quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Tribuna Livre

HISTÓRIA DE MUNDO NOVO. Não é muito fácil, mas estamos reeditando a História do Município de Mundo Novo, abrangendo todas as esferas: político-administrativa, socioeconômica e aspectos gerais. É importante lembrar que as informações constantes no site da prefeitura municipal estão completamente truncadas, bem como a maior parte das informações históricas catalogadas pelo museu da cidade. Portanto, estamos imbuídos na tarefa de resgatar a verdadeira história e também atualizar informações no contexto dos 40 anos de Mundo Novo. Caso o leitor possua alguma foto antiga ou algum assunto importante sobre a nossa história, faça um contato pelo e-mail tribunadopovo@hotmail.com ou ligue para (67) 9227-8145.

CAMPANHA SEM MOTIVAÇÃO. Nunca se viu em toda a região, e até mesmo no Estado, uma campanha eleitoral tão desmotivada. O eleitor não se apaixonou por candidatos como normalmente ocorre. Ouve-se muito falar em voto nulo e branco, talvez pela falta de opção num universo tão grande de candidaturas postas. Dentre todos os cargos eletivos disputados, o menos interessante para quem vai votar é o de deputado federal, porque pouca gente sabe o que ele faz, além de emendas parlamentares que às vezes distribui para alguns municípios. Mesmo para deputado estadual, o cargo mais importante na atual conjuntura, o eleitor continua perplexo mas ainda concentra a sua atenção nos candidatos mais próximos.

OBSERVAÇÃO POLÍTICA. Existem dúvidas sobre os reais motivos de tanta indecisão neste momento. Deve-se, quem sabe,  menos a análise das propostas de governo dos candidatos, e mais pela pretensão do eleitor em valorizar o voto e tirar vantagem financeira imediata. Continua sendo a melhor definição do eleitor em sua postura nestas eleições. Em todas as classes sociais a abordagem eleitoral contém observações irônicas, sem defesas intransigentes ou entusiasmadas que se viam noutros tempos. Na educação, em torno de 20 professores disputam as eleições deste. Destaque para Elza Jorge e Jaime Teixeira, ex-dirigentes da Fetems, 25 mil filiados. São sérios concorrentes de Pedro Kemp no PT.

RECADO FINAL. O candidato que fez uma campanha bem feita, sem xingamentos e apresentando propostas ao eleitor, certamente vai colher os frutos no domingo, quando aquele que tem o poder de decidir pelo voto vai silenciosamente às urnas, para votar nos melhores nomes.

PENSAMENTO DO COLUNISTA. "Se as pessoas negociassem levando em conta a fraternidade acima de todas as coisas, as relações comerciais seriam muito mais produtivas." (Jairo de Lima Alves)


Nenhum comentário: