quinta-feira, 29 de abril de 2010

Conceito de Tecnologia

CONCEITO DE TECNOLOGIA PARA ALUNOS
DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR, EM FOCO

A definição de conceito, no Dicionário Aurélio (Ferreira, 1975) apresenta nove itens,tendo o primeiro a seguinte acepção: 1. Filosofia: "Representação dum objeto pelopensamento, por meio de suas características gerais." Nos demais itens do verbete,são apresentadas acepções relativas à: definição, idéia, concepção, opinião,avaliação e máxima ou provérbio. Assim, a primeira acepção, explicitamente, e asdemais, de forma implícita, trazem a idéia de generalização, de busca do que há degeneralizáveis e diferentes elementos, de modo a permitir identificações eagrupamentos sob o mesmo nome ou rótulo.

O presente artigo apresenta uma concepção de conceito, com uma abordagem sobre a formação de conceito segundo Lomônaco. Traz uma síntese das idéias de Piaget e Vygotsky sobre como ocorre a formação de conceito cientifico. Apresenta uma breve revisão histórica da evolução da tecnologia, o conceito de tecnologia e de tecnologia educacional. Com a criação das salas de tecnologias nas escolas estaduais, surgiu da necessidade de se verificar que conceito de tecnologia e tecnologia educacional os estudantes possuem. O objetivo geral da pesquisa é caracterizar os conceitos de tecnologia e tecnologia educacional os alunos do ensino médio e graduação possuem, tendo em vista analisar como os estudantes distinguem situações em que se utiliza a tecnologia educacional na escola. Foi realizada uma pesquisa com 10 estudantes, sendo 5 estudantes do 3° ano do Ensino Médio e 5 universitários de graduação em Pedagogia a Distância. Foram aplicadas cinco provas clínicas, com duração de quarenta e cinco minutos, com objetivos especificos para analisar que conceito cada aluno possui sobre tecnologia e tecnologia educacional. Os resultados mostram que, para os estudantes do ensino médio, os conceitos de tecnologia se restringem apenas ao computador, celular, notebook e televisão, ou seja, objetos modernos. Todos os alunos avaliados consideram como tecnologia educacional apenas os computadores como instrumento de apoio pedagógico, sendo utilizado para ensinar ou realizar pesquisa na internet. Muitos desconsideram os objetos que eram utilizados em tempos passados, como, por exemplo, rádio, vitrola, o martelo e a pedra, que são instrumentos tecnológicos de cada época. Também não conhecem o processo histórico dos avanços tecnológicos. Os estudantes de graduação em Pedagogia caracterizam tecnologia como algo moderno, inovador e que facilita a vida do homem. A maioria dos estudantes não associa o rádio, o livro, a caneta, o giz e quadro negro como tecnologia Educacional. (JÚNIAS BELMONT ALVES DOS REIS, MESTRANDA DA UCDB)

Nenhum comentário: