sábado, 26 de julho de 2008

O Drama da Iniciação - A/0036

O Drama da Iniciação

Em suma, a Iniciação é cheia de simbolismos e signicados especiais. É um fenômeno que mais parece sinônimo de crescimento e existência humanos. O termo iniciação vem da palavra latina initium, que significa começo, treinamento, ou o começo da preparação. Aquilo para que o iniciante treina, o que ele está para começar, e para que ele está sendo preparado.
Desde a aurora do conhecimento, a informação mais significativa e mais importante transmitida ao candidato durante a iniciação, é: Quem sou eu? De onde vim? Que estou fazendo aqui? Para onde vpou? Como posso transcender as limitações de ser humano para poder ser divino ( ou como Deus)?
Algumas vezes, na parte mais remota da história, esse simbolismo, como uma espiral, era considerada como uma montanha sagrada, que se dizia estender-se da terra até o centro do universo. Tinha a forma de uma pirâmide, cuja base circular era a superfície da terra e cujo pico era chamado de centro do universo, centro da terra ou umbigo da terra. Entende-se porque, se o círculo representa a terra, o ponto será seu centro. Assim, o centro do universo e o centro da terra tornam-se sinônimos. Essa montanha sagrada é um eixo cósmico, que liga o céu, a terra e o inferno, sendo sua base na verdade, situada abaixo da terra. Ao longo desse eixo, a consciência do homem pode ascender ao céu ou descer ao inferno. O pico da montanha era investido com o simbolismo do Templo, da Cidade Sagrada, da Terra Santa e do Jardim do Éden. Em nossa tradição, Jerusalém não foi coberta pelo dilúvio, porque estava situada no topo da montanha cósmica. Ao tomar parte de uma cerimônia de iniciação, o candidato se depara com alguns questionamentos, como ocorre numa dramatização durante uma peça teatral. Ele rebusca dentro de seu próprio ser algo que o enleva, não apenas intelectualmente, mas principalmente na questão emocional e espiritual. Em um antigo texto oriental, o seguinte tipo de instrução, que vale ressaltar aqui:
Antes de pode agir, você deve ser.
Antes de poder ser, você deve nascer.
Antes de poder nascer, você deve morrer.
Antes de poder morrer, você ser despertado.
Existem vários tipos de iniciação, que podem ser assim enumerados:
(1) Ritos da Puberdade, (2) Iniciações nas Sociedaddes Secretas, (3) Iniciações Heróicas ligadas a antigas sociedades millitares, (4) Vocações Especiais como o xamanismo e curandeiros, (5) Iniciações Místicas de Religiões mais Elevadas.

Nenhum comentário: