1937. Juntamente com ela, Lewis viajou ao Egito durante a Grand Tour da AMORC para o Egito.

LAURO SODRÉ
Lauro Nina Sodré e Silva nasceu em Belém a 17 de outubro de 1858 e morreu no  no dia , 16 de junho de 1944. Foi militar, político e líder republicano brasileiro. Seus primeiros estudos foram no Colégio Estadual Paes de Carvalho  “Liceu Paraense”, seguindo depois a carreira de engenheiro militar, no curso da Escola da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, onde ingressou em janeiro de 1877 e teve como mestre o republicano e maçom Benjamim Constant, o que o levou — como a tantos outros jovens oficiais e cadetes — a abraçar a causa da República e a doutrina positivista de Comte. Foi aluno brilhante — conseguiu distinção máxima em todos os anos — e oficial republicano destemido. Quando da campanha republicana, apesar de vigiado pelos espiões da monarquia, sempre terminava os seus discursos, com invulgar desassombro, dizendo estas palavras: “quem fez este discurso foi o tenente Lauro Sodré”. Iniciado em 1 de agosto de 1888, na Loja Harmonia, de Belém, fundada em 1856, pelo famoso padre Eutíquio Ferreira da Rocha, tornou-se grão-mestre do Grande Oriente do Brasil em 1904, sendo reeleito em 1907, 1910, 1913 e 1916, não completando o último mandato, por ter sido eleito governador do Pará. Foi o fundador do Rito Brasileiro, na Maçonaria.

MAHATMA GANDHI
Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de Outubro de 1869 em Kathiawar, estado de Porbunder, na Índia.  Líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência de seu país, dizia: "Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio." A não-violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia.  Mahatma Gandhi, em 1883, com apenas treze anos, contraiu matrimônio com a Sra. Kasturbai Makanji, que também contava com treze anos de idade. Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia. Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus. Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial. Detido, declara-se culpado e é condenado a seis anos, mas sai da prisão em 1924. Gandhi viaja para Londres em 1930, para pedir que a Inglaterra conceda independência à Índia. Ao retornar à Índia, é recebido por milhares de pessoas, mas pela desobediência civil, os britânicos o mandam para a prisão. Em 1942 o governo inglês manda para Nova Delhi Sir Stafford Cripps, com a missão de negociar com Gandhi. As propostas são inaceitáveis para Gandhi, que deseja independência total. Desta vez é preso e condenado a dois anos de cadeia. Em 1947, é proclamada a independência da Índia. Gandhi morre em 30 de janeiro de 1948, aos 78 anos, assassinado por um hindu.

JK
Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em Diamantina a 12 de setembro de 1902 e morreu em Resende no dia 22 de agosto de 1976. Foi médico e político brasileiro. Conhecido como JK, foi prefeito de Belo Horizonte (1940-1945), governador de Minas Gerais (1951-1955), e presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Foi o primeiro presidente do Brasil a nascer no século XX e o primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto direto nascido após a Proclamação da República. Foi o último político mineiro eleito para a presidência da república pelo voto direto, antes de Dilma Rousseff. Casado com Sarah Kubitschek, com quem teve as filhas Márcia Kubitschek e Maria Estela Kubitschek, foi o responsável pela construção de uma nova capital federal, Brasília, executando, assim, um antigo projeto, já previsto em três constituições brasileiras, da mudança da capital federal do Brasil para promover o desenvolvimento do interior do Brasil e a integração do País. Durante todo o seu mandato como presidente da República, (1956-1961), o Brasil viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros. Segundo seu adversário José Sarney, Juscelino foi o melhor presidente que o Brasil já teve, por sua habilidade política, por suas realizações e pelo seu respeito às instituições democráticas. No ano de 2001, Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito o "Brasileiro do Século", numa publicação realizada pela revista Isto É.

ZILDA ARMS
Zilda Arns Neumann nasceu em Forquilhinha a 25 de agosto de 1934 e morreu em  Porto Príncipe no 12 de janeiro de 2010. Foi médica pediatra e sanitarista brasileira. Irmã de dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Compreendendo que a educação é a melhor forma de combater a maior parte das doenças de fácil prevenção e a marginalidade das crianças, desenvolveu uma metodologia própria de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre bíblico da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas. Dividia seu tempo entre os compromissos como coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e a participação como representante titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, e como membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país, quando no dia 12 de janeiro de 2010, pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto.  Zilda foi uma das vítimas da catástrofe.

JOÃO PAULO II
Karol Wojtyla  nasceu a 18 de maio de 1920 em Wadowice, sul da Polônia. Os pais de Karol o batizaram poucos dias após seu nascemento na Igreja de Santa Maria de Wadowice. Aos 9 anos de idade recebeu um duro golpe: o falecimento de sua mãe ao dar a luz a uma menina que morreu antes de nascer. Anos mais tarde faleceu seu irmão e em 1941 morreu seu pai. O futuro Pontífice mostrou uma grande inquietude pelo teatro e pelas artes literárias polonesas. A Segunda Guerra Mundial deu-lhe um novo horizonte, quando em companhia de outros jovens organizou uma Universidade clandestina, onde estudou filosofia, idiomas e literatura..Em 1 de novembro de 1946, com a idade de 26 anos, Karol foi ordenado sacerdote no Seminário Maior de Cracovia e celebrou sua primeira Missa na Cripta de São Leonardo, na Catedral de Wavel. No dia 23 de Setembro de 1958 foi consagrado Bispo Auxiliar do Administrador Apostólico de Cracovia. Em maio de 1967, aos 47 anos de idade, o Arcebispo Wojtyla foi instalado Cardeal pelo Papa Paulo VI.. Em 15 de outubro de 1978, em Conclave, o Cardeal Karol Wojtyla é eleito papa, rompendo com a tradição de mais de 400 anos de eleger Papas de origem italiana. Em 22 de outubro de 1978 foi investido como Sumo Pontífice, assumindo o nome de João Paulo II. Realizou contatos com todos os grupos religiosos, dentro e fora da fé católica, manteve estreitas ligações com organizações místico-filosóficas, inclusive prestando homenagem ao Dr. Ralph Spencer Lewis, Imperator da Ordem Rosacruz. Outra evidência do misticismo de João Paulo II é quando ele cita Copérnico, no contexto de "Fé e Razão". Após um ministério profícuo de 26 anos, e tendo percorrido o mundo inteiro, levando a mensagem de paz, João Paulo II morre no dia 2 de abril de 2005, aos 84 anos.

Nenhum comentário: