sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Tribuna Livre

SER PATRIOTA. Engrandecer a pátria com monumentos, obras faraónicas, rasgar estradas, que galgam distâncias, é de aplaudir; mas quem ama sua terra, deve, primeiro preocupar-se com o bem-estar dos que nela nasceram e nela trabalham. O engrandecimento, da terra, visto como progresso, não passa, quantas vezes, de pura vaidade, desejo de ser grande, de ser importante.
TRÁFICO HUMANO. A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual. De acordo como site da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano.

O LIXO. Se há uma coisa que incomoda profundamente é ver a quantidade de lixo que as pessoas jogam por aí. Há lixo em todos os lugares e dos mais variados tipos, descartados pelas mais diversas pessoas. Lixo nas ruas, nas calçadas, nas praças, nas salas de aula, nos rios, no mar e por todo canto onde circule o bicho homem.
A QUARESMA. “Quaresma” provém do latim “Quadragesima” e significa “quarenta dias”; é o período de preparação para a Páscoa do Senhor, cuja duração é de 40 dias. Inicia-se na Quarta-Feira de Cinzas e se estende agora até a Quinta Feira Santa. É um tempo de “penitência, jejum e oração”, que a Igreja chama de “remédios contra o pecado”, para a busca da conversão da pessoa. A Quaresma foi inspirada no período de tentação de Cristo no deserto, bem como os exemplos de Noé, em 40 dias na Arca, e Moisés, vagando por 40 anos no deserto do Sinai.

 

Nenhum comentário: